CASCAIS PRÓXIMA e BPI contratam Empréstimo Verde de 4,5 M€ para financiar construção de um posto de produção e abastecimento de veículos movidos a hidrogénio

• O empréstimo foi integralmente organizado, montado e subscrito pelo BPI.
  • O investimento reforça a sustentabilidade ambiental do transporte de passageiros no concelho de Cascais.
A CASCAIS PRÓXIMA, empresa municipal de Cascais, responsável pela gestão da mobilidade, espaços urbanos e energias no concelho, e o BPI contrataram um Empréstimo Verde (“Green Loan”) no montante de 4,5 milhões de euros, com um prazo de 10 anos.

O empréstimo destina-se a financiar a conceção e construção de um posto de produção e abastecimento de veículos movidos a hidrogénio (“Hydrogen Refuelling Station”).

O investimento e financiamento terão preocupações e objetivos de sustentabilidade ambiental, em linha com a estratégia definida pelo município e, para o setor, por parte do BPI, reforçando o seu papel como financiador de referência através da adoção de soluções inovadoras e assentes em princípios de sustentabilidade.

O empréstimo foi integralmente organizado, montado e subscrito pelo BPI e respeita os “Green Loan Principles” estabelecidos pela “Loan Market Association” (LMA).

Sobre a CASCAIS PRÓXIMA:

A CASCAIS PRÓXIMA, E.M., S.A., empresa municipal, fundada em 1999, cujo capital social é detido na sua totalidade pelo município de Cascais, é responsável pela mobilidade, espaços urbanos e energias no concelho de Cascais.

Gere uma frota de autocarros movidos a hidrogénio e com este investimento irá promover a auto-suficiência no processo de produção e abastecimento do combustível “Verde”, havendo ainda capacidade disponível para venda a terceiros.

Engloba ainda no seu objeto social a prestação de um vasto conjunto de serviços, tais como a construção e manutenção de infraestruturas e equipamentos urbanos, a elaboração de projetos de arquitetura e engenharia, o lançamento, execução e fiscalização de empreitadas de obras municipais, a manutenção e limpeza de equipamentos municipais, a eficiência energética e, ainda, a gestão integrada da mobilidade no concelho de Cascais, nomeadamente através da promoção e gestão de serviços de mobilidade suave, transporte público de passageiros e gestão do estacionamento do município.
De uma forma planeada e sustentada, a empresa tem vindo a crescer, não só na sua capacidade operacional, como em novas áreas de intervenção.
Desta forma, a Cascais Próxima assume-se como o principal parceiro do município na implementação das políticas setoriais estabelecidas pela autarquia para a gestão e manutenção do espaço público, bem como para a implementação de medidas de eficiência energética e políticas de mobilidade que contribuam para um concelho mais limpo, acessível e próximo.
Cascais é, neste aspeto, um município pioneiro, tendo sido o primeiro, a nível nacional, a desenvolver e aprovar uma estratégica local para as alterações climáticas, em 2009. De igual modo, foi pioneiro no desenvolvimento do Roteiro de Neutralidade Carbónica 2050 para reduzir as cerca de 530 kTon CO2e para 15 kTon CO2e.

Sobre o BPI:

O BPI está centrado na atividade de banca comercial em Portugal, disponibilizando uma extensa oferta de serviços e produtos financeiros para Clientes empresariais, institucionais e particulares. O BPI faz parte do Grupo CaixaBank, líder de banca de retalho em Espanha, que, a partir do final de 2018, passou a deter a totalidade do capital do Banco português.
O BPI é a quarta maior instituição financeira a operar em Portugal em termos de Volume de Negócios (crédito bruto, depósitos de Clientes e recursos fora de balanço).
O BPI e o Grupo CaixaBank estão absolutamente empenhados em apoiar, através da sua atividade de financiamento sustentável, iniciativas e projetos amigos do ambiente que contribuem para prevenir, mitigar e responder às alterações climáticas e à transição para uma economia com baixo teor de carbono.
O grupo destaca-se pela implementação de princípios de investimento responsável e pelo seu compromisso com o investimento sustentável como estratégias de gestão de riscos globais e de geração de retornos sustentáveis a longo prazo.