Resultados BPI: Lucro consolidado de €201 milhões, crédito cresce 8% e depósitos 9%

BPI obteve um resultado consolidado de 201 M.€ no 1º semestre 2022, crescendo 9% em relação ao mesmo período de 2021 (185 M.€).

A atividade em Portugal contribuiu com 85 M.€, o que corresponde a um aumento de 17% relativamente ao semestre homólogo de 2021 excluindo extraordinários (ganho com a venda de créditos não produtivos e custos com reformas antecipadas e rescisões voluntárias).

As participações no BFA e BCI tiveram um contributo de 100 M.€ e 17 M.€ para o resultado consolidado do semestre, respetivamente.

O BPI registou crescimentos homólogos de 8% no crédito e 9% nos depósitos de clientes, com ganhos de quota de mercado. Os proveitos da atividade comercial cresceram 6% e, a par com custos controlados e um custo do risco de 9 bps (não anualizado), traduziu-se numa melhoria da rentabilidade dos capitais próprios tangíveis recorrentes em Portugal para 6.4% (últimos 12 meses).

João Pedro Oliveira e Costa, Presidente Executivo do BPI, destaca: “Os resultados alcançados neste semestre espelham a consistência do forte dinamismo comercial do BPI, assente num círculo virtuoso de investimento, inovação, crescimento e sustentabilidade. A grande solidez financeira do Banco permite-nos continuar a apoiar as famílias e as empresas num contexto marcado por alguma incerteza económica. Este compromisso com a sociedade abrange igualmente a inclusão social, com recursos e iniciativas concretas, dentro do nosso modelo de Banca Responsável. O BPI e a Fundação “la Caixa” são, já hoje, as principais entidades privadas no domínio dos apoios sociais em Portugal e vão continuar a aprofundar esse compromisso nos próximos anos”.

DESTAQUES

BPI É O 'MELHOR BANCO EM PORTUGAL 2022’ pela revista Euromoney, no âmbito dos Euromoney Awards for Excellence

FORTE APOIO ÀS FAMÍLIAS E ÀS EMPRESAS:
• Carteira de Crédito aumenta 2.2 mil M.€ yoy (+8%).
• Carteira de crédito à habitação cresce 11% yoy e a empresas 8% yoy.
• Contratação de crédito hipotecário cresce 37%. Quota de mercado de 17.6%.
• Depósitos de Clientes sobem 2.4 mil M.€ yoy (+9%).

GRANDE SOLIDEZ FINANCEIRA E BAIXO RISCO:
• Rácio NPE de 1.6%. Cobertura de NPE por imparidades e colaterais de 145%.
• Rácios de capital: CET1 de 13.6% e capital total de 17.3%.

PROVEITOS DA ATIVIDADE COMERCIAL E RENTABILIDADE AUMENTAM:
• Produto bancário comercial cresce 6% yoy para 393 milhões de euros.
• Rentabilidade dos capitais próprios tangíveis (ROTE) recorrente de 6.4%.

COMPROMISSO SOCIAL EM COLABORAÇÃO COM A FUNDAÇÃO ”LA CAIXA” :
• Plano Diretor de Sustentabilidade prevê 120 M.€ e apoio a 200 mil pessoas em 3 anos.
• Programa BPI Voluntariado contou com 69 iniciativas, 761 voluntários e mais de 9 000 beneficiários neste semestre.