Projetos regionais vão receber 1,5 milhões de euros para combater a pobreza e a desigualdade

• 4ª edição da Iniciativa Social Descentralizada (ISD), promovida pelo BPI e a Fundação ”la Caixa”, vai apoiar em todo o país projetos de instituições de carácter social com impacto local.
  • Desde 2020, a Iniciativa Social Descentralizada apoiou mais de 500 projetos de inclusão social que ajudaram mais de 100 mil pessoas.
O BPI e a Fundação ”la Caixa” lançam hoje a 4ª edição da Iniciativa Social Descentralizada (ISD 2023) que se destina a apoiar projetos de inclusão social de âmbito local promovidos por instituições privadas ou públicas sem fins lucrativos, que sejam Clientes BPI, através das Redes Comerciais do Banco – Particulares, Empresas e Institucionais.

Com uma dotação reforçada para 1,5 milhões de euros, a ISD 2023 é promovida pelo BPI e Fundação ”la Caixa” e conta com a colaboração de cerca de 325 unidades comerciais do BPI - balcões, e centros de empresas – que, em todos os distritos e nas regiões autónomas dos Açores e da Madeira, podem selecionar os melhores projetos sociais locais.

Os apoios da ISD 2023 destinam-se a projetos sociais que promovam a melhoria da qualidade de vida e a igualdade de oportunidades dos setores mais vulneráveis da sociedade: crianças, adolescentes e jovens em situação de pobreza; pessoas com mais de 65 anos, em especial as que vivem em situação de solidão; pessoas com deficiência; inserção laboral; saúde, doença ou incapacidade permanente; interculturalidade e coesão social.

Desde 2020, a Iniciativa Social Descentralizada apoiou 500 projetos sociais de âmbito local que ajudaram mais de 100 mil pessoas.

O BPI e a Fundação ”la Caixa” estabeleceram um acordo de colaboração para o desenvolvimento de projetos de carácter social e cultural em Portugal após a entrada do BPI no grupo CaixaBank.

Em Portugal, epicentro da sua atividade internacional, a Fundação potencia projetos estratégicos que visam combater a pobreza e a exclusão, proporcionar emprego a pessoas em situação de vulnerabilidade e apoiar as pessoas idosas.

Nos seus cinco anos de atividade em Portugal, a Fundação investiu mais de 136 milhões de euros no país, destinados ao desenvolvimento de iniciativas sociais, científicas, educacionais e culturais. Em 2023, a previsão é chegar aos 50 milhões de euros de investimento social.