Prémio BPI "la Caixa" Solidário: Entidades do terceiro setor empenhadas na integração laboral de grupos vulneráveis

O Prémio BPI ”la Caixa” Solidário atribuiu hoje 750 mil euros para apoiar 28 projetos que promovam a transição e a reinserção na vida ativa de jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social, bem como a promoção das suas necessidades básicas. Os projetos distinguidos propõem respostas sociais para apoiar a integração socioprofissional dos grupos mais vulneráveis que viram a situação agravar-se com a crise que resulta da pandemia, nomeadamente migrantes, reclusos e ex-reclusos, pessoas com dependências e famílias com escassos recursos. Entre os projetos distinguidos estão iniciativas que se propõem dotar os beneficiários de competências socioprofissionais, prestar apoio de consultoria para projetos de microempreendedorismo, promover a igualdade de género na vida familiar, regularizar a situação de migrantes e ensinar uma profissão.

Foram distinguidos os projetos das seguintes 28 instituições: A.F.S.O. - Associação Família Solidária de Oeiras (LISBOA) | ALKANTARA (LISBOA) | AMU - Ações para um Mundo Unido (LISBOA) | APAC Portugal (LISBOA) | APCL - Associação Portuguesa Contra a Leucemia (LISBOA) | Aproximar Cooperativa de Solidariedade Social (LISBOA) | Associação Betel (PORTO) | Associação Cultural Moinho da Juventude (LISBOA) | Associação de Defesa e Apoio da Vida, ADAV-Coimbra (COIMBRA) | Associação de Moradores do Complexo Habitacional de Ringe (PORTO) | Associação Menos HUB (PORTO) | Associação Novo Futuro  (LISBOA) | Associação Santa Teresa de Jesus Dignidade e Desenvolvimento (LISBOA) | Associação Ser + Pessoa (AVEIRO) |Associação Tempos Brilhantes (GUARDA) | Associação Vida Norte (PORTO) | Centro Social Paroquial São Maximiliano Kolbe (LISBOA) | Comunidade Vida e Paz (LISBOA) | Cruz Vermelha Portuguesa - Centro Humanitário Tavira (FARO) | Cruz Vermelha Portuguesa - Delegação da Trofa (PORTO) | Cruz Vermelha Portuguesa - Delegação de Braga (BRAGA) | Cruz Vermelha Portuguesa - Delegação Gondomar/Valongo (PORTO) | Fundação Benjamim Dias Costa (AVEIRO) | Fundação Dona Laura dos Santos (GUARDA) | JRS PORTUGAL (LISBOA) | MOVE – Associação de Microcrédito e Empreendedorismo (AÇORES – SÃO MIGUEL) | Sapana  (LISBOA) | TESE - Associação para o Desenvolvimento (PORTO) |