• Ayming/

Mais de 80% das empresas de todo o mundo têm orçamentos próprios para Inteligência Artificial

Report this content

Lisboa, 1 de outubro de 2024 - A Inteligência Artificial (IA) não é apenas o futuro, como já é o presente. 41% das empresas de todo o mundo já reestruturaram as suas equipas de Investigação & Desenvolvimento para acomodar uma utilização mais ampla da IA no processo de Inovação. No que toca ao investimento, mais de 80% das empresas já têm orçamentos específicos para IA. Estas são duas das principais conclusões da sexta edição do Barómetro Internacional da Inovação da Ayming 2025, revelando que o advento da IA já provocou uma grande mudança na forma como a Inovação está a ser realizada, a nível mundial.

6 a 20% dos orçamentos vão para a IA
A importância da IA mede-se pela existência de orçamentos próprios para IA, mas também pela sua dimensão. 47% das empresas atribuem entre 6 e 20% do seu orçamento de inovação à I&D em IA, enquanto quase um quarto (22%) está a atribuir mais de 20%. Apenas 17% atribuem menos de 6%.
A tecnologia e a inovação sempre estiveram indivisivelmente ligadas, mas a sobreposição entre as duas é agora tão grande que os termos se tornaram amplamente permutáveis - em grande parte, catalisados pelos modelos de IA que proporcionaram às empresas de todas as dimensões o acesso a uma nova forma de tecnologia.

IA tem impacto positivo nos processo e resultados
A publicação da Ayming, consultora de referência ao nível do financiamento da Inovação, conclui que mais de quatro em cada cinco empresas acreditam que a IA está a ter um impacto positivo na Inovação, tanto em termos de resultados como de processos. Embora o debate seja normalmente enquadrado em torno do futuro - mas ainda não realizado - potencial transformador da IA, esta investigação indica que as empresas já estão a extrair valor tangível no que diz respeito à Inovação.
Se, para mais de 30% dos inquiridos pela Ayming, a prioridade continua a ser uma adoção mais ampla de tecnologia, em segundo lugar na lista de prioridades, com 29%, já aparece a implementação de IA.

Mais de metade das empresas usa IA para analisar dados e apoiar a inovação
A IA não está a ser utilizada apenas para automatizar processos, o que liberta tempo crítico para os investigadores se concentrarem em atividades estratégicas de maior valor, mas, cada vez mais, as empresas estão a utilizar a tecnologia para gerar ideias e realizar análises mais amplas. De facto, 53% das empresas estão a utilizar a IA para analisar dados para apoiar a inovação, 43% estão a utilizá-la para prever novas tendências e 39% para gerar novas ideias, em comparação com apenas 26% que a utilizam para a automatização.
O estudo  sugere que as empresas estão a começar a reconhecer a IA como um catalisador para a colaboração e a criatividade, em vez de simplesmente como uma ferramenta de automatização.

17 países ouvidos pela Ayming
Em junho de 2024, a Ayming entrevistou 1.227 diretores de I&D e inovação, diretores financeiros, diretores executivos e diretores de tecnologia. Os inquiridos provinham dos seguintes 17 países: Bélgica, Canadá, China, Chéquia, França, Alemanha, Irlanda, Itália, Hungria, Países Baixos, Polónia, Portugal, Singapura, Eslováquia, Espanha, Reino Unido e Estados Unidos.  Os respondentes dividem-se, equitativamente, entre sete setores: automóvel, construção, finanças, indústria transformadora, finanças, farmacêutico e tecnologia, e refletem uma representação igual de grandes e pequenas empresas.

Para mais dados e informações, consultar aqui o relatório completo.

Sobre a Ayming
A Ayming é um Grupo de consultoria internacional que se foca na Inovação e na otimização da performance das empresas, com mais de 35 anos de experiência. Combinamos um conhecimento altamente especializado – em várias áreas – com uma experiência prática, de modo a permitir que os nossos clientes, bem como os seus funcionários, possam fazer mais e melhor. Temos, atualmente, mais de 1300 funcionários, espalhados por 15 países na Europa e América do Norte.
A Inovação é fundamental para as empresas se manterem competitivas, mas tanto o financiamento como os impostos, nesta área, são complexos e, muitas vezes, subexplorados, bem como a importância do envolvimento de toda a empresa.
Construímos confiança junto dos nossos clientes e um ambiente de apoio e de contínua melhoria. Através dos relacionamentos que desenvolvemos, temos conseguido alcançar resultados extraordinários. Falando apenas do financiamento da I&D, conseguimos gerar cerca de mil milhões de euros, por ano, para os nossos clientes. Como diz o nosso lema: Juntos vamos mais longe.

Tags: