Economia numa imagem: A dimensão média das empresas tem vindo a aumentar desde 2012

Report this content

A literatura mostra que a dimensão média das empresas portuguesas, medida em termos de número de trabalhadores, diminuiu desde meados dos anos 80 até finais dos anos 2000. Contudo, como se pode constatar na imagem, observa-se desde 2012 um aumento gradual desta medida. Refira-se que apenas uma pequena parcela deste aumento pode ser atribuído a efeitos de recomposição, ou seja, a alterações na composição de fatores como a estrutura setorial ou etária das empresas ao longo do tempo.

Esta evolução foi acompanhada por uma deslocação da distribuição da dimensão das empresas para valores superiores e foi transversal a todas as classes de dimensão. O gráfico mostra que de 2010 a 2018 se assistiu a uma diminuição da quota de emprego das microempresas ao passo que durante este período a percentagem de emprego das grandes empresas aumentou.

Para mais detalhes, ver Tema em Destaque “A evolução da dimensão média das empresas em Portugal“, publicado no Boletim Económico do Banco de Portugal de março de 2021.

Preparado por Paulo Guimarães e Marta Silva. As análises, opiniões e resultados expressos neste espaço são da exclusiva responsabilidade dos autores e não coincidem necessariamente com os do Banco de Portugal ou do Eurosistema.

Se desejar receber um e-mail quando for publicado um novo “Economia numa imagem” envie o seu pedido para info@bportugal.pt

Tags: