Officetotal Food Brands e BPI lançam operação de financiamento sustentável no valor de 1,2 M€

• Fabricante das icónicas bolachas belgas “Saborosa” obtém financiamento com condições indexadas ao objetivo de redução das emissões de CO2 em 40% e ao aumento do salário médio em 20% até 2026.
  • O BPI estruturou a operação através de um Programa de Papel Comercial de 1,2 milhões de euros, com maturidade em 2026.
O BPI assessorou a Officetotal, um dos principais operadores de confeitaria e pastelaria em Portugal, na estruturação de uma operação de financiamento sustentável de 1,2 milhões de euros, consubstanciada num Programa de Papel Comercial indexado a objetivos de sustentabilidade, com maturidade em 2026.

Com esta operação, a Officetotal consolida a ligação entre o seu custo de financiamento e o seu desempenho ao nível da sustentabilidade, reforçando e demonstrando a sua relevância estratégica e o compromisso, a todos os níveis da organização, em atingir metas best in class em indicadores ESG (Environmental, Social and Corporate Governance).

O financiamento destinou-se a apoiar o investimento no aumento da capacidade produtiva da empresa e encontra-se indexado aos objetivos de: (i) redução das emissões de CO2 por euro faturado, em pelo menos 40% até 2026 comparativamente a 2022; (ii) aumento de 20% do salário médio bruto da Empresa até 2026, face ao ano base de 2022.

“Não somos alheios aos graves problemas ambientais que o planeta enfrenta e entendemos que é nosso dever, enquanto entidade ativa, diminuir a nossa pegada ambiental melhorando a qualidade de vida de todos nós” refere Diogo Freitas, CEO da empresa.

O BPI, enquanto assessor desta operação, reforça o seu papel de financiador de referência das empresas portuguesas, através da adoção de soluções inovadoras e assentes em princípios de sustentabilidade.

Esta operação tem ainda um caráter especial para o BPI, por ter sido a primeira operação de financiamento sustentável numa Pequena e Média Empresa (PME) o que reforça a vertente inovadora do Banco e incentiva outras PME a adotarem estas modalidades de financiamento.

Sobre a Officetotal Food Brands:
A Officetotal Food Brands, com sede e instalações em Ponte de Lima, foi constituída há 15 anos, sendo um dos principais operadores de confeitaria e pastelaria no mercado nacional, ocupando, atualmente, o 3.º lugar em bolos e o 4.º lugar em bolachas. Combina a importação e representação de marcas internacionais com atividade produtiva própria no setor das bolachas (produzem as icónicas bolachas belgas com a marca “Saborosa”) assim como na pastelaria industrial com a marca “Aurora”.

À estratégia de crescimento das vendas e da rentabilidade, a empresa acrescenta, desde há muito tempo, a consciência ambiental e a responsabilidade social. Tem plasmados como responsabilidade e compromissos, produzir com eficiência, reduzir desperdícios, redirecionar excedentes e diminuir gastos energéticos, para além, naturalmente, das condições de trabalho e bem-estar dos seus colaboradores.

Sobre o BPI:
O BPI está centrado na atividade de banca comercial em Portugal, disponibilizando uma extensa oferta de serviços e produtos financeiros para Clientes empresariais, institucionais e particulares. O BPI faz parte do Grupo CaixaBank, líder de banca de retalho em Espanha, que, a partir do final de 2018, passou a deter a totalidade do capital do Banco português. O BPI é a quarta maior instituição financeira a operar em Portugal em termos de Volume de Negócios (crédito bruto, depósitos de Clientes e recursos fora de balanço).

O BPI e o Grupo CaixaBank estão absolutamente empenhados em apoiar, através da sua atividade de financiamento sustentável, iniciativas e projetos amigos do ambiente que contribuem para prevenir, mitigar e responder às alterações climáticas e à transição para uma economia com baixo teor de carbono.

O grupo destaca-se pela implementação de princípios de investimento responsável e pelo seu compromisso com o investimento sustentável como estratégias de gestão de riscos globais e de geração de retornos sustentáveis a longo prazo.