“Ajude uma criança a sorrir”: Projeto solidário do BPI vai dar presentes de Natal a crianças de todo o país

• Colaboradores e Clientes do BPI vão oferecer presentes de Natal a crianças apoiadas por cerca de 250 instituições de solidariedade social.
  • Em 11 anos, a iniciativa já permitiu distribuir cerca de 155 mil presentes.

O BPI lança hoje a 11ª edição do projeto solidário “Ajude uma criança a sorrir”.  A iniciativa pretende mobilizar Colaboradores e Clientes BPI para oferecer presentes de Natal a milhares de crianças apoiadas por instituições sociais que lutam contra a pobreza infantil. Em 11 anos, foram distribuídos cerca de 155 mil presentes em todo o país.

A participação pode ser feita através dos canais digitais e mobile - BPI Net e BPI App – ou dos Balcões do BPI em todos os distritos e nas regiões autónomas. As Árvores de Natal dos Espaços Comerciais do Banco vão estar decoradas com cartões que representam um presente para uma criança carenciada apoiada por uma instituição social, selecionada em cada região. Para ajudar, basta pedir um cartão no Espaço Comercial BPI, comprar o presente aí inscrito e entregá-lo, devidamente embrulhado, no mesmo local.

A rede comercial do BPI vai coordenar a distribuição dos presentes de Natal em parceria com cerca de 250 instituições de solidariedade social, que integram a Iniciativa Social Descentralizada, um projeto do BPI que conta com uma dotação anual de 1,4 milhões de euros para apoiar respostas sociais de âmbito local.

Promover a inclusão social na infância
As crianças continuam a ser o grupo da população mais vulnerável à pobreza e exclusão social.  Isso mesmo retrata o estudo “Portugal, Balanço Social 2022” realizado por investigadores da Nova SBE, no âmbito de uma parceria com a Fundação “la Caixa” e BPI, que mostra que em 2020, 20,4% das crianças eram pobres (cerca de 345 mil crianças), a faixa etária mais afetada.

O BPI, no âmbito da sua atuação de Responsabilidade Social, desenvolve programas conjuntos com a Fundação ”la Caixa” - como o Prémio Infância e o Programa Proinfância - que procuram romper o círculo de pobreza que se transmite de pais para filhos, assim como promover novas formas de apoio focadas no desenvolvimento social e educativo.

Além dos apoios económicos, o Banco incentiva o voluntariado dos seus Colaboradores, tendo criado o Programa BPI Voluntariado que oferece centenas de oportunidades de voluntariado, nomeadamente no apoio à educação, incluindo explicações a crianças em situação de risco, em parceria com a EPIS (Empresários pela Inclusão Social); entre outras.