Fundo de Garantia Pan-Europeu: FEI e BPI disponibilizam €250 milhões para as empresas portuguesas

• Fundo Europeu de Investimento (FEI) e BPI assinaram um acordo de garantia “uncapped” para apoiar as PME afetadas pela pandemia.
  • O Fundo de Garantia Pan-Europeu (EGF) integra o pacote de recuperação da UE de €540 mil milhões na sequência da pandemia COVID-19.
O Fundo Europeu de Investimento (FEI) e o Banco BPI assinaram hoje um acordo para uma garantia “uncapped” com o objetivo de apoiar a liquidez e as necessidades de investimento das Pequenas e Médias Empresas (PME) portuguesas. O acordo, suportado pelo Fundo de Garantia Pan-Europeu (EGF), pretende disponibilizar até €250 milhões de financiamento para empresas elegíveis em Portugal, incluindo PME de sectores particularmente expostos à pandemia COVID-19.

O apoio do FEI no âmbito do EGF vai permitir ao BPI disponibilizar financiamento adicional às PME em condições vantajosas, proporcionando às empresas elegíveis a liquidez necessária para financiar a sua recuperação e planos de crescimento e, assim, assegurar o seu desenvolvimento a médio e longo prazo. Graças ao EGF, o FEI assumirá até 70% do financiamento do crédito concedido pelo BPI às PME.

O EGF, operacional desde outubro e aprovado pelo Conselho Europeu como parte do pacote de medidas de resposta da União Europeia (UE) ao impacto económico causado pela COVID-19, tem como objetivo apoiar empresas afetadas pela pandemia, em especial as PME.

Alain Godard, Diretor Executivo do FEI, afirmou: “Além dos danos dramáticos na saúde das pessoas, a crise da COVID-19 também está a afetar a saúde financeira das empresas em todo o mundo. Destas, as PME tendem a estar entre as mais vulneráveis. A missão do FEI de apoiar as PME europeias para estimular o crescimento, o emprego e a inovação na Europa é agora mais crucial do que nunca. Estamos satisfeitos por reforçar a nossa longa parceria com o Banco BPI, desta vez no âmbito do Fundo de Garantia Pan-Europeu. Esta é uma das maiores operações do FEI assinadas com o Banco BPI e visa permitir que as empresas portuguesas possam continuar a investir no seu futuro e crescimento.”

Ricardo Mourinho Félix, Vice-presidente do BEI, responsável pelas operações do Banco em Portugal, acrescentou: “O Fundo de Garantia Pan-Europeu foi criado no contexto da resposta da UE aos impactos económicos imediatos da crise causada pela COVID-19, em particular no que se refere às necessidades de investimento e liquidez das pequenas e médias empresas. Graças a este acordo assinado pelo FEI e o Banco BPI, as empresas portuguesas vão beneficiar do apoio do EGF num momento fundamental para a economia.”

João Pedro Oliveira e Costa, Presidente Executivo do BPI, afirmou: “Este acordo estabelece um novo marco na nossa longa relação com o FEI, que tem sido instrumental no compromisso do BPI de financiar as PME em Portugal. O BPI tem estado na linha da frente das medidas de apoio às empresas em Portugal e este acordo vai fortalecer ainda mais a nossa posição nesse segmento. Em 2020, o BPI concedeu mais de 4.2 mil milhões em empréstimos às empresas, reforçando o seu papel de destaque no apoio à economia portuguesa no período COVID-19”.

Informação complementar:

O Fundo Europeu de Investimento (FEI) forma parte do Grupo Banco Europeu de Investimento. A sua missão principal é apoiar as micro, pequenas e médias empresas (PME), através do acesso a financiamento. O FEI desenha e desenvolve instrumentos de capital de risco e de crescimento, garantias e microfinanciamento destinados especificamente a este segmento de mercado. Neste papel, o FEI fomenta os objetivos da UE no apoio à inovação, investigação e desenvolvimento, empreendedorismo, crescimento e emprego.

O Fundo de Garantia Pan-Europeu (EGF) foi criado pelo Grupo BEI com as contribuições de Portugal e de outros Estados-Membros para funcionar como um escudo protetor para as empresas afetadas pela crise da COVID-19. Com recurso a quase € 25 mil milhões em garantias, o EGF permite ao BEI e ao FEI disponibilizar rapidamente empréstimos, garantias, instrumentos de dívida titularizados, capital e outros instrumentos financeiros destinados, sobretudo, a empresas de pequena e média dimensão. O EGF integra o pacote de recuperação da União Europeia que pretende disponibilizar um impulso total de €540 mil milhões para as partes da economia da UE que foram mais afetadas.

O BPI está centrado na atividade de banca comercial em Portugal, disponibilizando uma extensa oferta de serviços e produtos financeiros para Clientes empresariais, institucionais e particulares. O BPI faz parte do Grupo CaixaBank, o grupo líder de banca de retalho em Espanha, que a partir de final de 2018 passou a deter a totalidade do capital do Banco português. O BPI é a quinta maior instituição financeira a operar em Portugal no que respeita a ativos (38.5 mil milhões de euros), com quotas de mercado de 10,7 % em crédito e em depósitos de Clientes.

FOTOS EM ANEXO:

FEI.BPI1: João Pedro Oliveira e Costa, Presidente Executivo do Banco BPI; Pedro Barreto, Administrador do Banco BPI
FEI.BPI2: Alain Godard, Diretor Executivo do FEI; (imagem pequena) João Pedro Oliveira e Costa, Presidente Executivo do Banco BPI; Pedro Barreto, Administrador do Banco BPI