Resultados BPI: Lucro consolidado de 286 milhões de euros, crédito cresce 7% e depósitos 8%

O BPI obteve um resultado consolidado de 286 M.€ nos primeiros nove meses de 2022, o que representa uma subida de 18% face ao mesmo período de 2021 (242 M.€). A atividade em Portugal contribuiu com 159 M.€, o que corresponde a um aumento de 25% relativamente ao período homólogo de 2021. As participações no BFA e BCI tiveram um contributo de 102 M.€ e 25 M.€ para o resultado consolidado dos primeiros nove meses, respetivamente. O BPI registou crescimentos homólogos de 7% no crédito e 8% nos depósitos de clientes, com ganhos de quota de mercado. Os proveitos da atividade comercial cresceram 9% e, a par com um aumento de 3% dos custos e um custo do risco de 16 bps (últimos 12 meses), traduziu-se numa melhoria da rentabilidade dos capitais próprios tangíveis recorrentes em Portugal para 7.3% (últimos 12 meses).

João Pedro Oliveira e Costa, Presidente Executivo do BPI, destaca: “O BPI mantém uma posição financeira sólida, assente num forte dinamismo comercial, que nos tem permitido ganhar quota de mercado nos diversos segmentos de negócio e melhorar a rentabilidade. O Banco está preparado para continuar a dar um apoio decisivo às famílias, empresas e sociedade, num cenário de incerteza quanto à extensão e duração dos impactos da situação geopolítica e económica a nível internacional. Olhamos para os próximos exercícios com muita prudência, com a confiança de termos uma capitalização confortável, o melhor risco de crédito em Portugal, uma equipa focada e a capacidade de investir em tecnologia e inovação”.

FORTE APOIO ÀS FAMÍLIAS E ÀS EMPRESAS:
• Carteira de Crédito aumenta 1.8 mil M.€ yoy (+7%).
• Carteira de crédito à habitação cresce 10% yoy e a empresas 4% yoy.
• Contratação de crédito hipotecário cresce 24%. Quota de mercado de 16.5% na contratação ytd.
• Depósitos de Clientes sobem 2.3 mil M.€ yoy (+8%).

AUMENTO DO VOLUME DE NEGÓCIOS IMPULSIONA RENTABILIDADE
• Produto bancário comercial cresce 9% yoy para 614 milhões de euros.
• Rentabilidade dos capitais próprios tangíveis (ROTE) recorrente de 7.3%.

GRANDE SOLIDEZ FINANCEIRA E BAIXO RISCO:
• Rácio NPE de 1.4%. Cobertura de NPE por imparidades e colaterais de 153%.
• Rácios de capital: CET1 de 13.5% e capital total de 17.1%.

FORTE COMPROMISSO COM A SOCIEDADE E A SUSTENTABILIDADE:
• Plano Diretor de Sustentabilidade prevê 120 M.€ e apoio a 200 mil pessoas em 3 anos, em colaboração com a Fundação ”la Caixa”.
• 4 Bi.€ em volume de negócio sustentável até 2024
• Nos primeiros nove meses de 2022, o programa BPI Voluntariado contou com 76 iniciativas, 803 voluntários e mais de 9.510 beneficiários.

BPI É O ‘MELHOR PRIVATE BANKING EM PORTUGAL 2022’ pelas revistas The Banker e PWM, no âmbito dos Global Private Banking Awards