Programa Promove 2024: 45 projetos e ideias recebem apoio de 5,2 milhões de euros para valorizar o interior do país

• Promove – O Futuro do Interior é um programa da Fundação ”la Caixa” em colaboração com o BPI e em parceria com a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), e visa apoiar iniciativas inovadoras em domínios estratégicos para o desenvolvimento das regiões do interior.
  • Entre os premiados estão projetos de utilização de IA na otimização da rega para olivais ou na monitorização do processo de cura do Queijo Serpa DOP; projetos de valorização do património natural como o céu noturno do Alqueva ou do património cultural das origens do Barroso; e projetos de valorização de produtos ou subprodutos como o uso da capota de amêndoa para a alimentação animal, da bolota como sucedâneo do café ou de biopesticidas com extratos de canábis.
  • Em seis edições, o Programa Promove mobilizou mais de 17 milhões de euros em apoios a fundo perdido, beneficiando 116 projetos e 30 ideias inovadoras.

Lisboa, 09 de outubro 2024. A edição de 2024 do Programa Promove – O Futuro do Interior, um programa da Fundação ”la Caixa”, em colaboração com o BPI e em parceria com a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), concedeu apoios a fundo perdido de 5,2 milhões de euros a um total de 29 projetos e 16 ideias destinados a impulsionar o desenvolvimento sustentável de regiões do interior de Portugal.

Da lista dos vencedores fazem parte 11 projetos de Investigação e Desenvolvimento (I&D) mobilizadores, 18 projetos-piloto e 16 ideias inovadoras. Os projetos apoiados repartem a sua operacionalização entre as regiões do interior norte (11), centro (10) e Alentejo (8). Na vertente de ideias, dirigida a estudantes do ensino superior, a região centro regista dez das equipas selecionadas, enquanto a região norte tem seis equipas.

Entre os premiados estão: projetos que preveem a utilização de Inteligência Artificial na Otimização da Rega para Olivais ou na monitorização do processo de cura do Queijo Serpa DOP; projetos de valorização do património natural, como o céu noturno do Alqueva, ou do património cultural das origens do Barroso, região classificada como Património Agrícola Mundial; e projetos de valorização de produtos ou subprodutos, como o uso da capota de amêndoa para a alimentação animal, da bolota como sucedâneo do café ou de biopesticidas com extratos de canábis.

O concurso anual atribui apoios a fundo perdido a projetos piloto (apoios até €150.000), projetos de I&D mobilizadores (até 250.000 euros) e ideias inovadoras desenvolvidas por estudantes universitários (prémio de 5.000 euros).

Os projetos I&D mobilizadores estão enquadrados em domínios de elevada importância para o desenvolvimento do interior, nomeadamente: águas termais, parques e reservas naturais, estudos sobre riscos biológicos e promoção de novas culturas e produtos naturais. Os projetos piloto e as ideias centram-se nas áreas da gestão de recursos naturais, a criação de novos polos de desenvolvimento e inovação e a valorização do património para atração de turistas e novos residentes.

Em seis edições, o Programa Promove mobilizou mais de 17 milhões de euros em apoios a fundo perdido, beneficiando 116 projetos e 30 ideias inovadoras. Deste montante, mais de 5 milhões de euros foram assegurados pela FCT ao abrigo de um acordo de financiamento conjunto ("matching funds"), através do qual, desde 2021, a FCT soma a sua contribuição à da Fundação ”la Caixa”.

A participação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) visa a promoção de projetos de I&D que contribuam para o desenvolvimento das regiões do interior, tendo por base o conhecimento e a inovação numa perspetiva de valorização dos recursos e competências locais e de reforço dos recursos humanos qualificados.

A Fundação ”la Caixa” iniciou em 2018 a sua implantação em Portugal, consequência da entrada do BPI no grupo CaixaBank. Em 2024, destina 50 milhões de euros a projetos sociais, de investigação, educativos e de divulgação cultural e científica.

RESUMOS DOS PROJETOS E IDEIAS SELECCIONADOS

PROJETOS I&D MOBILIZADORES

ALCAROB – Aplicabilidade da cultura da alfarrobeira na sustentabilidade da agricultura no Alentejo
Promotor: MED – Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento - Universidade de Évora
Região e município: Alentejo - Évora
O projeto visa reforçar e divulgar conhecimento técnico/científico sobre a alfarrobeira, pretendendo selecionar, multiplicar e disponibilizar material vegetal clonal de alfarrobeira adaptado às condições climáticas do Alentejo e explorar a produção de compostos resultantes do metabolismo natural da espécie que possam ser valorizados na produção de novos biopesticidas.

