Resultados BPI: Lucro consolidado de 256M.€. Resultado Líquido em Portugal de 199M.€

O BPI obteve um resultado consolidado de 256 M.€ no primeiro semestre de 2023, o que representa uma subida de 26% em comparação com os 203 M.€ registados no período homólogo do ano anterior. A atividade em Portugal contribuiu com 199 M.€, o que corresponde a um aumento de 130% relativamente ao primeiro semestre de 2022 (87 M.€).  As participações no BFA e BCI tiveram um contributo de 41 M.€ e 17 M.€ para o resultado consolidado, respetivamente. O BPI registou um crescimento homólogo de 4% no crédito, enquanto os depósitos de Clientes diminuíram 4%, embora tenham recuperado no segundo trimestre. Os proveitos da atividade comercial cresceram 50% o que, a par com um aumento de 13% dos custos e um custo do risco de 0.23%, se traduziu numa melhoria da rentabilidade dos capitais próprios tangíveis recorrentes em Portugal para 11.6% (+5 p.p. nos últimos 12 meses).

João Pedro Oliveira e Costa, Presidente Executivo do BPI, salientou: “O primeiro semestre fica marcado pela resiliência da economia portuguesa no ajustamento ao novo ciclo de política monetária. O BPI mantém uma posição financeira sólida e uma capitalização confortável, a par de um forte dinamismo comercial, que nos tem permitido ganhar quota de mercado no crédito às famílias e empresas e aumentar a rentabilidade. Paralelamente, a robustez do balanço do Banco tem permitido reforçar significativamente a capacidade de investimento em tecnologia e inovação. O BPI vai continuar a apoiar a sociedade, uma vez que o atual ambiente económico continua a exigir uma atenção especial aos que estão verdadeiramente vulneráveis”.

APOIO ÀS FAMÍLIAS E EMPRESAS:

• Carteira de Crédito aumenta 1.1 Bi.€ yoy (+4%).
  • Carteira de crédito à habitação aumenta 5% yoy. Quota de mercado na carteira de crédito habitação sobe para 14.2% e na contratação sobe para 18.5%.
  • Carteira de crédito a empresas aumenta 2% yoy.

SOLIDEZ FINANCEIRA E BAIXO RISCO:
  • Rácio NPE de 1.6%, o melhor do sector em Portugal. Cobertura de NPE por imparidades e colaterais de 150%.
  • Rácios de capital: CET1 de 14.3% e capital total de 18.2%.

PROVEITOS IMPULSIONAM RENTABILIDADE E EFICIÊNCIA NA ATIVIDADE EM PORTUGAL
  • Produto bancário comercial cresce 50% yoy, para 594 M.€.
  • Rentabilidade dos capitais próprios tangíveis (ROTE) recorrentes sobe para 11.6%.
  • Rácio de eficiência core (cost-to-income core) melhora 6.4 p.p. ytd, alcançando 43.6% em junho de 2023.

BANCA DIGITAL: MAIS 112 MIL UTILIZADORES ATIVOS DA BPI APP
  • 903 mil utilizadores de canais digitais.
  • 112 mil novos utilizadores ativos na BPI App nos últimos 12 meses.
  • 31% das vendas de produtos foco são iniciadas nos canais digitais.

COMPROMISSO COM A SUSTENTABILIDADE
  • Três em quatro Colaboradores registados na plataforma BPI Voluntariado.
  • 285 M.€ em operações de empréstimos obrigacionistas ESG.

REPUTAÇÃO
  • BPI Private é o Melhor Private Banking em Portugal, segundo a Euromoney.