Já são conhecidos os 6 finalistas da 20ª edição do Prémio PME Inovação COTEC-BPI 2024

• Controlar, Fravizel, Gepack, Veneporte, Thales-Edisoft e Unbabel são os finalistas do Prémio que comemora vinte anos de existência;

• As empresas finalistas, selecionadas entre 225 candidaturas, investem em investigação e desenvolvimento acima de 10% das vendas e apresentaram um crescimento rentável e ininterrupto na última década a mais de dois dígitos

• Vencedor será conhecido a 19 de novembro no Encontro COTEC PME Inovação a realizar no Coliseu do Porto

Lisboa, 07 de outubro de 2024 – A COTEC e o BPI acabam de anunciar as seis empresas que vão disputar a etapa final da 20ª edição do Prémio PME Inovação COTEC-BPI. A Controlar, Fravizel, Gepack, Veneporte, Thales-Edisoft e Unbabel foram escolhidas após um rigoroso processo de seleção assente em critérios de robustez financeira, investimento em conhecimento e inovação e elevado desempenho económico.

As seis empresas finalistas de 2024 têm a sua atividade em diferentes sectores económicos, com predominância para a Indústria transformadora, designadamente nas áreas da embalagem sustentável, dos componentes e sistemas para a indústria automóvel, sistemas para indústria aeroespacial e defesa e serviços de tradução automática. Os candidatos ao Prémio mantiveram ao longo da última década uma taxa de crescimento acima de dois dígitos, sustentada por uma base exportadora que constitui a maioria das vendas. Sinal de forte aposta em novas opções de crescimento, o investimento destas empresas em I&D (Investigação e Desenvolvimento) é superior a 10% do volume de negócios.

Abrangência, dinamismo e renovação são os principais traços desta 20ª edição do Prémio PME Inovação COTEC-BPI, que registou um número record de 225 candidaturas, de empresas de diversos sectores de atividades e localizações no país. Metade são novas candidaturas, sinal do prestígio que a iniciativa tem granjeado entre as empresas ao longo das duas décadas de existência, com predominância para a indústria transformadora e a região Norte do país a zona mais representada, com mais de 50% das candidaturas recebidas.

Com um marco de duas décadas de realização ininterrupta, a iniciativa tem vindo a contribuir para fortalecer a cultura empresarial de inovação, crescimento sustentado e competitividade internacional das PME portuguesas, revelando todos os anos a capacidade das empresas nacionais de crescerem pela inovação.

Celebrar 20 anos do Prémio PME Inovação COTEC-BPI é celebrar duas décadas de transformação da economia portuguesa através de novos fatores intangíveis de competitividade. Este Prémio tem sido um catalisador para inspirar e mobilizar cada vez mais empresas para um compromisso coerente no investimento na inovação, condição essencial para a afirmação internacional e o fortalecimento da competitividade da economia portuguesa. Os finalistas deste ano constituem uma “colheira vintage”; a escolha do vencedor será certamente uma tarefa árdua para o prestigiado júri do Prémio ”, afirma Jorge Portugal, Diretor Geral da COTEC.

O Júri desta edição é constituído por Ana Rosas Oliveira (Banco BPI), Ana Teresa Lehmann (FEP - Universidade do Porto), António Portela (BIAL), Carlos Oliveira (European Innovation Council), João Bigote (Universidade de Coimbra), José Carlos Caldeira (INESC TEC), Lua Queiroz Pereira (Semapa), Manuel Mira Godinho (ISEG) e Manuela Tavares de Sousa (Imperial).

A sucessora da Mecalbi, vencedora do Prémio PME em 2023, será anunciada no Encontro COTEC PME Inovação, a ter lugar no Coliseu do Porto, no dia 19 de Novembro.

20 edições a distinguir inovação e crescimento
O Prémio PME Inovação COTEC-BPI reconhece o mérito, primazia e o exemplo de liderança e da qualidade de gestão de empresas que se notabilizam pelo crescimento sustentado, rentabilidade e competitividade da expansão internacional. Desde o seu lançamento em 2005, a iniciativa já distinguiu 24 empresas de diversos setores económicos, como tecnologias de informação, serviços de engenharia, agroalimentar, mobilidade sustentável, têxteis técnicos, robótica, automação e farmacêutica.

Com um crescimento médio de 10%, as empresas vencedoras do Prémio nos últimos 20 anos justificaram este reconhecimento pela sua trajetória de crescimento robusto e sustentado, e evidenciaram uma cultura de inovação, a qual combinada com uma orientação para a expansão internacional.

A reputação conquistada pelo Prémio ao longo de duas décadas, deve-se também ao processo rigoroso e transparente de recolha e análise de informação, hierarquização das candidaturas, instrução aprofundada do perfil dos finalistas e, finalmente, à experiência e diversidade do Júri.

A seleção das empresas finalistas assenta em critérios exigentes de investimento em conhecimento e inovação, elevado desempenho económico e robustez financeira. Os  finalistas receberam a visita presencial da equipa da COTEC com o propósito de aprofundamento da informação sobre a empresa, de forma a munir o Júri da informação necessária para uma escolha fundamentada.

Conheça as seis empresas finalistas da 20ª edição do Prémio PME Inovação COTEC-BPI
  • CONTROLAR - referência internacional no desenvolvimento de Sistemas de Teste de funcionamento de componentes para as linhas de montagem automóvel.

• FRAVIZEL – engenharia e metalomecânica especializada na construção de equipamentos de terraplenagem e máquina para pedreiras, floresta e indústria em geral.

• GEPACK - líder europeu de embalagens PET sustentável com um portfólio alargado de produtos destinados à indústria alimentar, farmacêutica e cosmética.

• VENEPORTE – desenvolvimento, produção e comercialização dos diferentes componentes do sistema de escape para veículos automóvel.

• THALES-EDISOFT  – desenvolvimento de soluções tecnológicas avançadas para os sectores da defesa, aeronáutica e espaço.

• UNBABEL - prestação de serviços de tradução e localização linguística especializados, utilizando uma combinação única de IA e tradutores humanos.
Sobre a COTEC Portugal
A COTEC Portugal, associação empresarial para a inovação, tem como missão contribuir para o crescimento e aumento de competitividade das empresas localizadas em Portugal através do desenvolvimento e difusão de cultura e prática de inovação, cooperação e valorização económica do conhecimento científico endógeno e de apoio à execução de políticas públicas.
Sobre o BPI
O BPI está centrado na atividade de banca comercial em Portugal, disponibilizando uma extensa oferta de serviços e produtos financeiros para Clientes empresariais, institucionais e particulares. O Banco apoia anualmente diversas iniciativas para a promoção da inovação e do empreendedorismo em Portugal. O BPI promove, desde 2017, os Prémios Empreendedor XXI, em articulação com o seu acionista CaixaBank. A iniciativa dirige-se ao ecossistema empreendedor e visa identificar, reconhecer e acompanhar empresas inovadoras, recém-constituídas, e que evidenciam elevado potencial de crescimento. O Banco é também um dos organizadores do Prémio Nacional de Inovação, com o apoio da COTEC Portugal, como parceiro institucional. O BPI é parceiro da COTEC desde 2003, partilhando valores comuns de estímulo ao crescimento económico através da inovação, promovendo iniciativas conjuntas e dando maior visibilidade às empresas inovadoras.