BI-WELLNESS - Desenvolvimento de produtos para o Bem-Estar humano e animal na Beira Interior
Promotor: Chemical Engineering and Renewable Resources for Sustainability (CERES) - Universidade de Coimbra
Domínio temático: Águas termais
Região e município: Centro - Guarda
O projeto visa a valorização dos recursos termais, das plantas aromáticas autóctones dos parques naturais da Beira Interior e dos subprodutos da agroindústria da região (vinho e azeite) com base numa abordagem One Health, visando o desenvolvimento de produtos-protótipo de valor-acrescentado para o bem-estar humano e animal através de processos de produção escaláveis e amigos-do-ambiente.

3Rs-Regenerar, Reformular e Reinventar: culturas esquecidas para alimentos saudáveis e sustentáveis
Promotor: REQUIMTE - Laboratório Associado para a Química Verde (LAQV)
Região e município: Norte - Macedo de Cavaleiros
O projeto pretende estabelecer itinerários técnicos para a valorização e otimização de processos de cultivo de espécies atualmente pouco exploradas, como a lentilha (Lens culinaris Medikus), o tremoceiro (Lupinus albus L.) e o trigo-sarraceno (Fagopyrum esculentum Moench), que serão integradas em rotações de culturas coerentes numa perspetiva agro-ecológica.

NaturText - Valorização de desperdícios agroflorestais do interior de Portugal para funcionalização têxtil
Promotor: Universidade do Minho - Centro de Engenharia Biológica (Braga)
Região e município: Centro - Covilhã
O projeto visa valorizar desperdícios agroflorestais e subprodutos silvícolas e frutícolas de espécies subvalorizadas das regiões do interior de Portugal. Utilizando a química verde, emprega solventes eutécticos naturais para extrair compostos bioativos e pigmentos de espécies como o carvalho (Quercus spp.) e de árvores de fruto como a amendoeira, a cerejeira, a oliveira e o mirtilo.

UVineSafe – Uso de radiação UV para induzir resistência na vinha contra pragas e doenças
Promotor: Centro de investigação e tecnologias agroambientais e biológicas (CITAB) – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Domínio temático: Pragas e riscos biológicos
Região e município: Norte - Vila Real
O projeto irá avaliar o efeito da radiação ultravioleta (UV-C) na indução de mecanismos de defesa da planta capazes de impedir ou atrasar o ataque de pragas e patógenos em vinhas da região, sem comprometer a planta e a fauna auxiliar e reduzindo o uso de fitofármacos químicos de síntese.

BactoCast - Ecologia bacteriana para a produção de castanheiros
Promotor: Centro de Biologia Molecular e Ambiental - Universidade do Minho
Região e município: Norte - Bragança
O projeto foca-se no desenvolvimento de estratégias que facilitem o estabelecimento de jovens castanheiros no campo, explorando a diversidade microbiana das raízes de castanheiros transmontanos na promoção da micorrização assistida por bactérias.

Promoção da proteção e preservação da biodiversidade reduzindo a poluição luminosa
Promotor: CISE - Electromechatronic Systems Research Centre – Universidade da Beira Interior
Região e município: Centro - Covilhã
O projeto visa desenvolver um sistema de iluminação de espaços públicos inteligente, com funcionalidades compatíveis com a limitação da poluição luminosa, tendo em vista a preservação da natureza e da biodiversidade em áreas naturais integradas no Geopark Estrela.

ASINFIRE - Asininos na Prevenção de Incêndios para a Resiliência Ecológica
Promotor: Centro de Investigação de Montanha – CIMO – Instituto Politécnico de Bragança
Região e município: Norte - Bragança
O projeto visa reduzir o risco de incêndio das áreas periurbanas das localidades rurais da Reserva da Biosfera da Meseta Ibérica através do desenvolvimento de um modelo de gestão sustentado em serviços ambientais prestados pelos asininos das raças de Miranda e Zamorano Leonês, integrando atuais práticas de pastoreio em matos e florestas com práticas inovadoras de gestão florestal com recurso à tração animal.

OLIVOTEC- Valorização Tecnológica de Azeites de Territórios do Interior de Portugal
Promotor: LEAF - Linking Landscape, Environment, Agriculture and Food – Instituto Superior de Agronomia
Região e município: Centro – Castelo Branco
O projeto visa desenvolver, promover e valorizar produtos do olival para o mercado nacional e internacional, com destaque para a diversificação de azeites virgem extra/premium, com propriedades de saúde reconhecidas.

