Prémios BPI Fundação ”la Caixa” 2024. 15 anos a Ajudar quem Ajuda. Abertas as candidaturas

• 5 milhões de euros em 2024 para apoiar entidades do sector social com projetos para ajudar quem mais precisa.

• Desde 2010, foram atribuídos 32 M€ a 700 entidades, beneficiando mais de 213 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social.
  • Estão abertas as candidaturas ao Prémio BPI Fundação ”la Caixa” Capacitar

O BPI e a Fundação ”la Caixa” lançam hoje a 15ª edição do Prémio Capacitar. As instituições privadas sem fins lucrativos podem inscrever os seus projetos até 18 de março de 2024. A abertura de candidaturas, marca o arranque da edição 2024 dos Prémios BPI Fundação ”la Caixa”.

O Prémio Capacitar dispõe de 1.1 milhões de euros para estimular respostas sociais dirigidas a pessoas com deficiência, doença mental ou outras doenças, bem como das suas famílias, com especial atenção para a autonomia, a empregabilidade e o bem-estar.

Os projetos a financiar devem agir, prioritariamente, no domínio da inserção na vida laboral e autoemprego; acompanhamento para o desenvolvimento pessoal e a inclusão social; apoio integral sociossanitário e psicossocial.

No ano passado, o BPI e a Fundação ”la Caixa” distribuíram €1.072.820 para a realização de 31 projetos de entidades do terceiro setor, que estão a contribuir para melhorar a vida de mais de 2.000 pessoas com deficiência ou doença mental.

Prémios BPI Fundação ”la Caixa” – 5 milhões de euros para a inclusão social

São quatro os Prémios BPI Fundação ”la Caixa” 2024 – Capacitar, Solidário, Seniores e Infância – que este ano reforçam a sua dotação para 5 milhões de euros, a fim de apoiar financeiramente projetos de instituições privadas sem fins lucrativos que promovam a melhoria da qualidade de vida e a igualdade de oportunidades de pessoas em situação de vulnerabilidade social.

A seleção das candidaturas vencedoras é realizada através de uma avaliação criteriosa dos projetos e das linhas de ação estabelecidas, beneficiando ainda do apoio de dezenas de avaliadores colaboradores ou reformados do BPI que, em regime de voluntariado, reúnem com todas as entidades que passam à 2ª fase de avaliação. Esta prática inovadora enriquece os processos de avaliação e de humanização do Banco. Com base neste trabalho de preparação, um Júri ordena finalmente as candidaturas premiadas.

Desde 2010 até à data, foram concluídas 41 edições, que permitiram atribuir mais de 32,2 M€ a 1.035 projetos implementado por 700 entidades de norte a sul de Portugal e ilhas, que promovem a melhoria da qualidade de vida de mais de 213 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Prémios, candidaturas e sessões de esclarecimento:
Capacitar – Promover a autonomia de pessoas com deficiência ou doença mental
Dotação de 1.1 milhões de euros
Candidaturas de 20 de fevereiro a 18 de março
Sessão de esclarecimento: 27 de fevereiro, às 15h

Solidário – Integração sócio laboral e luta contra a exclusão social
Dotação de 1.1 milhões de euros
Candidaturas de 19 de março a 15 de abril
Sessão de esclarecimento: 22 de março, às 15h

Seniores – Envelhecimento ativo e saudável
Dotação de 1,4 milhões de euros
Candidaturas de 16 de abril a 20 de maio
Sessão de esclarecimento: 23 de abril, às 15h

Infância – Apoiar crianças em situação de pobreza
Dotação de 1,4 milhões de euros
Candidaturas de 21 maio a 24 de junho
Sessão de esclarecimento: 28 de maio, às 15h

Todas as informações nos sites do BPI e da Fundação ”la Caixa”.

Sobre a Fundação ”la Caixa”
A Fundação ”la Caixa” iniciou em 2018 a sua implantação em Portugal, consequência da entrada do BPI no grupo CaixaBank. Em 2024, destina 50 milhões de euros a programas para a transformação social, a investigação e a divulgação da ciência, a educação e a cultura e ao desenvolvimento sustentável.