BPI junta 2.300 voluntários em semana solidária

• Colaboradores, Familiares, Clientes e Parceiros do Banco estão a participar em perto de 200 ações de impacto positivo em todos os distritos, Açores e Madeira.

O BPI está a realizar a 3ª edição da Semana do Voluntariado BPI que junta mais de 2.300 antigos e atuais Colaboradores, Familiares, Clientes e Parceiros do Banco. Até 23 de outubro, os voluntários vão participar em perto de 200 iniciativas com impacto positivo na sociedade e no ambiente, abrangendo todos os distritos, Açores e Madeira.

A iniciativa arrancou com uma recolha de sangue nos edifícios centrais de Lisboa e do Porto, com a participação de mais de 100 dadores. Entre outras atividades, os voluntários BPI vão também estar envolvidos em ações de convívio com os utentes do Lar de Santa Teresa, em Viana do Castelo, da Associação Educar, Reabilitar, Incluir Diferenças (ERID), de Castelo Branco, e da APPACDM de Melgaço.

Nos Açores, os voluntários BPI vão apoiar a Cáritas em diversas tarefas, incluindo a entrega de mobiliário a pessoas em situação vulnerável, e participar numa ação de reflorestação da Ribeira de Porto Judeu, em conjunto com a Associação Ambiental – Azulinvade.

Na área do apoio alimentar, dezenas de voluntários vão juntar-se à Serve The City para servir o jantar a pessoas em situação de vulnerabilidade, dar apoio nos armazéns do Banco Alimentar contra a Fome e em diversas instalações da Refood em todo o país. Além disso, em Ovar, vão participar na recolha de alimentos para o projeto “Mãos Solidárias”, uma iniciativa do Centro Social e Paroquial de São Cristóvão.

Os voluntários vão pintar instalações da Associação Social e Cultural Paradense (Caldas da Rainha) e da Casa de Santa Isabel (Faro), e fazer os arranjos dos espaços exteriores da Associação de Solidariedade Social da Freguesia de Abraveses, em Viseu. Na área ambiental, os voluntários vão estar envolvidos em ações de limpeza de praias e do fundo do mar, em locais como Algés e Sesimbra, entre outros.

Programa BPI Voluntariado com projetos disponíveis 365 dias por ano

Lançado em 2021, o BPI Voluntariado é um programa que desafia, ao longo do ano, os Colaboradores do Banco e das empresas do grupo em Portugal, bem como antigos Colaboradores, a serem, também eles, protagonistas da política de Banca Socialmente Responsável do BPI, concretizada com o apoio da Fundação ”la Caixa”.

A plataforma de voluntariado corporativo proporciona a possibilidade de encontrar projetos solidários – disponibilizados por centenas de instituições sociais, muitas delas apoiadas pelo Banco (através da Iniciativa Social Descentralizada, dos Prémios BPI Fundação “la Caixa”, etc.) - nos quais os Colaboradores do BPI possam contribuir voluntariamente com as suas competências pessoais e profissionais.

O projeto conta com duas parcerias estruturantes: a Entrajuda na disponibilização de uma plataforma de match entre as necessidades de voluntariado de instituições e a vontade e competências dos colaboradores do BPI; e a Junior Achievement Portugal, no desenvolvimento de ações de literacia financeira e empreendedorismo junto das escolas e universidades do país.

A plataforma oferece ao longo do ano centenas de oportunidades de voluntariado em diversas áreas de atuação: literacia financeira e empreendedorismo; apoio à educação, sobretudo ao nível de explicações a crianças em situação de risco, em parceria com a EPIS (Empresários pela Inclusão Social); acompanhamento a seniores; apoio à comunidade; capacitação de instituições; entre outras.

O BPI é uma das organizações aderentes ao UN Global Compact (UNGC), com o compromisso de se envolver em projetos colaborativos que promovam os objetivos mais amplos de desenvolvimento das Nações Unidas, em particular os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). As iniciativas do BPI Voluntariado permitem contribuir para quatro desses objetivos: erradicar a pobreza, promover uma educação de qualidade, reduzir as desigualdades e dinamizar parcerias para a implementação dos ODS.