Resultados BPI 1ºT 2021: Lucro consolidado sobe para 60 M.€., recursos (+9.7%) e crédito (+6.2%) crescem

O BPI registou no primeiro trimestre de 2021 um lucro consolidado de 60 M.€ (vs. 6 M.€ no trimestre homólogo de 2020). Na atividade em Portugal, o BPI obteve um resultado líquido de 54 M.€, que compara com os 4 M.€ registados no período homólogo do ano passado, quando se registaram imparidades significativas para prevenir potenciais impactos da pandemia. O contributo das participações minoritárias no BFA e BCI foi de 6 M.€ no trimestre.

João Pedro Oliveira e Costa, Presidente Executivo do BPI, destaca: “O 1º trimestre de 2021 ficou marcado pela forte dinâmica da atividade comercial, que mostra a capacidade do BPI em ajustar-se ao contexto criado pela persistência da pandemia. Registámos um crescimento significativo do produto bancário, assente na resiliência da margem financeira, no aumento da venda de produtos de poupança e investimento (seguros de capitalização e fundos de investimento) e na gestão rigorosa do balanço. E continuamos a ganhar quota de mercado no crédito. Sabemos que o restante ano de 2021 será ainda muito difícil, mas o BPI mostrou que conta com equipas empenhadas e a robustez financeira necessária para continuar a apoiar famílias e empresas, e com a Fundação "la Caixa", reforçar o seu compromisso social”.

Principais destaques

AUMENTO DOS PROVEITOS E MELHORIA DA EFICIÊNCIA

• Produto bancário cresce 17.1% yoy.
  • Rácio de eficiência core melhora para 57.1%.

DINAMISMO COMERCIAL EM CONTEXTO ADVERSO:

• Recursos totais de clientes aumentam 3.3 mil M.€ yoy (9.7%).
  • Depósitos de clientes registam subida expressiva de 11.1% yoy.
  • Carteira de Crédito aumenta 1.5 mil M.€ yoy (+6.2%). Quota sobe para 10.7%.
  • Carteira de crédito a empresas cresce 7.2% yoy.

CAPITALIZAÇÃO ELEVADA, RISCO BAIXO E LIQUIDEZ CONFORTÁVEL:

• Rácio NPE (definição EBA) diminui para 1.5%. Cobertura de NPE aumenta para 154% por imparidades e colaterais.
  • Rácios de capital: CET1 de 14.4%, Tier 1 de 15.9% e capital total de 17.6%.
  • Dívida e depósitos com rating investment grade pelas principais agências de notação internacionais.

MAIS DIGITAL E INOVAÇÃO

• 728 mil clientes são utilizadores regulares de banca digital, dos quais 479 mil com BPI App (+ 59 mil yoy).
  • 97% de todas as transações são realizadas em canais digitais.

MAIS COMPROMISSO SOCIAL: BPI E FUNDAÇÃO “LA CAIXA”

• 30 M.€ em 2021 para quatro áreas: programas sociais, cultura e ciência, investigação e saúde, educação e bolsas.
  • Prémios BPI ”la Caixa” recebem Prémio Nacional de Sustentabilidade e aumentam para 4 M.€ em 2021.
  • 1 M.€ destinados à Iniciativa Social Descentralizada para apoiar projetos sociais locais através das Redes Comerciais do BPI.
(Comunicado de Imprensa na íntegra em Anexo)