BPI promove “Acelerador de Sustentabilidade” em Cascais

• Meia centena de gestores e empresários vão participar numa sessão de capacitação sobre a Mobilidade Sustentável.
  • Nos próximos anos, o setor da mobilidade e transportes em Portugal terá de efetuar investimentos significativos para reduzir a emissão de gases com efeito de estufa (GEE).
  • Impulsionado pelo BPI e o Expresso, o “Acelerador de Sustentabilidade”, na sua 3ª edição anual, conta com o apoio técnico da EY.
O BPI e o Expresso reúnem amanhã cerca de meia centena de gestores e empresários, para abordar o tema da Mobilidade Sustentável. Trata-se da sessão de abertura da 3ª edição do Acelerador de Sustentabilidade, uma iniciativa focada na capacitação de empresas e orientada para a transformação, que decorrerá em Cascais, no Hotel Oitavos, a partir das 11h30. A abertura estará a cargo de Francisco Matos, Administrador Executivo do BPI, que vai analisar as oportunidades e desafios da Mobilidade Sustentável.

Os transportes representam 25% das emissões de gases com efeitos de estufa (GEE) e, ao contrário de outros sectores, têm vindo a aumentar a sua pegada ambiental. O setor da mobilidade e transportes em Portugal terá de reduzir a emissão de GEE em cerca de 40% até 2030 e 90% até 2050. Estas metas vão exigir investimentos significativos para que o transporte de passageiros e de mercadorias se torne mais eficiente e menos dependente dos combustíveis fósseis.

O tema será trabalhado num workshop com as empresas presentes, que terão a oportunidade de partilhar conhecimentos e experiências, contando com o apoio de representantes do BPI, Expresso e da consultora de gestão EY, parceiros do projeto,

A 3ª edição do Acelerador de Sustentabilidade contará com seis eventos, sobre seis temas e em seis cidades diferentes, onde serão apresentados exemplos práticos, estratégias e metodologias para avançar com o processo de transição sustentável.

Além disso, todas as empresas têm a oportunidade de aceder a uma academia com conteúdos formativos que, além da Mobilidade Sustentável, vão também abordar temas como Turismo Regenerativo, Economia Azul, Cidades Inteligentes, Moda Sustentável e Desafio da Água na Agricultura.

Como parceiro das Empresas no acesso aos apoios públicos, o BPI disponibiliza o Portal BPI Apoios Públicos, uma plataforma digital gratuita para todo o mercado, sem necessidade de adesão ou de abertura de conta, que permite às empresas identificar oportunidades de candidatura a programas como o PRR, PT2030, PEPAC, Fundo Inovação e Horizonte Europa, incluindo benefícios fiscais, e subscrever alertas personalizados para os tipos de incentivos mais adequados às necessidades de investimento de cada empresa, maximizando o foco dos resultados.

Para cada tema abordado no Acelerador, o BPI apresenta as linhas de financiamento mais adequadas para suportar as empresas no seu processo de transição, bem como os investimentos exigidos para o cumprimento das metas ESG.

Além da promoção de eventos para capacitação das empresas, do Portal BPI Apoios Públicos e das linhas de crédito que disponibiliza, o BPI dispõe ainda de equipas altamente qualificadas e especializadas, para apoiar as empresas na negociação e contratação de financiamentos estruturados de médio e longo prazo e promove consultoria personalizada a Clientes.