Prémio Infância 2024: 1,4 milhões de euros para apoiar crianças em situação de pobreza

Candidaturas abertas até 24 de junho de 2024

• O BPI e a Fundação ”la Caixa” lançam a 6ª edição do Prémio Infância. A iniciativa visa apoiar projetos destinados a romper o círculo da pobreza, facilitar o desenvolvimento e a formação de crianças e adolescentes em situação vulnerável e reforçar a família e a comunidade educativa como centro da ação socioeducativa.
  • Dados do relatório “Portugal, Balanço Social 2023”, da Fundação ”la Caixa”, o BPI e a Nova SBE mostram que existem mais de 302 mil menores em situação de pobreza em Portugal.
  • Em 2023, o Prémio Infância apoiou 39 projetos sociais, melhorando a vida de 9 mil beneficiários.
  • Nas cinco edições já realizadas, foram premiados 155 projetos no valor de cerca de 5 M€, beneficiando mais de 35 mil crianças e adolescentes.
  • Este ano, os quatro Prémios BPI Fundação ”la Caixa” – Capacitar, Solidário, Seniores e Infância - têm uma dotação global de 5 milhões de euros.

Estão abertas as candidaturas para a 6ª edição do Prémio Infância. Com uma dotação de 1,4 milhões de euros, a iniciativa promovida pelo BPI e a Fundação ”la Caixa” tem como finalidade apoiar projetos de inclusão social que visem quebrar o ciclo de pobreza, facilitar o desenvolvimento e a formação da infância e da adolescência, e reconhecer a família e a comunidade educativa como centro de ação socioeducativa.

Podem candidatar-se todas as instituições privadas sem fins lucrativos que apresentem respostas sociais devidamente estruturadas nas seguintes áreas prioritárias: (1) desenvolvimento social e educativo da infância e adolescência, favorecendo a igualdade de oportunidades; (2) apoio à primeira infância, incluindo o desenvolvimento de competências parentais; (3) apoio sociossanitário e psicossocial a crianças em situação de doença.

Estas áreas prioritárias procuram dar resposta a alguns dos problemas mais prementes que afetam a infância e a adolescência em Portugal. Dados do relatório “Portugal, Balanço Social 2023”, da Fundação “la Caixa”, o BPI e a Nova SBE mostram que, em 2022, existiam, no nosso país, mais de 302 mil menores em situação de pobreza.

O relatório, da autoria de Susana Peralta, Bruno P. Carvalho e Miguel Fonseca, destaca que, em 2022, cerca de 75% das crianças com idades até aos 3 anos não frequentaram, pelo menos, 30 horas semanais de pré-escolar. No acesso à saúde, 1,2% das crianças não realizaram consultas ou tratamentos médicos (não dentários) por restrição de recursos (sem disponibilidades financeiras, lista de espera, falta de tempo devido ao trabalho, distância ao local da consulta). Este valor sobe para 5,3% nas consultas ou tratamentos de medicina dentária.

No ano passado, o Prémio Infância distribuiu 1,4 milhões de euros para a implementação de 39 projetos, que estão a contribuir para melhorar a vida de cerca de 9.000 beneficiários. Desde o lançamento em 2019 até 2023, no total das cinco edições, foram premiados 155 projetos no valor de 5 milhões de euros, beneficiando mais de 35.000 crianças e jovens.

As instituições privadas sem fins lucrativos podem apresentar as suas candidaturas até 24 de junho de 2024. Para apoiar as entidades no processo de candidatura, o BPI e a Fundação ”la Caixa” irão realizar uma sessão de esclarecimento (online) no dia 28 de maio às 15h.

Todas as informações estão disponíveis nos sites do BPI e da Fundação ”la Caixa”.

Prémios BPI Fundação ”la Caixa” – 5 milhões de euros para a inclusão social
São quatro os Prémios BPI Fundação ”la Caixa” 2024 – Capacitar, Solidário, Seniores e Infância – que este ano reforçam a sua dotação para 5 milhões de euros, a fim de apoiar financeiramente projetos de instituições privadas sem fins lucrativos que promovam a melhoria da qualidade de vida e a igualdade de oportunidades de pessoas em situação de vulnerabilidade social.

A seleção das candidaturas vencedoras é realizada através de uma avaliação criteriosa dos projetos e das linhas de ação estabelecidas, beneficiando ainda do apoio de dezenas de avaliadores colaboradores ou reformados do BPI que, em regime de voluntariado, reúnem com todas as entidades que passam à 2ª fase de avaliação. Esta prática inovadora enriquece os processos de avaliação e de humanização do Banco. Com base neste trabalho de preparação, um Júri seleciona finalmente as candidaturas premiadas.

Desde 2010 até à data, foram concluídas 41 edições, que permitiram atribuir mais de 32,2 M€ a 1.035 projetos implementado por 701 entidades de norte a sul de Portugal e ilhas, que promovem a melhoria da qualidade de vida de mais de 213 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Sobre a Fundação ”la Caixa”
A Fundação ”la Caixa” iniciou em 2018 a sua implantação em Portugal, consequência da entrada do BPI no grupo CaixaBank. Em 2024, destina 50 milhões de euros a programas para a transformação social, a investigação e a divulgação da ciência, a educação e a cultura e ao desenvolvimento sustentável.