28 projetos sociais recebem €1,1 milhões para apoiar pessoas com deficiência ou doença mental

• O Banco BPI e a Fundação ”la Caixa” apoiam projetos de respostas sociais dirigidas a pessoas com deficiência ou doença mental, bem como às suas famílias, com especial enfoque na autonomia, na empregabilidade e no bem-estar.

• Criado em 2010, o Prémio Capacitar já atribuiu cerca de 10,9 milhões de euros a 335 projetos, apoiando 52 mil pessoas com deficiência ou doença mental.

• Sob o lema “Ajudar quem ajuda”, os Prémios BPI Fundação ”la Caixa” são atribuídos há 15 anos com o fim de apoiar projetos de instituições do terceiro setor, que desenvolvem ações concretas junto da população mais vulnerável.

A 15ª edição do Prémio BPI Fundação ”la Caixa” Capacitar distinguiu hoje 28 projetos de instituições privadas sem fins lucrativos sediadas em 11 distritos de Portugal Continental e nas regiões autónomas dos Açores e da Madeira.

O Prémio Capacitar resulta de uma iniciativa conjunta do BPI e da Fundação ”la Caixa” que financiam com 1,1 milhões de euros os projetos hoje distinguidos. O objetivo é o de apoiar respostas sociais dirigidas a pessoas com deficiência, doença mental ou outras doenças, bem como às suas famílias, com especial atenção para iniciativas que promovam a autonomia, a empregabilidade e o bem-estar.

Entre os projetos premiados, que vão beneficiar 2.700 pessoas, incluem-se: negócios sociais como a venda de produtos alimentares ou o lançamento de uma cafetaria inclusiva; projetos de promoção de empregabilidade, quer pela capacitação, quer pela de aproximação a agentes empregadores; a criação de um centro de apoio psicossocial para doenças mentais; a prestação de serviços de apoio domiciliário integrado para pessoas com deficiência e cuidadores; a criação de casas de autonomia; a promoção de atividades desportivas, artísticas e de desenvolvimento pessoal, incluindo a vela adaptada e workshops de arte, culinária e horticultura.

A seleção das candidaturas vencedoras foi realizada através de uma avaliação criteriosa dos projetos e respetivas linhas de ação, beneficiando ainda do apoio de dezenas de avaliadores colaboradores ou reformados do BPI que, em regime de voluntariado, reúnem com todas as entidades que passam à segunda fase de avaliação. Com base neste trabalho de preparação, um júri selecionou as candidaturas com mais qualidade e relevância para a sociedade, definindo o valor do apoio financeiro a atribuir a cada um dos premiados.

Criado em 2010, o Prémio Capacitar atribuiu, em 15 edições, cerca de 10,9 milhões de euros a 335 projetos, apoiando 52.000 pessoas com deficiência ou incapacidade permanente e contribuindo para a construção de uma sociedade mais inclusiva.

Saiba mais sobre os 28 projetos sociais distinguidos em Prémio Capacitar | Banco BPI:

Lisboa: AbundantQuotidian Associação; ACAPO - Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal; Casa de Saúde do Telhal; Associação Cabra Cega; Associação Novamente; Comunidade Vida e Paz; EMDIIP - Equipa móvel de desenvolvimento infantil e intervenção precoce; RD-Portugal, União das Associações das Doenças Raras de Portugal; Fundação do Gil; Lisbon Institute of Global Mental Health;
Braga: APCB - Associação de Paralisia Cerebral de Braga; CERCI BRAGA - Cooperativa de Educação e Reabilitação para Cidadãos Mais Incluídos; MUSA - Associação Artística e de Intervenção Social.
Porto: Associação Recreativa Cultural e Social de Silveirinhos; Abrigo Seguro - Associação de Solidariedade Social; Compassio - Associação para a construção de comunidades compassivas
Faro: Teia D’impulsos – Associação Social Cultural e Desportiva; Amigos dos Pequeninos
Setúbal: APPDA Setúbal; ANPAR - Associação Nacional de Pais e Amigos Rett
R.A. Açores: Santa Casa da Misericórdia da Ribeira Grande
Bragança: Leque - Associação de Pais e Amigos de Pessoas com Necessidades Especiais
Évora: CERCIESTREMOZ - Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados, CRL
Leiria: CERCIPOM
R.A. Madeira: AFARAM - Associação de Familiares e Amigos do Doente Mental da Região Autónoma da Madeira.
Portalegre: Centro de Recuperação Infantil de Ponte de Sor
Vila Real: APPACDM de Valpaços.
Viseu: APPACDM Viseu - Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Viseu.

15 anos a “Ajudar quem ajuda”
São quatro os Prémios BPI Fundação ”la Caixa” 2024 – Capacitar, Solidário, Seniores e Infância – que este ano reforçam a sua dotação para 5 milhões de euros, a fim de apoiar financeiramente projetos de instituições privadas sem fins lucrativos que promovam a melhoria da qualidade de vida e a igualdade de oportunidades de pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Sob o lema “Ajudar quem ajuda”, os Prémios BPI Fundação ”la Caixa” são atribuídos há 15 anos com o objetivo de apoiar projetos de instituições privadas do terceiro setor, que desenvolvem ações concretas junto da população mais vulnerável. Desde 2010, foram concluídas 42 edições, que permitiram atribuir mais de 33M€ a 1.063 projetos que promovem a melhoria da qualidade de vida de mais de 216 mil pessoas.

Sobre a Fundação ”la Caixa”
A Fundação ”la Caixa” iniciou em 2018 a sua implantação em Portugal, consequência da entrada do BPI no grupo CaixaBank. Em 2024, destina 50 milhões de euros a programas para a transformação social, a investigação e a divulgação da ciência, a educação e a cultura e ao desenvolvimento sustentável.