Fernando Ulrich é a “Personalidade do Ano” para a APFIPP

• A distinção foi atribuída esta quarta-feira durante a entrega dos “Prémios Melhores Fundos 2021”.

Fernando Ulrich, Presidente do Conselho de Administração do Banco BPI e Administrador do CaixaBank, foi distinguido pela Associação Portuguesa de Fundos de Investimento, Pensões e Patrimónios (APFIPP) como Personalidade do Ano 2021. O anúncio foi feito esta quarta-feira, 29 de setembro, em Lisboa, durante o evento de entrega dos “Prémios “Melhores Fundos – Jornal de Negócios/APFIPP 2021”.

O Presidente da APFIPP, João Pratas, salientou o percurso de Fernando Ulrich e a “carreira dedicada ao desenvolvimento do mercado financeiro nacional, com especial ênfase para o papel que desempenhou na promoção da Gestão de Activos e de Fundos de Pensões, em Portugal”. Recorde-se que Fernando Ulrich foi Presidente da BPI Gestão de Ativos entre 1990 e 2016 e da BPI Vida e Pensões entre 1995 e 2016, duas das principais Entidades Gestoras de fundos de investimento e de fundos de pensões em Portugal.

“É uma honra receber esta distinção de uma associação com o prestígio da APFIPP, cujos membros incluem os melhores profissionais e sociedades gestoras em Portugal. Quem me conhece, sabe que participei sempre com grande entusiasmo nas atividades dos mercados de capitais e, por isso, ainda valorizo mais esta distinção. O meu percurso não teria existido sem o meu primeiro patrão, Francisco Balsemão; o embaixador Manuel Bello, que me levou para a OCDE; os meus ministros João Morais Leitão e João Salgueiro; Isidro Fainé, Presidente da Fundação “la Caixa”; Gonzalo Gortázar, CEO do CaixaBank; e, last but not least, Artur Santos Silva, com quem, desde julho de 1983, acumulei uma dívida de gratidão que nunca poderei pagar,” afirmou Fernando Ulrich.

Os “Prémios Melhores Fundos” são uma iniciativa anual que tem como objetivo distinguir a excelência nacional na Gestão de Fundos de Investimento e de Fundos de Pensões. Nesta 7.ª edição deste evento, foram premiados os Fundos de Investimento Mobiliário, Fundos de Investimento Imobiliário, domiciliados em Portugal e em outras jurisdições, e os Fundos de Pensões Abertos que se destacaram em 2020, pela consistência dos seus resultados, uma vez que se tem em consideração, na atribuição dos referidos prémios, não só a rendibilidade obtida, mas também o risco associado.

A BPI Gestão de Ativos, do Grupo CaixaBank, foi distinguida nas categorias de “Fundos de Curto Prazo” e “Fundos de Ações Americanas”, respetivamente, com os fundos BPI Defensivo e BPI América (D).

Breve nota biográfica
Fernando Ulrich, de 69 anos, teve como primeiro emprego o jornalismo económico, no Expresso, aquando da sua fundação e durante dois anos. Depois de desempenhar funções na Delegação de Portugal da OCDE em Paris (1975-1979), no Ministério dos Negócios Estrangeiros (1979-1980) e como Chefe de Gabinete do Ministro das Finanças (1981-1983). Em 1983, entrou para a Sociedade Portuguesa de Investimento, antecessora do BPI, a convite de Artur Santos Silva, atual Presidente Honorário do BPI. Em abril de 2004, e já com o cargo de vice-presidente do Banco BPI, Fernando Ulrich tornou-se presidente executivo da entidade, cargo que ocupou até abril de 2017, quando assumiu a presidência do Conselho de Administração, a convite do acionista CaixaBank. Desde março de 2021, é também Administrador do CaixaBank, em Espanha. Entre 2009 e 2013 foi também Presidente do Conselho Geral da Universidade do Algarve.