Grupo CaixaBank eleito “Líder em obrigações sociais na Europa Ocidental 2021” pela revista Global Finance

18 de outubro de 2021

Reconhecimento da aposta no financiamento sustentável

• Prémios “Sustainable Finance”, na sua primeira edição, destacam as entidades líderes em iniciativas de financiamento sustentável no mundo.

• O CaixaBank é o Banco com maior volume de obrigações ESG emitidas no mercado de crédito euro. Além disso, a entidade participou em Espanha e Portugal - em conjunto com o BPI - em emissões de dívida ESG no valor de 14.600 milhões de euros no 1º semestre, sendo o Banco líder na região.

O Grupo CaixaBank, acionista único do BPI, foi eleito “Líder em obrigações sociais na Europa Ocidental” pela revista Global Finance nos prémios “Sustainable Finance Awards 2021”. Estes galardões, na sua primeira edição, destacaram as entidades líderes no financiamento sustentável para mitigar os efeitos negativos das alterações climáticas e que ajudam a construir um futuro mais sustentável para a humanidade.

O júri dos prémios, formado pelos editores da revista e com o apoio de um relatório independente, elegeu as entidades que apresentaram as melhores práticas em financiamento sustentável segundo múltiplos critérios como as políticas de governo das sociedades, os objetivos fixados e as iniciativas implementadas no financiamento social e ambiental entre maio de 2020 e abril de 2021.

O CaixaBank foi o primeiro Banco espanhol a emitir obrigações sociais em 2019 para apoiar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. Na ocasião, a entidade captou 1.000 milhões de euros a 5 anos em formato de dívida sénior não preferencial, com o objetivo de facilitar o financiamento de atividades que contribuam para o desenvolvimento económico e social, lutando contra a pobreza e fomentando a criação de emprego digno nas zonas mais desfavorecidas de Espanha (ODS 1 e 8).

Grupo líder na emissão de obrigações ESG em Espanha e Portugal

O CaixaBank é atualmente o líder na emissão de obrigações ESG em Espanha e Portugal, segundo a Refinitiv. Apenas no 1º semestre de 2021, o Grupo CaixaBank participou na emissão de 13 obrigações ESG, por um valor de 14.600 milhões de euros, duplicando o alcançado em todo o ano de 2020. Entre outras, destacam-se as emissões Verdes ou Sustentáveis da Red Eléctrica de España, Telefónica, Iberdrola ou Enel, em Espanha, e as da NOS, BA Glass e Navigator, em Portugal, estas em conjunto com o BPI.

Quanto a emissões próprias, desde a aprovação do seu “Marco de emissão de obrigações ESG no apoio aos ODS das Nações Unidas” em 2019, o CaixaBank emitiu sete obrigações ESG: 4 verdes e 3 sociais num valor total de 6.000 milhões de euros e 500 milhões de libras esterlinas, posicionando o CaixaBank como o Banco com o maior volume de obrigações ESG emitidas no mercado de crédito do euro.

BPI e Grupo CaixaBank reforçam compromisso com o financiamento sustentável

O BPI e o Grupo CaixaBank estão muito empenhados no financiamento sustentável, apoiando, através da sua atividade, iniciativas e projetos amigos do ambiente que contribuem para prevenir, mitigar e responder às alterações climáticas e à transição para uma economia com baixo teor de carbono.

O Grupo destaca-se pela implementação de princípios de investimento responsável e pelo seu compromisso com o investimento sustentável como estratégia de gestão de riscos globais e de geração de retornos sustentáveis a longo prazo.

Em 2019, o BPI estreou o mercado de Sustainable Finance com a emissão das primeiras Obrigações Verdes admitidas à negociação em Portugal, no mercado Euronext Access Lisboa, emitidas pela Sociedade Bioelétrica do Mondego, S.A. (“SBM”), subsidiária do Grupo Altri. Em 2020, o BPI participou em duas das emissões mais importantes do mercado português: a primeira emissão de obrigações verdes da Corticeira Amorim e as obrigações ESG da Sonae SGPS, pioneira na introdução de objetivos para a igualdade de género em postos de direção.

O CaixaBank é uma das entidades financeiras mais comprometidas com a sustentabilidade, dado que o seu Plano de Banca Socialmente Responsável recolhe cinco importantes princípios de atuação que representam uma contribuição direta para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. A entidade apoia, através da sua atividade, iniciativas e projetos que respeitam o ambiente, que contribuem para prevenir e mitigar as alterações climáticas, que impulsionam a transição para uma economia de baixo carbono e o desenvolvimento social.