Resultados BPI 9M2023: Mais atividade, mais eficiência, melhor resultado

O BPI obteve um resultado consolidado de 390 M.€ nos primeiros nove meses de 2023, o que representa uma subida de 35% em comparação com os 289 M.€ registados no período homólogo do ano anterior. A atividade em Portugal contribuiu com 324 M.€, +162 M.€ face a setembro de 2022. O BPI registou um crescimento homólogo de 3% no crédito, enquanto os recursos de Clientes diminuíram 5%. Os proveitos da atividade comercial cresceram 50% o que, a par com um aumento de 12% dos custos e um custo do risco de 0.23%, se traduziu numa melhoria da rentabilidade dos capitais próprios tangíveis recorrentes em Portugal para 13.7% (+6.3 p.p. nos últimos 12 meses).

João Pedro Oliveira e Costa, Presidente Executivo do BPI, destacou “o bom desempenho do BPI, suportado por uma dinâmica comercial positiva e uma gestão prudente do risco de crédito, num período em que a economia começa a evidenciar sinais de algum abrandamento. O Banco registou crescimentos acima do mercado na produção de crédito, com ganhos de quota no crédito. O rácio de NPE mantém-se em mínimos históricos, enquanto os rácios de liquidez, solvabilidade e cobertura permanecem em níveis elevados, muito acima dos requisitos de supervisão. Esta robustez financeira do BPI permite-nos manter uma significativa capacidade de investimento em inovação tecnológica e na melhoria da experiência do Cliente. Além disso, ajuda-nos a cumprir plenamente o nosso compromisso com a sociedade: apoiar as famílias, as empresas, e os grupos mais vulneráveis. Nesse contexto, vale a pena notar que o BPI tem apoiado todos os Clientes com dificuldades em enfrentar a rápida normalização das taxas de juro, não registando qualquer entrada de imóveis por recuperações de crédito à habitação em 2023”.

PROVEITOS IMPULSIONAM RENTABILIDADE E EFICIÊNCIA

*            Resultado consolidado de 390 M.€ e resultado em Portugal de 324 M.€
*            Produto bancário comercial cresce 50% yoy, para 924 M.€.
*            Rentabilidade dos capitais próprios tangíveis (ROTE) recorrentes sobe para 13.7%.
*            Rácio de eficiência core (cost-to-income core) melhora 9.2 p.p. ytd, alcançando 40.8% em setembro de 2023 (últimos 12 meses).

APOIO ÀS FAMÍLIAS E EMPRESAS:

*            Carteira de Crédito aumenta 0.8 Bi.€ yoy (+3%).
*            Carteira de crédito à habitação aumenta 4% yoy. Quota de mercado na carteira de crédito habitação sobe para 14.4% e na contratação sobe para 19.3% (ago23).
*            Carteira de crédito a empresas aumenta 2% yoy.

SOLIDEZ FINANCEIRA E BAIXO RISCO:

*            Rácio NPE de 1.5%, o melhor do setor em Portugal. Cobertura de NPE por imparidades e colaterais de 158%.
*            Rácios de capital: CET1 de 14.5% e capital total de 18.4%.

BANCA DIGITAL: MAIS 107 MIL UTILIZADORES ATIVOS DA BPI APP

*            919 mil utilizadores de canais digitais.
*            + 107 mil novos utilizadores ativos na BPI App nos últimos 12 meses.
*            32% das vendas de produtos foco são iniciadas nos canais digitais.

COMPROMISSO COM A SUSTENTABILIDADE

*            3ª semana do Voluntariado BPI: 2.500 voluntários participaram, em todo o país, em 200 ações com impacto positivo na sociedade e no ambiente.
*            626 M.€ ytd em operações de financiamento sustentável para particulares e empresas.

BPI