CATALYST CAPITAL e BPI contratam Empréstimo Verde de 11 M€ para reabilitação do Hotel Diplomático em Lisboa

• Empréstimo foi integralmente organizado, montado e subscrito pelo BPI.
  • Investimento reforça a modernização da oferta de alojamento turístico no centro de Lisboa, com preocupações de sustentabilidade.

A CATALYST CAPITAL, gestora de fundos private equity imobiliários, e o BPI contrataram um Empréstimo Verde (“Green Loan”) no montante de 11 milhões de euros, com um prazo de 15 anos. O empréstimo destina-se a financiar a remodelação do Hotel Diplomático, unidade hoteleira histórica em Lisboa, reforçando a modernização da oferta de alojamento turístico.

Trata-se de um investimento que envolveu a aquisição do imóvel e remodelação dos seus 95 quartos, complementados com restaurante, bar no rooftop e estacionamentos, no segmento de 4 estrelas, que será operado sob a insígnia Wilde by StayCity.

O investimento e financiamento terão preocupações e objetivos de sustentabilidade, em linha com a estratégia definida para o setor por parte do BPI, reforçando o seu papel como financiador de referência através da adoção de soluções inovadoras e assentes em princípios de sustentabilidade. O projeto obteve uma pré-classificação Leed Gold.

O empréstimo foi integralmente organizado, montado e subscrito pelo BPI.

Sobre a CATALYST CAPITAL:

A CATALYST CAPITAL está sedeada em Londres e é uma Gestora de Fundos private equity imobiliários com mais de 20 anos de experiência nos sectores de imobiliária e escritórios em Londres, Paris, Frankfurt e Varsóvia.

Persegue um aumento sustentado da sua carteira de activos no sector de alojamento de curta duração para fins turísticos que iniciou em 2019, tendo como foco hotéis urbanos centrais em cidades europeias relevantes.

Sobre o BPI:

O BPI está centrado na atividade de banca comercial em Portugal, disponibilizando uma extensa oferta de serviços e produtos financeiros para Clientes empresariais, institucionais e particulares. O BPI faz parte do Grupo CaixaBank, líder de banca de retalho em Espanha, que, a partir do final de 2018, passou a deter a totalidade do capital do Banco português. O BPI é a quarta maior instituição financeira a operar em Portugal em termos de Volume de Negócios (Crédito, Garantias e Recursos Totais de Clientes).

O BPI e o Grupo CaixaBank estão absolutamente empenhados em apoiar, através da sua atividade de financiamento sustentável, iniciativas e projetos amigos do ambiente que contribuem para prevenir, mitigar e responder às alterações climáticas e à transição para uma economia com baixo teor de carbono, em particular no sector do turismo.

O grupo destaca-se pela implementação de princípios de investimento responsável e pelo seu compromisso com o investimento sustentável como estratégias de gestão de riscos globais e de geração de retornos sustentáveis a longo prazo.