Associação Em Diálogo constrói ERPI no Vale do Cávado com apoio de Empréstimo Social do BPI

• Futura ERPI - Estrutura Residencial para Pessoas Idosas da Em Diálogo, em Geraz do Minho, terá capacidade para 80 utentes e inclui um Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário.

• O BPI estruturou a operação de financiamento através de um Empréstimo Social de 2,3 milhões de euros, com maturidade em 2039.

O BPI assessorou a Em Diálogo – Associação para o Desenvolvimento Social da Póvoa de Lanhoso, uma Instituição Particular de Segurança Social sem fins lucrativos, na estruturação de uma operação de financiamento sustentável de 2,3 milhões de euros, com maturidade em 2039.

A operação, sob a forma de um Empréstimo Social (“Social Loan”), destina-se a apoiar o investimento na criação de uma ERPI - Estrutura Residencial para Pessoas Idosas em Geraz do Minho, concelho da Póvoa de Lanhoso. A nova estrutura terá capacidade para 80 pessoas e irá dispor, também, das valências de Centro de Dia e de Serviço de Apoio Domiciliário, com capacidade para 30 e para 40 utentes, respetivamente.

A “Em Diálogo” tem como missão a promoção e o desenvolvimento integral da população do concelho da Póvoa de Lanhoso, através da dinamização de um conjunto de respostas sociais e de serviços multidisciplinares para todos os cidadãos, com especial enfoque nos grupos mais vulneráveis. O novo projeto da ERPI, Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário tem como objetivo oferecer um serviço à população sénior, promovendo uma perspetiva de envelhecimento ativo, saudável, privilegiando a autonomia e a sua individualidade.

O BPI, enquanto assessor desta operação, reforça o seu papel de financiador de referência das instituições portuguesas, através da adoção de soluções inovadoras e assentes em princípios de sustentabilidade. A operação hoje anunciada é o primeiro Empréstimo Social concedido pelo BPI a uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) e abre caminho à adesão de outras IPSS a estas modalidades de financiamento sustentável.