TERRASAFE.PT - TErrestrial Resilience & RestorAtion Strategies to combat dEsertification in PorTugal
Promotor: Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM) – Universidade de Aveiro
Região e município: Centro – Idanha-a-Nova
O projeto visa capacitar as comunidades locais com ferramentas de combate à desertificação, disponibilizando soluções inovadoras sustentáveis para diminuir a degradação do solo e aumentar a disponibilidade hídrica em áreas vulneráveis de Idanha-a-Nova, Castelo Branco e Nisa.

SILVA – Tradições Alimentares Associadas à Vegetação Arbustiva do Montado com Vista à Diversificação
Promotor: CHAIA - Centro de História da Arte e Investigação Artística – Universidade de Évora
Região e município: Alentejo - Évora
O projeto irá promover a recolha dos conhecimentos tradicionais sobre aproveitamento para a alimentação humana da vegetação arbustiva do montado/dehesa no Alentejo e Algarve interiores, com o objetivo contribuir para a revalorização desta vegetação.

PROJETOS PILOTO INOVADORES

AquaClean – Monitorização e remoção de disruptores endócrinos em águas superficiais
Promotor: CICS-UBI - Centro de Investigação em Ciências da Saúde
Domínio temático: Prevenção de riscos naturais, reforço da capacidade de adaptação às alterações climáticas e gestão eficiente dos recursos
Região e município: Centro - Covilhã
Este projeto tem por objetivo monitorizar os disruptores endócrinos (EDCs) em águas superficiais a montante das estações de tratamento de água para abastecimento público e implementar tecnologias inovadoras para mitigar o respetivo impacto na saúde e promover a economia circular através da.

Inteligência Artificial na Otimização da Rega para Olivais Resilientes às Alterações Climáticas
Promotor: Centro de Matemática da Universidade do Minho
Região e município: Norte – Vila Flor
O projeto propõe-se desenvolver um sistema de Inteligência Artificial (IA) capaz de prever e monitorizar as necessidades hídricas e de potássio com base na previsão das condições atmosféricas e do solo.

NativeSkin - Valorização da fauna e flora do interior de Portugal para produção sustentável de couro
Promotor: Maia & Muller - Biotech, Lda
Domínio temático: Criação ou consolidação de polos de atividade e inovação empresarial
Região e município: Norte – Vila Real
O projeto consiste na criação de novos métodos de curtimenta de pele animal cultivada em laboratório utilizando extratos vegetais ricos em compostos fenólicos com origem em desperdícios/subprodutos de indústrias agroflorestais e silvícolas do interior de Portugal, tendo como objetivo a entrada no mercado do couro de luxo.

MEP VISIT
Promotor: Marques de Aguiar, Arquitectura e Urbanismo, Lda
Domínio temático: Valorização do capital simbólico e da capacidade de reconhecimento internacional
Região e município: Centro – Idanha-a-Nova
O projeto tem como objetivo a implementação de um novo produto turístico de valor acrescentado na região transfronteiriça do centro interior de Portugal, tirando partido do espólio do Museu Experimenta Paisagem (7 obras de arte e 7 trilhos culturais) para a criação de conteúdos de atração turística, de uma infraestrutura digital de suporte a consultas e reservas de visitantes e de materiais de divulgação, assegurando ainda ações de formação e capacitação de guias e campanhas de promoção nacional e internacional.

ValorCannBio-Valorização de subprodutos da canábis medicinal como biopesticida para o olival
Promotor: InnovPlantProtect - Associação
Região e município: Alentejo - Elvas
O projeto tem como principal objetivo valorizar a biomassa excedente da produção de canábis medicinal (Cannabis sativa) como biopesticida (biofungicida e biocida) no contexto do combate às doenças do olival.

Nutr&ssencial - Desenvolvimento de alternativas proteicas com propriedades nutricionais melhoradas
Promotor: AFONSO, LOPES & CIA, LDA.
Região e município: Norte - Bragança
O projeto visa promover a inovação na indústria alimentar através da produção sustentável de micélios biofortificados com ferro e selénio e do desenvolvimento de produtos proteicos derivados e de desenvolvimento de produtos análogos de carne a partir do micélio biofortificado.

Óleos essenciais como estratégia integrada para responder aos desafios da produção de ruminantes
Promotor: Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo
Região e município: Alentejo - Beja
O projeto visa explorar a utilização de óleos essenciais mediterrânicos numa estratégia integrada que permita responder aos três grandes desafios da produção de ruminantes: mitigação da produção de metano (CH4), melhoria do valor nutricional da gordura e redução do uso de fármacos sintéticos como antibióticos e antiparasitários.

