BPI conquista prémio internacional de excelência em Banca Sustentável

• BPI vence categoria “2024 Excellence in Sustainable Banking Initiative (Portugal)” dos prémios da Capital Finance International (Cfi.co).

• Painel de jurados valorizou o apoio do BPI à transição verde das PME, ao voluntariado corporativo e à promoção da diversidade e igualdade de género.

O BPI é o vencedor da categoria “2024 Excellence in Sustainable Banking Initiative (Portugal)” dos prémios da Capital Finance International (Cfi.co). A revista britânica destaca a proatividade do Banco na área da responsabilidade social e ambiental “para moldar uma sociedade mais inclusiva e solidária” e “promover mudanças comportamentais no sentido da sustentabilidade”.

A justificar a distinção, o painel de jurados assinala que o compromisso do Banco com a sustentabilidade “está profundamente enraizado no seu ADN operacional”, e faz parte de uma “estratégia mais abrangente para impulsionar uma transformação social significativa”.

A Cfi.co valoriza o apoio do BPI à transição verde de pequenas e médias empresas (PME), com iniciativas “onde convergem a educação para a sustentabilidade, a colaboração e o investimento”. “Ao participar ativamente em iniciativas ambientais e estar na linha da frente da mudança em todo o setor, o BPI estabelece um padrão para outras instituições financeiras”, acrescenta.

Outro aspeto destacado é a participação ativa dos colaboradores do BPI na plataforma interna de voluntariado corporativo. “Com 308 iniciativas, em 2023, os colaboradores do banco desempenharam um papel fundamental em benefício de mais de 35.000 pessoas”, refere a publicação.

Além disso, a revista britânica sublinha que o BPI dá um “exemplo louvável em matéria de igualdade de género”, com 44% dos cargos direção ocupados por mulheres, “o que demonstra a sua dedicação à promoção da diversidade e da inclusão”.

Este prémio é da exclusiva responsabilidade da entidade que o atribuiu.

BPI