Resultados BPI: Lucro Consolidado de 307 M.€, Recursos de Clientes crescem 9% e Crédito 7.1%

O BPI registou no exercício de 2021 um lucro consolidado de 307 M.€ (vs. 105 M.€ em 2020).

Na atividade em Portugal, o resultado líquido recorrente do BPI ascendeu a 200 M.€, que compara com os 84 M.€ registados em 2020. O resultado como reportado em Portugal, que inclui custos não recorrentes com reformas antecipadas e rescisões voluntárias, ascendeu a 179 M.€ em 2021 (66 M.€ no ano anterior). O contributo da participação no BFA para o resultado consolidado foi de 106 M.€ (que inclui os 40 M.€ do dividendo de 2020 e 50 M.€ da distribuição de reservas reconhecidos em resultados). O contributo da participação no BCI foi de 23 M.€ em 2021.

João Pedro Oliveira e Costa, Presidente Executivo do BPI, destaca: “Os resultados de 2021 mostram que o BPI está numa forte posição para continuar a apoiar as famílias e as empresas no caminho para a recuperação económica. O Banco continua a investir na qualidade dos serviços, na expansão da Banca digital e na melhoria da experiência dos Clientes, o que explica a confiança que os mesmos depositam no BPI, evidenciada pelo crescimento das quotas de mercado. Iniciamos agora um novo exercício com a confiança de dispor de uma elevada capitalização e posição de liquidez, uma equipa coesa e uma visão estratégica para o crescimento e a sustentabilidade, para a qual contamos também com o apoio do nosso acionista CaixaBank”.

DESTAQUES

FORTE CRESCIMENTO COMERCIAL

• Recursos totais de Clientes sobem 3.3 mil M.€ yoy (9%).
  • Carteira de Crédito aumenta 1.8 mil M.€ yoy (+7.1%).

PROVEITOS CRESCEM, EFICIÊNCIA E RENTABILIDADE MELHORAM:

• Produto bancário cresce 7.6% yoy.
  • Rentabilidade sobe para 6.8%.

GRANDE SOLIDEZ ECONÓMICA E FINANCEIRA:

• Rácio NPE (definição EBA) de 1.6% (-0.1 p.p. yoy). Cobertura de NPE por imparidades e colaterais de 149%.
  • Rácios de capital: CET1 de 14.2% e capital total de 17.4%.

BANCA DIGITAL - MAIS UTILIZADORES, MAIS VENDAS, MELHOR EXPERIÊNCIA:

• 772 mil clientes são utilizadores regulares de banca digital, dos quais 537 mil usam a BPI App (75 mil novos utilizadores em 2021).
  • 71% das vendas de soluções de poupança, crédito pessoal e outros produtos financeiros são iniciadas nos canais digitais.

RATING DO BPI EM INVESTMENT GRADE NAS TRÊS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS:

• Ratings de Dívida sénior “investment grade” com perspetiva Estável pelas três principais agências: Moody’s (Baa2); Fitch (BBB+) S&P (BBB).

COMPROMISSO COM AS PESSOAS, A SOCIEDADE E O AMBIENTE

• 30 M.€ no apoio à Sociedade com a Fundação ”la Caixa”.
  • BPI foi considerado o Banco Mais Reputado, segundo o mais recente estudo da consultora OnStrategy