PrOryza: Desenvolvimento de arroz luso termotolerante - análise genética e reprodutiva
Promotor: Universidade do Porto
Região e município: Alentejo - Montemor-o-Novo
O projeto visa contribuir para o melhoramento genético de variedades portuguesas de arroz (Oryza sativa L.) de forma a aumentar a sua tolerância às alterações climáticas, melhorando simultaneamente a sua produtividade.

INOVÁGUA
Promotor: CTGA - Centro Tecnológico de Gestão Ambiental, Lda
Região e município: Norte - Bragança
O projeto consiste na monitorização da qualidade das massas de água próximas dos pontos de descarga de efluentes de unidades de tratamento de águas residuais e na instalação à escala piloto de barreiras reativas permeáveis, como soluções de baixo custo para melhorar a qualidade dos efluentes, visando a reutilização como águas de rega e irrigação em agricultura.

Sucedâneos de café de bolota: Bioeconomia sustentável para a dinamização do montado (Oakoffee)
Promotor: Landratech, Lda
Região e município: Centro – Castelo Branco
O projeto tem por objetivo revitalizar o montado/dehesa como fonte de matéria-prima para sucedâneos de café, com baixa pegada ecológica e elevado valor nutricional.

Zelando pelas tradições: Os produtos da colmeia na valorização e conservação de queijos artesanais (BEE4CHEESE)
Promotor: REQUIMTE - Laboratório Associado para a Química Verde (LAQV)
Região e município: Norte - Bragança
O projeto visa contribuir para promover a utilização de produtos da colmeia (mel, pólen apícola e própolis) na conservação dos queijos artesanais do interior de Portugal, mobilizando modelos de análise baseados em Inteligência Artificial.

NURTURE: Novel Understanding and Research for Transforming Unused Food Resources
Promotor: CFER - Centre for Food Education and Research, Lda
Região e município: Centro - Fundão
O projeto visa desenvolver um centro de valorização e comercialização de subprodutos e excedentes da agricultura da região de forma a reduzir o desperdício e criar oportunidades para a diversificação de fontes de rendimento dos agricultores, atraindo investimento especializado e novos trabalhadores.

Naturing - Ingredientes naturais para o desenvolvimento de produtos alimentares inclusivos
Promotor: TECPAN – Tecnologia e produtos para pastelaria e panificação, Lda
Região e município: Norte - Mirandela
O projeto visa o desenvolvimento de ingredientes naturais para aplicação na elaboração de molhos (NatSauce) e cremes e recheios (NatCream) inclusivos, sustentáveis e mais saudáveis, através de um processo baseado na preparação de partículas bioativas de base natural para produção de emulsões com textura, consistência e estabilidade comparável à de produtos tradicionais, mas com baixo teor de gordura, isentas de ovos e com benefícios funcionais.

Activar - Comunidades locais e as origens da paisagem agrícola do Barroso
Promotor: ERA - Arqueologia S.A.
Região e município: Norte - Montalegre
O projeto visa valorizar o património cultural das origens do Barroso através da criação de uma plataforma digital de acesso aberto e disponível no Ecomuseu do Barroso, da recolha participativa de memórias e da criação de produtos que contribuam para a renovação e rentabilização de investimentos dos municípios de Boticas e Montalegre.

Capota Circular Feed – Projeto piloto sobre a utilização da capota de amêndoa na alimentação animal
Promotor: APFS - Associação e Promoção de Frutos Secos
Região e município: Alentejo - Beja
O projeto visa encontrar soluções para o aproveitamento e valorização da capota de amêndoa enquanto subproduto agrícola, através do seu aproveitamento para a alimentação animal nacional, fortemente condicionada pelas alterações climáticas e pelo contexto internacional.

Sustain4est – Desenvolvimento de ferramenta de quantificação da pegada ambiental e pegada de carbono
Promotor: SerQ - Centro de Inovação e Competências da Floresta Associação
Região e município: Centro - Sertã
O projeto visa o desenvolvimento de uma ferramenta de monitorização e cálculo da pegada ambiental e pegada de carbono de produtos provenientes de povoamentos florestais e de operações de gestão florestal.

QI 4.0 – Queijo Serpa DOP – A Inteligência Artificial na Produção Artesanal
Promotor: APS - Associação de Produtores Queijo Serpa
Região e município: Alentejo - Serpa
O projeto visa desenvolver e aplicar algoritmos para a monitorização do processo de cura do Queijo Serpa DOP através da experimentação e testagem de ferramentas digitais e de conceitos baseados em “machine learning”, de forma a permitir uma melhoria qualitativa do produto final, maior garantia da segurança alimentar, menor impacto ambiental e maior sustentabilidade.

