BPI e Fundação ”la Caixa” financiam 38 projetos para apoiar o envelhecimento ativo e saudável

11ª edição do Prémio BPI Fundação ”la Caixa” Seniores

A 11ª edição do Prémio BPI Fundação ”la Caixa” Seniores atribuiu 1.334.00€ a 38 projetos que visam promover a autonomia pessoal e o bem-estar das pessoas mais velhas. O Prémio Seniores é uma iniciativa conjunta do BPI e da Fundação ”la Caixa” e apoia o trabalho das entidades do terceiro sector, através do financiamento de projetos que atuam na prevenção de situações de fragilidade e de isolamento dos mais velhos, minimizando situações de institucionalização.

Os projetos hoje distinguidos vão oferecer respostas sociais nas seguintes áreas prioritárias: promoção da autonomia pessoal e prevenção da fragilidade; intervenção em situações de solidão não desejada e isolamento social e digital; apoio sociossanitário e psicossocial às pessoas em situação de doença, fim de vida ou cuidados paliativos.

As candidaturas vencedoras receberam em média mais de 34 mil euros e vão apoiar mais de 4.000 seniores em situação de vulnerabilidade. A iniciativa recebeu 196 candidaturas.

A seleção das candidaturas vencedoras foi realizada através de uma avaliação técnica e objetiva dos projetos e das linhas prioritárias estabelecidas. As candidaturas mais pontuadas foram submetidas a exame complementar por um grupo de mais de 2 dezenas de avaliadores colaboradores e reformados do BPI que, em regime de voluntariado, reuniram com todas as entidades que passaram à 2ª fase de avaliação. Esta prática inovadora enriquece os processos de avaliação e de humanização do Banco. Por fim, a seleção dos projetos vencedores foi realizada por um júri, presidido pelo sociólogo Professor António Barreto.

Criado em 2013, o Prémio Seniores atribuiu, em 11 edições, mais de 8,9 M.€ a 326 projetos, beneficiando mais de 72.000 seniores em situação de vulnerabilidade.

Projetos distinguidos pelo Prémio BPI Fundação ”la Caixa” Seniores 2023

Foram distinguidos os projetos das seguintes 38 instituições:
AD ELO - Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego | ADI - Associação de Solidariedade Social de Duas Igrejas | APSCDFA - Associação de Promoção Social Cultural e Desportiva de Fornos de Algodres | Associação Beira Aguieira de Apoio ao Deficiente Visual | ASSOCIAÇÃO CAUSA - UNIDOS POR UMA CASA | Associação Cristã da Mocidade de Setúbal | Associação Mais Proximidade, Melhor Vida | Associação Portuguesa de Familiares e Amigos de Doentes de Alzheimer | Associação Tecnológica e Recreativa - Intensify World | ATLAS - Associação de Cooperação para o Desenvolvimento | CACFF - Centro Assistencial Cultural e Formativo do Fundão | Cáritas Diocesana de Lisboa | Casa do Povo de Santo António | CASTIIS |Centro Social do Divino Espírito Santo | Centro Social Dr. Crispim Teixeira Borges de Castro | Centro Social Paroquial de Areosa | Centro Social Paroquial de Requião | Centro Social Paroquial de Torres Vedras | Centro Social Paroquial dos Pousos | Cerciespinho- Cooperativa de Educação e Reabilitação do Cidadão Inadaptado, C.R.L | Clube Gaivotas da Torre - Associação Juvenil | Coop. de Solidariedade Social "Os Amigos de Sempre" CRL | DCTR - ASSOCIAÇÃO CULTURAL | Fundação Betânia - Centro Apostólico de Acolhimento e Formação | Fundação de Edite Costa Matos, Mão Amiga | Gondomar Social - Associação de Intervenção Comunitária | Grupo de Acção de Solidariedade Social de Antas | Matiz- Associação para a Promoção da Saúde Mental | Núcleo Desportivo e Social | Pista Mágica – Associação | SANTA CASA DA MISERICORDIA DE ALMADA | Santa Casa da Misericórdia de Arganil | Santa Casa da Misericórdia de Bragança | Santa Casa da Misericórdia de Oeiras | Santa Casa da Misericórdia Vila Velha de Ródão | SEAWOMAN - Associação para a Promoção da Mulher através do Desporto e Atividades Náuticas | Surf Clube de Viana.

Prémios BPI Fundação ”la Caixa” 2023 – Ajudar quem ajuda

Sob o lema “Ajudar quem ajuda”, os Prémios BPI Fundação ”la Caixa” são atribuídos anualmente com o fim de apoiar projetos de instituições privadas sem fins lucrativos. Os Prémios – Capacitar, Solidário, Seniores e Infância - inserem-se na política de responsabilidade social do BPI e são financiados pela Fundação ”la Caixa”. Em 2023, os quatro prémios têm uma dotação total de 4,6 milhões de euros.
Desde 2010, os Prémios entregaram cerca de 31 M.€ para a implementação de 996 projetos de inclusão social. Os projetos apoiados já ajudaram mais de 204 mil pessoas.

Sobre a Fundação ”la Caixa”

A Fundação ”la Caixa” iniciou em 2018 a sua implantação em Portugal, consequência da entrada do BPI no grupo CaixaBank. Em 2023, destina 50 milhões de euros a projetos sociais, de investigação, educativos e de divulgação cultural e científica.