Projetos de inclusão de migrantes, de capacitação de jovens e de reinserção social recebem apoio de 700 mil euros

• Prémio BPI Fundação ”la Caixa” Solidário apoia 24 projetos destinados em facilitar o desenvolvimento integral e o processo de inclusão social de cerca de 5.000 pessoas em situação de vulnerabilidade.
  • Criado em 2016, o Prémio Solidário já apoiou 129 projetos no valor de 4,3 M.€, beneficiando mais de 32.000 pessoas.
  • Em 30 edições dos cinco prémios BPI Fundação ”la Caixa” - Infância, Seniores, Solidário, Capacitar e Rural – foram atribuídos mais de 20 milhões de euros a 696 projetos.

A 6ª edição do Prémio BPI Fundação ”la Caixa” Solidário atribuiu hoje 700 mil euros a 24 projetos de instituições sociais. As candidaturas vencedoras receberam em média 29 mil euros e vão apoiar 5.000 pessoas em situação de vulnerabilidade. A iniciativa recebeu 114 candidaturas, que foram objeto de uma avaliação objetiva dos projetos e das linhas prioritárias estabelecidas.

Entre as candidaturas vencedoras encontram-se programas destinados a apoiar os mais diversos grupos em situação vulnerável: capacitação e empreendedorismo dirigido a mulheres migrantes; criação ou ampliação de negócios solidários; reintegração laboral de pessoas com mais de 50 anos; capacitação de jovens NEET (não trabalham, não estudam nem seguem uma formação); programa educativo tecnológico que desafia reclusos a desenvolverem aplicações para smartphones ou tablets; acesso gratuito a apoio psicossocial, alimentar e de saúde; entre outros.

Está disponível mais informação sobre o âmbito de atuação e os objetivos de cada projeto na página do Prémio Solidário.

Os projetos hoje distinguidos pretendem dar respostas sociais a necessidades prementes, nomeadamente: melhorar a empregabilidade e apoiar os processos de inserção sociolaboral de pessoas vulneráveis; promover a gestão da diversidade e a mediação comunitária; assegurar o acesso a bens e serviços básicos; dinamizar a atenção psicossocial e a capacitação no contexto familiar e comunitário; facilitar o acompanhamento de pessoas sem-abrigo no âmbito do seu processo de início de inclusão social; entre outros.

O Prémio Solidário resulta de uma iniciativa conjunta do BPI e da Fundação ”la Caixa” e apoia o trabalho de entidades do terceiro setor, através do financiamento de projetos destinados a facilitar o desenvolvimento integral e o processo de inclusão social das pessoas em situação de vulnerabilidade, potenciando as suas capacidades e favorecendo a igualdade de oportunidades.

Criado em 2016, o Prémio Solidário atribuiu, em seis edições, cerca de 4,3 M.€ a 129 projetos, beneficiando mais de 32.000 pessoas em situação de vulnerabilidade, contribuindo para a construção de uma sociedade mais inclusiva.

Prémios BPI Fundação ”la Caixa” – 20,3 milhões de euros em apoios desde 2010
Os Prémios BPI Fundação  ”la Caixa”, com uma dotação total aumentada para 4 milhões de euros em 2021, são atribuídos anualmente a fim de apoiar projetos de instituições privadas sem fins lucrativos. Os Prémios – Capacitar, Solidário, Seniores, Infância e Rural - inserem-se na política de responsabilidade social do BPI e são financiados pela Fundação ”la Caixa”. Este programa foi distinguido com o Prémio Nacional de Sustentabilidade, atribuído este ano, pela primeira vez, por iniciativa do grupo Cofina.

Desde 2010, foram concluídas no total 30 edições dos cinco prémios, que permitiram atribuir mais de 20,3 M.€ a 696 projetos que promovem a melhoria da qualidade de vida de pessoas em situação de vulnerabilidade social.

O BPI e a Fundação ”la Caixa” estabeleceram um acordo de colaboração para o desenvolvimento de projetos de carácter social e cultural em Portugal após a entrada do BPI no grupo CaixaBank.

Projetos distinguidos no Prémio BPI Fundação ”la Caixa” Solidário 2021
Foram distinguidos os projetos das seguintes 24 instituições:
AC-Associação Cuidadores, melhorar a vida de quem cuida | Ad Gentes - Associação Leigos Missionários da Consolata | AI9 PT - Associação Portuguesa para a Inovação e Empreendedorismo Social e Digital | Amanhecer Esperança – Associação | Associação A4 - Acolher, Aceitar, Agir, Adaptar | Associação Ares do Pinhal |Associação de Moradores do Complexo Habitacional de Ringe | Associação dNovo | Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal | Associação Social Recreativa Cultural Bem Fazer Vai Avante | Associação Terra dos Sonhos | BADL - Bairros Associação de Desenvolvimento Local | Banco Alimentar Contra a Fome do Algarve | CDI Portugal | Comunidade Hindu de Portugal | Comunidade Vida e Paz | CONFIAR - Associação de Fraternidade Prisional – Portugal | Cozinha com Alma | CRESCER | Instituto de Desenvolvimento e Inclusão Social – IDIS | Mundo A Sorrir - Associação de Médicos Dentistas Solidários | Oikos | Santa Casa da Misericórdia de Sintra |Youth Coop