Dark Sky® Alqueva: A Star Destination
Promotor: Associação Dark Sky
Região e município: Alentejo - Reguengos de Monsaraz
O projeto destina-se a valorizar o céu noturno enquanto património em torno do Alqueva, com vista ao seu reconhecimento internacional nas vertentes ambiental, paisagística e patrimonial.

IDEIAS INOVADORAS

MediHive - Sistema 3D de Microcanais de Cera de Abelha para Autoadministração de Fármacos
Região: Centro
Desenvolvimento de um sistema reutilizável 3D de microcanais à base de cera de abelha para auto-administração de fármacos.

AQUA-ADIP–Aplicação das águas termais de Unhais da Serra na redução da inflamação no tecido adiposo
Região: Centro
Investigação dos efeitos das águas minerais sulfurosas de Unhais da Serra na supressão dos estados inflamatório e oxidante associados à obesidade.

WildForSe - Inovação na produção de plantas silvestres comestíveis enriquecidas com selénio
Região: Norte
Seleção de espécies silvestres comestíveis, endémicas de Trás-os-Montes para produção de microvegetais enriquecidos com selénio utilizando técnicas de hidroponia.

Silence4
Região: Centro
Desenvolvimento de um conjugado terapêutico capaz de atuar no silenciamento do oncogene responsável pela progressão do cancro.

Pão de centeio de Trás-os-Montes fortificado com proteínas do soro de leite
Instituição Ensino Superior: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Região: Norte
Desenvolvimento de um novo produto alimentar à base de cereais autóctones da região de Trás-os-Montes fortificados com proteínas do soro de leite, um dos principais subprodutos da indústria de laticínios.

V&W_Explore - Valorizar novas castas como estratégia de adaptação às alterações climáticas
Instituição Ensino Superior: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Região: Norte
Exploração do potencial enológico de 4 castas de videira pouco cultivadas a nível nacional com base na pré-seleção de variedades com características desejáveis para o setor vitivinícola.

Ação reparadora do pilriteiro e dos favos de mel de urze
Instituição Ensino Superior: Universidade da Beira Interior
Domínio temático: Criação ou consolidação de polos de atividade e inovação
Região: Centro
Desenvolvimento de um creme tópico com extrato de pilriteiro e favos de mel de urze capaz de melhorar a cicatrização de lesões/feridas e combater o envelhecimento da pele.

FEnOil: Aplicação Cosmética e Terapêutica do óleo essencial de sementes de funcho
Região: Norte
Aplicação cosmética e terapêutica do óleo essencial de sementes de funcho (Foeniculum vulgare).

BioPackSaliva - Embalagem sustentável à base de soro do leite para recolha de saliva
Região: Centro
Utilização do soro do leite para o desenvolvimento de filmes de proteínas como alternativa ao plástico nos recipientes de recolha de amostras biológicas.

A.S.H.E.S.: Acorn Shell Harvesting for Ecological Sustainability
Região: Centro
Aproveitamento do pericarpo da bolota da azinheira, para a criação de um suplemento nutricional com baixo teor lipídico, alto teor proteico e capacidade antioxidante.

2BeeVigil - Monitorização Inteligente de apiários
Região: Centro
Criação de um sistema modular de sensores e Inteligência Artificial para monitorização de apiários de Apis melífera (colmeias).

Social CARE institutions as a hub TO iMprOve ciRcularity practices and Energy literacy – Care2MORE
Região: Centro
Criação de um “hub” de sustentabilidade baseado numa parceria entre uma entidade do Terceiro Setor e uma Escola Básica do concelho da Covilhã.

Paisagens de Cuidado e Domesticidade
Região: Centro
Mapear o espaço habitacional e doméstico do país de origem dos migrantes acolhidos no Fundão para criação de um arquivo digital interativo e multilingue.

SymUp: Relacionar Resíduos e Recursos na Promoção da Simbiose Industrial e da Economia Circular
Região: Centro
Aplicação informática de simbiose industrial que promove a economia circular e a gestão de resíduos em zonas urbanas e rurais.

Waste4Health – Ingredientes naturais provenientes de biorresíduos para desenvolvimento de produtos
Região: Norte
Potenciar a redução do desperdício alimentar através da exploração e valorização de subprodutos e resíduos agroalimentares na produção de um concentrado de compostos fenólicos, de fibras e de proteínas.

SOS papás
Região: Norte
Desenvolvimento de um stick para tratamento de feridas ligeiras das crianças à base de celidónia-maior (Chelidonium majus L.).