FLC | Covid-19 pode ter causado a perda de mais de 20,5 milhões de anos de vida em todo o mundo

• Uma investigac¸a~o, com a destacada participac¸a~o do Centro de Pesquisa em Economia e Sau´de (CRES-UPF) e do Instituto Max Planck de Pesquisa Demogra´fica, calculou o i´ndice de anos de vida perdidos (YLL) em 81 pai´ses devido a` pandemia;

• No estudo, publicado na revista Scientific Reports, os investigadores concluem que o YLL associado a` Covid-19 e´ duas a nove vezes maior do que o atribui´vel a` gripe sazonal e que o nu´mero me´dio de anos perdidos para cada morte e´ dezasseis;

• Do total de anos de vida perdidos, 44,9% ocorreram em indivi´duos entre 55 e 75 anos, 30,2% em menores de 55 anos e 25% em maiores de 75 anos;

• A pesquisa, promovida pela Fundac¸a~o "la Caixa", afirma que nos pai´ses onde as mortes sa~o contabilizadas por ge´nero, o YLL tem sido 44% maior nos homens do que nas mulheres.

Lisboa 24 de fevereiro de 2021. Os grandes efeitos diretos e indiretos da Covid-19 obrigaram os Governos a dar respostas por meio de poli´ticas de protec¸a~o, a fim de encontrar um equili´brio entre minimizar o impacto imediato da pandemia na sau´de e conter os danos socioecono´micos a longo prazo para a sociedade.

Um para^metro chave no ca´lculo de como as poli´ticas restritivas podem ser justificadas e´ o impacto da mortalidade pela Covid-19, que levou a` criac¸a~o de grandes colaborac¸o~es internacionais com o objetivo de recolher dados para registar mortes atribui´veis a` pandemia.

Apesar das suas limitac¸o~es, cada uma dessas vias de pesquisa e as suas medidas de sau´de associadas (taxa de infec¸a~o, mortes e excesso de mortes) sa~o importantes para informar os cidada~os e os responsa´veis poli´ticos sobre o impacto da mortalidade da Covid-19.

Um estudo realizado por um grupo de investigadores pertencentes a va´rias universidades e centros de investigac¸a~o internacionais, entre os quais os professores do Departamento de Economia e Nego´cios da UPF He´ctor Pifarre´ Arolas (primeiro autor) e Guillem Lo´pez Casasnovas, ambos investigadores do Centro de Pesquisa em Economia da Sau´de (CRES-UPF) estimou o impacto da mortalidade prematura por Covid-19. Fizeram-no a partir do ca´lculo dos anos de vida perdidos (YLL, em ingle^s) devido a` Covid-19 e a medida relativa do YLL em relac¸a~o a outras doenc¸as comuns, como gripe ou doenc¸as cardiovasculares.
Os investigadores Mikko Myrskyla¨, Enrique Acosta e Tim Riffe (Instituto Max Planck de Pesquisa Demogra´fica, Alemanha) tambe´m participaram da pesquisa, publicada recentemente na revista Scientific Reports (Nature Research); Adeline Lo (University of Wisconsin-Madison, EUA) e Catia Nicodemo (University of Oxford, Gra~-Bretanha) e que foi cofinanciada pela Fundac¸a~o "la Caixa".

“Os nossos resultados confirmam que o impacto da mortalidade por Covid-19 e´ grande, na~o so´ em termos do nu´mero de mortes, mas tambe´m em termos de anos de vida perdidos”, dizem os autores, que consideram o seu estudo uma radiografia da situac¸a~o pande´mica deste ini´cio de 2021.

Quantos anos de vida foram perdidos com a Covid-19? E em relac¸a~o a outras doenc¸as?

O i´ndice de anos de vida perdidos (YLL) e´ a diferenc¸a entre a idade de um indivi´duo na morte e a sua expectativa de vida. Os investigadores estimaram o YLL causado pela Covid-19 usando dados de mais de 1.279.866 mortes em 81 pai´ses. Tambe´m analisaram dados de expectativa de vida e fizeram projec¸o~es do total de mortes por Covid-19 por pai´s.

Os autores estimam que um total de 20.507.518 anos de vida foram perdidos devido a` Covid-19 nos 81 pai´ses inclui´dos no estudo, com uma me´dia de 16 anos devido a` morte individual. Do total de anos perdidos, 44,9% ocorreram em indivi´duos com idade entre 55 e 75 anos, 30,2% em indivi´duos menores de 55 anos e 25% em indivi´duos maiores de 75 anos. Em pai´ses para os quais estava disponi´vel o ca´lculo do nu´mero de mortes por sexo, o YLL foi 44% maior nos homens do que nas mulheres.

Nos pai´ses mais afetados pela Covid-19, e em relac¸a~o a outras causas globais comuns de morte, a taxa de anos de vida perdidos devido a` pandemia foi de duas a nove vezes maior do que a me´dia de YLL associada a` gripe sazonal, e entre 1/4 e 1/2 maior do que o YLL atribui´vel a doenc¸as cardi´acas.

Interpretac¸a~o dos resultados no contexto de uma pandemia em evoluc¸a~o:

Para 35 dos pai´ses analisados, a cobertura de dados abrange pelo menos nove meses. Nesses casos, isso sugere que provavelmente inclui todos os impactos da pandemia em 2020, ou pelo menos as suas primeiras vagas, enquanto que para outros pai´ses, esses dados ainda esta~o a aumentar. Os autores alertam que "os resultados devem ser entendidos no contexto de uma pandemia em andamento e em evoluc¸a~o. Pode-se dizer que o estudo fornece uma ana´lise instanta^nea dos possi´veis impactos da Covid-19 em termos de anos de vida perdidos ate´ a data de 6 de janeiro de 2021".

Por outro lado, os autores apontam que "as valorizac¸o~es dos anos de vida perdidos podem estar subestimadas, devido a` dificuldade de registar com precisa~o as mortes relacionadas com a Covid- 19", uma vez que, "tanto as poli´ticas como pra´ticas de codificac¸a~o de mortes esta~o em desenvolvimento e padronizac¸a~o". Ale´m disso, destaca-se o facto do estudo se limitar a analisar a mortalidade prematura e que uma avaliac¸a~o completa do impacto da pandemia na sau´de deveria considerar a carga de incapacidade associada a` doenc¸a.

Ale´m do apoio financeiro por parte da Fundac¸a~o "la Caixa", a investigac¸a~o recebeu financiamento do Social Sciences and Humanities Research Council, do Fonds du Recherche du Quebec - Societe´ et Culture (Canada´) e da University of Oxford's Covid-19 Research Response Fund (Gra~ Bretanha).

Artigo de refere^ncia: Pifarre´ i Arolas, H., Acosta, E., Lo´pez Casasnovas, G., Lo, A., Nicodemo, C., Riffe, T., Myrskyla¨, M. (fevereiro de 2021). “Anos de vida perdidos para COVID-19 em 81 pai´ses”. Relato´rios Cienti´ficos DOI: 10.1038/s41598-021- 83040-3

Atualmente
A Fundac¸a~o ”la Caixa” iniciou em 2018 a sua implantac¸a~o em Portugal, conseque^ncia da entrada do BPI no Grupo CaixaBank. Em 2020, destinou 26 milho~es de euros a projetos sociais, de investigac¸a~o, educativos e de divulgac¸a~o cultural e cienti´fica. A Fundac¸a~o mante´m o seu compromisso de alcanc¸ar um investimento de ate´ 50 milho~es de euros anuais.