BPI e Expresso reúnem empresas do Alentejo para acelerar o futuro da Agricultura Sustentável

4ª etapa da iniciativa “Acelerador de Sustentabilidade”, promovida pelo BPI e o Expresso, apresenta estratégias e soluções de financiamento para apoiar o desenvolvimento de uma nova cultura de sustentabilidade.

O BPI e o Expresso reúnem hoje cerca 50 gestores e empresários do Alentejo, no Hotel M'Ar de Ar Muralhas, em Évora, para abordar estratégias e soluções de financiamento no âmbito da Agricultura Sustentável, em mais uma etapa da iniciativa “Acelerador de Sustentabilidade”. Trata-se de um projeto dirigido a empresas com o objetivo de apoiar o desenvolvimento de uma nova cultura de sustentabilidade e alavancar a utilização dos fundos disponíveis para a transição sustentável.

A abertura estará a cargo de Pedro Barreto, Administrador Executivo do BPI, que vai analisar o atual contexto macroeconómico, as oportunidades e desafios da transição sustentável e apresentar as principais metas do Plano Diretor de Sustentabilidade 2022-2024 do BPI. O BPI pretende atingir a meta de 4 mil milhões de euros em volume de negócios sustentável até 2024. Deste total, o BPI pretende mobilizar 2 mil milhões de euros em financiamento sustentável, através do impulso de novos produtos ESG, assessoria e formação, para apoiar as empresas na transição. No domínio do investimento ESG, o Banco prevê gerar um volume de negócios de 2 mil milhões de euros em fundos e seguros desenhados de acordo com critérios de sustentabilidade. No âmbito do compromisso social, o BPI prevê o apoio a mais de 200 mil pessoas e 120 milhões de euros de investimento BPI | Fundação “la Caixa” para o triénio 2022-2024.

Sobre o Acelerador de Sustentabilidade

Impulsionado pelo BPI e o Expresso, o “Acelerador de Sustentabilidade” conta com o apoio técnico da EY, Nova Business School e Beta-i, como parceiros nas sessões com as empresas.

Serão seis eventos de aceleração, sobre seis temas, ao longo de seis meses e em seis cidades diferentes, onde serão apresentados exemplos práticos, estratégias e metodologias para avançar com o processo de transição sustentável. Além disso, os Clientes BPI terão oportunidade de aceder a uma academia com conteúdos formativos, no âmbito das várias temáticas abordadas.

Com o tema da sustentabilidade – nas dimensões ambiental, social e de governação - na agenda das empresas, este projeto vai correr o país para debater temas como a descarbonização, energias renováveis e economia circular, olhando também para setores como o turismo, imobiliário e agricultura.

A primeira sessão com o tema “Acelerar: Descarbonização” decorreu no dia 8 de julho, no Porto, e contou com a presença de 40 das principais empresas da região. Em setembro, Aveiro foi palco da segunda sessão, que contou com 50 gestores e empresários, dedicada às estratégias e soluções de financiamento no âmbito das Energias Renováveis. Já em outubro, na Madeira, empresas analisaram os desafios do Turismo Sustentável.

BPI apoia empresas do setor da Agricultura
O dinamismo e a resiliência da agricultura portuguesa são o reflexo da aposta na promoção da inovação e competitividade, que permitem que o setor se afirme com uma presença forte e crescente em Portugal e no estrangeiro.

O BPI afirma-se como um parceiro para as empresas do setor da agricultura. É banco oficial da Ovibeja (desde 2012), da Feira Nacional de Agricultura (desde 2014) e patrocinador da Agroglobal e do Colóquio do Milho, feiras agrícolas realizadas em Portugal, reforçando assim a proximidade com os profissionais do setor. Organiza também o Prémio Nacional de Agricultura, já na sua 10ª edição, para distinguir os casos de sucesso nacionais da Agricultura, Agroindústria, Florestas e Pecuária.

É líder no financiamento de curto prazo ao setor agrícola, com uma quota de 65% no n.º total de adiantamentos de subsídios à exploração concedidos pelo IFAP e validados pela CAP (campanha de 2022, dados até 12 de outubro) e também 65% no crédito de campanha com apoio do IFAP às unidades produtivas dos setores da agricultura, silvicultura e pecuária (1º semestre de 2022).

BPI. Banco para a Agricultura.