BPI promove “Acelerador de Sustentabilidade” nos Açores, 23/06 9h00, Terra Nostra Garden Hotel

Informação à Imprensa – 22 de junho 2023

BPI promove “Acelerador de Sustentabilidade” nos Açores

• João Pedro Oliveira e Costa, Presidente Executivo do BPI, abre o evento com uma análise sobre o contexto económico e as oportunidades e os desafios na área da sustentabilidade, em setores como o Turismo e a Agricultura.

• Impulsionado pelo BPI e o Expresso, o “Acelerador de Sustentabilidade”, na sua 2ª edição anual, conta com o apoio técnico da EY, Nova SBE e Beta-i, como parceiros nas sessões com as empresas.

O BPI e o Expresso reúnem amanhã cerca de meia centena de gestores e empresários, no Terra Nostra Garden Hotel nas Furnas (São Miguel), para abordar estratégias e soluções de financiamento sustentável, abordando setores como a Agricultura, o Turismo e a Energia. Trata-se da 2ª edição da iniciativa “Acelerador de Sustentabilidade”, um projeto focado nas empresas e orientado para a transformação.

A abertura estará a cargo de João Pedro Oliveira e Costa, Presidente Executivo do BPI, que vai analisar o atual contexto macroeconómico, as oportunidades e desafios da transição sustentável, considerando sobretudo os setores fundamentais para a economia açoriana, como a Agricultura e o Turismo.

Quais os desafios da sustentabilidade? Quais as áreas prioritárias? Como financiar os investimentos? Estes e outros temas serão trabalhados em sessões de capacitação com as empresas presentes, que terão a oportunidade de partilhar conhecimentos e experiências, contando com o apoio de representantes do BPI, da Nova SBE, da consultora de gestão EY, e da consultora de inovação Beta-i, parceiros do projeto.

Com o tema da sustentabilidade – nas dimensões ambiental, social e de governação - na agenda das empresas, o Acelerador de Sustentabilidade está a percorrer o país para debater temas estruturais como a reindustrialização, sustentabilidade nos Açores, energia, taxonomia no contexto do financiamento sustentável, governação e social.

São seis eventos de aceleração, sobre seis temas, ao longo de seis meses e em seis cidades diferentes, onde são apresentados exemplos práticos, estratégias e metodologias para avançar com o processo de transição sustentável. Além disso, todas as empresas têm a oportunidade de aceder a uma academia com conteúdos formativos, no âmbito das várias temáticas abordadas.

No âmbito do seu Plano Diretor de Sustentabilidade 2022-2024, o BPI assumiu o compromisso de atingir a meta de 4 mil milhões de euros em volume de negócios sustentável até 2024. Deste total, o BPI pretende mobilizar 2 mil milhões de euros em financiamento sustentável, através do impulso de novos produtos ESG, assessoria e formação, para apoiar as empresas na transição.

Destaque para a Linha BPI ESG Empresas, de 500 milhões de euros, que pretende apoiar as empresas na transição para a sustentabilidade, financiando PME que privilegiem fatores ambientais, sociais e de governance (ESG) na sua estratégia e/ou nos seus investimentos. O BPI assinou igualmente um acordo de garantia com o FEI para o lançamento da Linha BPI/FEI – InvestEU, no montante global de 155 M.€, para apoiar a sustentabilidade, a digitalização e a inovação das empresas portuguesas.

O Banco lançou recentemente um Portal de Apoios Públicos, uma plataforma inovadora, digital e gratuita, que agrega informação completa sobre incentivos públicos, nacionais e europeus, permitindo às empresas identificar oportunidades de candidatura a programas como o PRR, PT2030, PEPAC, Fundo Inovação e Horizonte Europa.

Para além dos eventos do Acelerador de sustentabilidade, das linhas de crédito que disponibiliza e do Portal BPI Apoios Públicos, o BPI dispõe de equipas dedicadas, altamente qualificadas e especializadas, para apoiar todos os setores de atividade e as empresas na negociação e contratação de financiamentos estruturados de médio e longo prazo.

O BPI dispõe de informação sobre Apoios Públicos e Sustentabilidade no site  www.bancobpi.pt