BPI isenta IPSS de comissões de manutenção de todas as contas

• Medida integra programa de promoção de finanças inclusivas do BPI, que prevê o desenvolvimento de produtos com impacto social.

O BPI anuncia que, no âmbito do seu programa de promoção de finanças inclusivas, as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) estão isentas do pagamento de comissões de manutenção de todas as contas de depósito, incluindo as contas multiproduto.
Em particular, as contas multiproduto disponibilizam os principais serviços de que as IPSS necessitam para a gestão diária da sua atividade de apoio social, incluindo transferências gratuitas (não imediatas) através dos canais digitais do BPI, cartões de débito e de crédito, entre outras operações.
Esta isenção é atribuída a todas as entidades com CAE das classes 87 e 88 – atividades de apoio social com ou sem alojamento, respetivamente, incluindo creches, lares, centros de dia, unidades de reinserção social, entre outras respostas sociais. Trata-se de mais uma medida que o BPI implementa em prol da inclusão social e financeira.

Referência na Banca Responsável
A Responsabilidade Social, incluindo o apoio às IPSS, constitui desde sempre um eixo fundamental da identidade do BPI e do Grupo CaixaBank e tem vindo a ser reforçada em Portugal em articulação com a Fundação ”la Caixa”. Em 2010, o BPI lançou os seus Prémios de solidariedade, que financiam e apoiam respostas sociais de entidades do terceiro setor que promovam a melhoria da qualidade de vida e a igualdade de oportunidades de pessoas em situação de vulnerabilidade social.
As 33 edições já realizadas dos prémios BPI Fundação ”la Caixa” atribuíram cerca de 23 milhões de euros a 781 projetos, que contribuíram para melhorar a qualidade de vida de mais de 175 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social. A edição de 2022 dos Prémios BPI Fundação ”la Caixa”, que este ano contam com um reforço de 600 mil euros, dispõe de uma dotação global de 4,6 milhões de euros.
Em 2021, os Prémios BPI Fundação ”la Caixa” foram reconhecidos pela APEE - Associação Portuguesa de Ética Empresarial e receberam o Prémio Nacional de Sustentabilidade, pelo seu impacto positivo na comunidade e na promoção da igualdade e da diversidade.
O BPI e a Fundação “la Caixa” desenvolveram também a Iniciativa Social Descentralizada (ISD), que em 2021 apoiou 188 projetos sociais de âmbito local que vão beneficiar mais de 42.000 pessoas em situação vulnerável. O programa destina-se a apoiar projetos de instituições privadas ou públicas sem fins lucrativos, que sejam Clientes BPI, através das Redes Comerciais do Banco – Particulares, Empresas e Institucionais. A ISD 2022 tem uma dotação de 1,4 milhões de euros.