Um Milhão de euros para projetos de inclusão de pessoas com deficiência ou doença mental

• O BPI e a Fundação ”la Caixa” lançam a 14ª edição do Prémio Capacitar destinada a apoiar projetos que promovam a autonomia, a empregabilidade e a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência, doença mental ou outras doenças.
  • Em 2022, o Prémio Capacitar distribuiu um valor semelhante por 24 projetos sociais, com o que se espera ter melhorado a vida de mais de 2.000 pessoas.
  • Lançado em 2010, o Prémio Capacitar tem estado todos os anos ao lado das entidades sociais que conhecem e acompanham estas pessoas, com desafios de inclusão adicionais. No total e desde então foram premiadas mais de 200 entidades para apoiar diretamente cerca de 47.000 pessoas.
  • Este ano, os quatro Prémios BPI Fundação ”la Caixa” – Capacitar, Solidário, Seniores e Infância - têm uma dotação global de 4,6 milhões de euros.
O BPI e a Fundação ”la Caixa” lançam hoje a 14ª edição do Prémio Capacitar que tem como finalidade apoiar projetos que promovam a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência, doença mental ou outras doenças, bem como das suas famílias, com especial atenção para a autonomia, a empregabilidade e o bem-estar.

Com uma dotação de 1 milhão de euros, o Prémio Capacitar pretende ajudar quem dá respostas sociais no domínio da formação e apoio ao processo de inserção na vida laboral; promoção do auto-emprego; ajuda a terapias especializadas para tratar ou retardar avanços da incapacidade e promoção de serviços ao domicílio; ações de apoio aos cuidadores; apoio psicossocial às pessoas com deficiência e transtorno mental no seu contexto familiar e relacional; e atividades de promoção da autonomia.

As instituições privadas sem fins lucrativos podem apresentar as suas candidaturas até 22 de fevereiro de 2023.

A seleção das candidaturas vencedoras é realizada através de uma avaliação criteriosa dos projetos e das linhas de ação estabelecidas, beneficiando ainda do apoio de uma equipa de cerca de 8 dezenas de avaliadores colaboradores ou reformados do BPI que, em regime de voluntariado, reúnem com todas as entidades que passam à 2ª fase de avaliação. Esta prática inovadora enriquece os processos de avaliação e de humanização do Banco.

No ano passado, o BPI e a Fundação ”la Caixa” distribuíram 1.028.030€ para a implementação de 24 projetos de entidades do terceiro setor, que estão a contribuir para melhorar a vida de mais de mais de 2.000 pessoas com deficiência. Nas treze edições já realizadas foram premiados 276 projetos no valor de 8,7 M€, beneficiando mais de 47.000 pessoas.

Para apoiar as entidades no processo de candidatura, o BPI e a Fundação "la Caixa" irão realizar uma sessão de esclarecimento dia 24 de janeiro às 16h.

Todas as informações nos sites do BPI e da Fundação ”la Caixa”.

Prémios BPI Fundação ”la Caixa” 2023 – Ajudar quem ajuda
Sob o lema “Ajudar quem ajuda”, os Prémios BPI Fundação ”la Caixa” são atribuídos anualmente com o fim de apoiar projetos de instituições privadas sem fins lucrativos. Os Prémios – Capacitar, Solidário, Seniores e Infância - inserem-se na política de responsabilidade social do BPI e são financiados pela Fundação ”la Caixa”. Os quatro prémios terão uma dotação global de 4,6 milhões de euros.
Desde 2010, os prémios entregaram mais de 27 M.€ para a implementação de 901 projetos de inclusão social. Os projetos apoiados já ajudaram mais de 195 mil pessoas.
O BPI e a Fundação ”la Caixa” estabeleceram um acordo de colaboração para o desenvolvimento de projetos de carácter social e cultural em Portugal após a entrada do BPI no grupo CaixaBank.