Transportes Urbanos de Braga e BPI contratam Empréstimo Verde de 10 M€ para aquisição de 30 autocarros elétricos

Informação à Imprensa – 24 de abril de 2023

• Empréstimo foi integralmente organizado, montado e subscrito pelo BPI.
  • Investimento reforça estratégia de descarbonização dos TUB e contribuiu para a transição para uma mobilidade limpa e sustentável no concelho de Braga.

Os Transportes Urbanos de Braga (TUB) e o BPI contrataram um Empréstimo Verde (“Green Loan”) no montante de 10 milhões de euros, com um prazo de 12 anos. O empréstimo destina-se a financiar a aquisição de 30 novos autocarros com propulsão 100% elétrica, com zero emissões de gases com efeito de estufa.

O investimento vai reforçar a estratégia de descarbonização do parque de viaturas dos TUB e contribuir para a transição para uma mobilidade limpa e sustentável no concelho de Braga, em sintonia com o Plano Estratégico e de Sustentabilidade 2030 da empresa de transportes e com o Pacto de Mobilidade Empresarial de Braga (PMEB), uma iniciativa promovida pelo BCSD Portugal e pela Câmara Municipal de Braga.

O empréstimo foi integralmente organizado, montado e subscrito pelo BPI, que reforça assim o seu papel de financiador de referência das empresas portuguesas, através da adoção de soluções inovadoras e assentes em princípios de sustentabilidade.

Sobre os TUB - Transportes Urbanos de Braga:
Os TUB – Transportes Urbanos de Braga, são uma empresa pública municipal, detida totalmente pela Câmara Municipal de Braga e constituída a janeiro de 1999, a partir dos Transportes Coletivos de Braga, de 1882. Os TUB têm como um dos objetivos sociais a prestação do serviço de transporte urbano de passageiros no concelho de Braga, sendo a sua missão a promoção de “serviços de mobilidade sustentáveis e inclusivos comprometidos com as pessoas e o bem-estar, e a preservação da biodiversidade”.

Na sua visão, pretendem ser uma “referência em mobilidade responsável, com enfoque no desenvolvimento de pessoas e comunidades mais capazes, centrados na criação de valor e no Planeta”. Os seus valores centram-se na Ética e Transparência, Sustentabilidade, Inovação e Criatividade, Pessoas e Planeta, Criação de Valor.

Com a missão de oferecer soluções de mobilidade urbana sustentável, os TUB têm envidado os seus melhores esforços na redução do impacte ambiental associado ao transporte rodoviário, através da implementação de uma estratégia de descarbonização daquela que é a sua atividade principal. Esta estratégia de descarbonização passa essencialmente pela renovação da sua frota.

Na persecução da sua estratégia no domínio da mobilidade urbana sustentável, os TUB apresentam inúmeros instrumentos de desenvolvimento e monitorização de sustentabilidade, cujos compromissos e princípios direcionam a gestão das suas atividades.

Sobre o BPI:
O BPI está centrado na atividade de banca comercial em Portugal, disponibilizando uma extensa oferta de serviços e produtos financeiros para Clientes empresariais, institucionais e particulares. O BPI faz parte do Grupo CaixaBank, líder de banca de retalho em Espanha, que, a partir do final de 2018, passou a deter a totalidade do capital do Banco português. O BPI é a quarta maior instituição financeira a operar em Portugal em termos de Volume de Negócios (Crédito, Garantias e Recursos Totais de Clientes).

O BPI e o Grupo CaixaBank estão absolutamente empenhados em apoiar, através da sua atividade de financiamento sustentável, iniciativas e projetos amigos do ambiente que contribuem para prevenir, mitigar e responder às alterações climáticas e à transição para uma economia com baixo teor de carbono.

O grupo destaca-se pela implementação de princípios de investimento responsável e pelo seu compromisso com o investimento sustentável como estratégias de gestão de riscos globais e de geração de retornos sustentáveis a longo prazo.