O Creactivity, projeto itinerante e educativo da Fundação “la Caixa” e BPI, chega a Évora para levar experiências extraordinárias para jovens e crianças

• O Creactivity, que vem percorrendo todo território português desde 2019,  estará em Évora entre os dias 14 e 17 de junho;
  • O projeto, um autocarro que se converte numa unidade móvel, apresenta quatro áreas de atividades: Mecânica, Vento, Eletricidade e Luz. Em cada uma delas as crianças e jovens poderão ter diferentes experiências que envolvem a ciência, a tecnologia, a engenharia, a arte e a matemática.
Évora, 14 de junho de 2021. O Projeto Creactivity, da Fundação ”la Caixa” junto ao BPI, chega a Évora para levar aos jovens e crianças da região uma série de atividades educativas.

O projeto,  um autocarro que se converte numa unidade móvel desenhado para despertar o engenho, a destreza e a criatividade das crianças e jovens, tem por objetivo estimular a capacidade de conceção e o desenvolvimento de soluções originais para problemas simples.

Os jovens em idade escolar participam em atividades com materiais do quotidiano e ferramentas com diferentes graus de tecnologia para dar vida às suas próprias ideias.  O autocarro é totalmente adaptado para pessoas com mobilidade reduzida, facilitando tanto o acesso como a participação nas diversas experiências.

O espaço divide-se em quatro áreas: Mecânica, Vento, Eletricidade e Luz. Em cada um deles os visitantes poderão usufruir de diferentes experiências que envolvem a ciência, a tecnologia, a engenharia, a arte e a matemática.

De uma forma lúdica e colaborativa, o Creactivity permite explorar os materiais, planear, criar novos desenhos, utilizar materiais comuns e dar-lhes novas funções, através de propostas abertas e interdisciplinares. Também se trabalham outras competências mais transversais, como hábitos de aprendizagem cooperativos, autoconhecimento para a aprendizagem e a criação e realização de projetos.

O autocarro Creactivity estará em Évora, na Entrada da Horta das Laranjeiras, de 14 a 17 de junho, e depois segue para Albufeira, no Algarve.

Movimento Tinkering: a capacidade de improvisar com criatividade

O sistema de aprendizagem do projeto Creactivity inspira-se no movimento Tinkering Exploratorium, que combina tecnologias digitais e físicas para o design criativo e a construção e personalização de objetos com um objetivo lúdico e utilitário.

Trata-se de um novo paradigma que coloca a criatividade e o desenho num plano central. Os jogos pretendem resolver problemas de forma improvisada, preparando as crianças e jovens para enfrentar novos desafios de forma criativa e para se sentirem confortáveis numa sociedade em constante mudança.