Renovação do BPI Monumental distinguida com certificação LiderA

• Nesta certificação, foi atingida a classe A+, o que significa que o Monumental foi certificado como sendo de elevado grau de procura da sustentabilidade, sendo quatro vezes melhor comparativamente à prática usual das renovações de escritórios.
A renovação do BPI Monumental foi distinguida com a certificação LiderA – Sistema de avaliação da sustentabilidade. O sistema foi desenvolvido por Manuel Duarte Pinheiro, Professor Catedrático do Departamento Engenharia Civil, Arquitetura e Ambiente, Ambiente, Técnico, Universidade de Lisboa, e é uma marca registada portuguesa desde 2007.

O sistema voluntário para a certificação da sustentabilidade nos edifícios LiderA, na sua nova versão LiderA4all, certifica a renovação do interior do Edifício Monumental efetuada pelo BPI como de elevado grau de procura da sustentabilidade, com a classe A+, sendo quatro vezes melhor comparativamente à prática usual das renovações de escritórios.

O LiderA tem vindo a ser utilizado no apoio à procura de soluções em fase de planos e projetos de edifícios e zonas urbanas e na avaliação do posicionamento da sustentabilidade. Tem certificado dezenas de edifícios, quer decorrentes de reabilitação, quer novos, quer existentes, tanto de serviços como residenciais, nomeadamente a sede da EDP, vários edifícios da Decathlon e do Lisbon Green Valley, em Sintra. Além disso, este é o sistema referenciado para certificação ambiental pelo Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) para majoração do investimento na habitação a custos controlados.

Nas soluções implementadas na renovação do Monumental promovida pelo BPI, destacam-se os seguintes aspetos:
  • o layout promove estratégias bioclimáticas e sistemas que maximizam luminosidade, conforto térmico no interior, controlo dos níveis de ruído e centralização dos espaços técnicos;
  • uso de mais de 75% de materiais com matérias de origem responsável – priorização de materiais recicláveis e de origem nacional. Os materiais selecionados revelam preocupações ambientais, tais como, a durabilidade, reciclagem e o baixo impacto ambiental, tanto na sua produção, como no transporte e instalação (são exemplos a utilização de burel e cortiça portuguesa em insonorização e acabamentos);
  • biofilia (incorporação de plantas naturais preservadas para trazer mais conforto e qualidade ao ambiente); torneiras com redutor de caudal e autoclismo com controlo de descarga;
  • separação de resíduos;
  • sistema de gestão centralizada, que permite a otimização de consumos através da monitorização e controlo de energia, com o recurso à Domótica e tecnologia Nextbitt.
  • gestão térmica (substituição das máquinas de ar condicionado e reorientação das grelhas de ventilação);
  • utilização única de luminárias LED;
  • melhoria do conforto e do desempenho dos Colaboradores (Workshops), com linhas gráficas e dinâmicas marcadas pelo contraste de cores, formas ortogonais e linhas contínuas, com elevadas condições de boa qualidade do ar, iluminação (forte componente natural, complementada pela colocação de lâmpadas LED reguláveis e de baixo consumo) e acústica (utilização de materiais de elevada insonorização no teto, paredes e chão);
  • maior flexibilidade no espaço e mobilidade aos Colaboradores, disponibilizando ambientes de trabalho mais descontraídos e informais;
  • espaços adequados a momentos de convívio e que proporcionam maior proximidade entre equipas;
  • aposta na mobilidade sustentável com a disponibilização de lugares de bicicleta e balneários para Colaboradores e Visitantes;
  • substituição da frota automóvel para carros elétricos e híbridos;
  • promoção da digitalização, alterando a forma de comunicar e interagir com os Colaboradores, Clientes e Fornecedores: optando por sistemas de conteúdos digitais e equipamentos audiovisuais sofisticados;
  • conectividade digital com rede wi-fi de alta velocidade, tecnologia e audiovisuais (monitores com ligação sem fios, speakers e sistemas de videoconferência nas salas de reunião);
  • segurança melhorada ao nível dos acessos, sinalética e funcionalidades. Elevada segurança e controlo de informação;
  • sistemas de monitorização ambiental e a Certificação do Sistema de Gestão Ambiental, de acordo com a ISO 14001, também promovendo junto dos Colaboradores uma maior consciencialização e um comportamento ambiental mais responsável.
Esta certificação LiderA comprova que a renovação do Monumental agora promovida pelo BPI dispõe de um excelente desempenho na procura da sustentabilidade.

O LiderA pretende cada vez mais contribuir de forma alargada para orientar e certificar a sustentabilidade na construção de forma que os novos edifícios, edifícios reabilitados ou renovados, bem como as zonas urbanas possam atingir esse objetivo.