A Fundação “la Caixa” investiu 26 milhões de euros em projetos de impacto social em Portugal em 2020

• Mais de 14 milhões de euros atribuídos a Programas Sociais no país
  • 1333 novos postos de trabalho promovidos pelo Programa Incorpora
  • 2 Milhões  de euros investidos em projetos de investigação na saúde
Lisboa, abril de 2021. Com a premissa de que “só será progresso se progredirmos todos”, a Fundação “la Caixa”, em colaboração com o BPI, apresenta a distribuição do orçamento em Portugal em 2020 e evidencia que o ano de pandemia apenas reforçou o compromisso da Fundação em construir uma sociedade melhor e mais justa.
Desde a sua origem, a Fundac¸a~o ”la Caixa” caracteriza-se pelo seu forte compromisso social e uma vocação de trabalho em prol do interesse geral, tanto através da atividade financeira das suas participadas como do desenvolvimento e apoio direto a atividades de carácter social, educativo, cultural e científico.
A Fundac¸a~o ”la Caixa” iniciou a sua implantação em Portugal em 2018, apo´s a entrada do BPI no Grupo CaixaBank, com o objetivo de levar os seus programas aos territórios onde o grupo desenvolve a sua atividade financeira e, deste modo, contribuir para o bem-estar de pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade.
Em 2020, a Fundação atribuiu um total de 26 milhões de euros em Portugal, sendo 57% em Programas Sociais, 14% em Cultura e Ciência, 14% em Educação e Bolsas e 15% em Investigação e Saúde.
Destaques |Programas Sociais
Programa Incorpora: Promove o acesso ao emprego de pessoas em situac¸a~o mais vulnera´vel, em colaborac¸a~o com entidades sociais.
Em 2020: 1333 postos de trabalho criados
58 Entidades sociais apoiadas (aumento de cerca de 35%)
508 Empresas colaboradoras

Humaniza: Apoio integral – psicossocial e espiritual -  a pessoas com doenças avançadas em fim da vida e seus familiares.
Em 2020: 10 Equipas de Apoio Psicossocial em 13 hospitais
3967 doentes atendidos
4985 familiares atendidos

Prémios BPI Fundação “la Caixa”: Apoio a entidades sociais através de 5 prémios (Infância, Solidário, Seniores, Capacitar e Rural) para promover iniciativas dirigidas a pessoas em situação de vulnerabilidade.
Em 2020: 3,75 Milhões de euros investidos
131 projetos apoiados

Resposta à Covid-19
  • Apoio a` campanha da Rede de Emerge^ncia Alimentar, que angariou 1,7 milho~es €. A Fundac¸a~o ”la Caixa” e o BPI doaram 500 mil €;
  • Doac¸a~o de 1000 computadores para uso escolar;
  • Doac¸a~o de 526 tablets com a TEAK Capital para facilitar a comunicac¸a~o entre doentes internados e os seus familiares.

Destaques |Cultura e Ciência
Creactivity: Atelier itinerante para despertar o engenho, a destreza e a criatividade das crianc¸as, no qual se aprende cie^ncia atrave´s dos elementos do quotidiano e do princi´pio de tentativa e erro.
Em 2020: 33 Cidades
11 484 visitantes

Exposições
Em 2020:
2 exposic¸o~es “Arte na Rua”  (Sebastião Salgado. Génesis e Terra de Sonhos. Cristina García Rodero)
415 400 visitantes
7 cidades

Parcerias com algumas das instituic¸o~es mais relevantes do pai´s:
·Fundac¸a~o de Serralves: Exposic¸o~es «Louise Bourgeois: Deslac¸ar um tormento»
e «Nalini Malani: Utopia!?»;
·Museu Nacional de Arte Antiga: Exposic¸a~o «Guerreiros e Ma´rtires».

Destaques |Investigação e Saúde
Concurso Investigação na Saúde: Promover a investigac¸a~o cienti´fica de excele^ncia atrave´s de concursos destinados a apoiar projetos de investigac¸a~o em biomedicina e sau´de em Espanha e Portugal.
Em 2020:  2 milho~es de euros
3 projetos coordenados por Centros de Investigac¸a~o portugueses
A Fundac¸a~o para a Cie^ncia e a Tecnologia contribuiu apoiou mais 3 projetos portugueses, com um total de 2,3 milho~es de euros.

CAIXAIMPULSE: Fomentar a transfere^ncia de conhecimento e tecnologia para a sociedade, bem como a criac¸a~o de novas empresas baseadas na investigac¸a~o.
Em 2020:
1,07 milho~es de euros, 5 projetos selecionados
Projetos em destaque:
· Produc¸a~o de um ventilador pulmonar desenvolvido no CEiiA – Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produtos, Matosinhos;
· Desenvolvimento de uma vacina translacional contra a COVID-19 pela Faculdade de Farma´cia da Universidade de Lisboa.

Sobre a Fundação ”la Caixa”
A Fundação ”la Caixa” iniciou em 2018 a sua implantação em Portugal, consequência da entrada do BPI no Grupo CaixaBank. Em 2020, destinou 26 milhões de euros a projetos sociais, de investigação, educativos e de divulgação cultural e científica. A Fundação mantém o seu compromisso de alcançar um investimento de até 50 milhões de euros anuais.

Área de Comunicação da Fundação ”la Caixa”
Neus Contreras: 0034 619 74 38 29/ ncontreras@fundacionlacaixa.org
Eliná Enrique 910 775 630 / elina.enrique@adagietto.pt