Lucro consolidado de 49 M.€. Proveitos da atividade comercial em Portugal crescem 4% para 189 M.€

O BPI registou no 1º trimestre de 2022 um lucro consolidado de 49 M.€ (vs. 60 M.€ no período homólogo).

Na atividade em Portugal, o resultado líquido do BPI ascendeu a 28 M.€. A comparação com o resultado homólogo (54 M.€) é afetada por incluir no 1º trimestre de 2021 ganhos extraordinários de 23 M.€ com a venda de créditos não produtivos.

O produto bancário comercial registou um crescimento de 4% face ao período homólogo, situando-se nos 189 M.€.
A rentabilidade dos capitais próprios tangíveis (ROTE) recorrente na atividade doméstica situou-se em 5.7% nos últimos 12 meses.
O contributo da participação no BFA para o resultado consolidado foi de 14 M.€ e o da participação no BCI foi de 7 M.€.

João Pedro Oliveira e Costa, Presidente Executivo do BPI, destaca: “A atividade do Banco no 1º trimestre foi muito positiva, com crescimento dos proveitos, com ganhos de quota de mercado em praticamente todos os segmentos comerciais, ao mesmo tempo que manteve os custos contidos, apesar do forte investimento na transformação digital. O Banco apresenta robustez em todos os indicadores fundamentais -adequada capitalização, baixo perfil de risco e liquidez confortável- o que permite continuar a aumentar o crédito às empresas e famílias e apoiar decididamente a retoma da economia portuguesa”.

DESTAQUES

FORTE DINAMISMO COMERCIAL:

• Recursos totais de Clientes sobem 3 mil M.€ yoy (8%).
  • Carteira de Crédito aumenta 2.2 mil M.€ yoy (+9%).

PROVEITOS DA ATIVIDADE COMERCIAL SOBEM 4%, EFICIÊNCIA E RENTABILIDADE MELHORAM:

• Produto bancário comercial cresce 4% yoy para 189 milhões de euros.
  • Rentabilidade de 5.7%.

GRANDE SOLIDEZ ECONÓMICA E FINANCEIRA:

• Rácio NPE (definição EBA) de 1.6%. Cobertura de NPE por imparidades e colaterais de 150%.
  • Rácios de capital: CET1 de 13.7% e capital total de 17.5%.

BANCA DIGITAL – LIDERANÇA COM CRESCIMENTO DAS VENDAS:

• 789 mil clientes são utilizadores regulares de banca digital, dos quais 553 mil usam a BPI App (+74 mil utilizadores yoy).
  • 1ª posição na penetração em internet e mobile banking em clientes particulares[1].
  • 73% das vendas de todos os produtos são iniciadas nos canais digitais.

RATING DO BPI EM INVESTMENT GRADE NAS TRÊS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS:

• Ratings de Dívida sénior “investment grade” com perspetiva Estável pelas três principais agências: Moody’s (Baa2); Fitch (BBB+) S&P (BBB).

COMPROMISSO COM AS PESSOAS, A SOCIEDADE E O AMBIENTE

• 40 M.€ no apoio à Sociedade com a Fundação ”la Caixa” em 2022 (+10 M.€).

[1] BASEF Banca - Março 2022 (principais bancos)