• Banco Português de Fomento/

Comissão Europeia e Banco Português de Fomento | Comissão Europeia assina acordo com o BPF para desbloquear mais de 3 mil milhões de euros em investimento para projetos sustentáveis em Portugal

Estes investimentos irão apoiar as PME portuguesas, bem como projetos de infraestruturas de transportes e sociais
• O acordo foi formalizado no âmbito do programa InvestEU, que ambiciona mobilizar mais de 372 mil milhões de euros em investimentos adicionais entre 2021 e 2027
• InvestEU concede uma garantia orçamental da União Europeia aos parceiros de implementação, aumentando a sua capacidade de assumir riscos e, desta forma, mobilizar investimento público e privado para as prioridades políticas da União Europeia.

A Comissão Europeia e o Banco Português de Fomento (BPF) assinaram hoje um acordo de garantia InvestEU no valor de até 210 milhões de euros. Estima-se que o acordo possa mobilizar mais de 3 mil milhões de euros em financiamento. Com este acordo, o BPF torna-se o primeiro parceiro português de distribuição do InvestEU.

O BPF irá utilizar a garantia da União Europeia para mobilizar investimentos do Programa InvestEU em Portugal, ao abrigo de três das suas "janelas estratégicas": Infraestruturas Sustentáveis, PME e Investimento Social e Competências. Os financiamentos irão abranger o transporte sustentável, o apoio a PME e Small MidCaps, incluindo as suas atividades de investigação, inovação e digitalização, bem como projetos de infraestruturas sociais.

No total, a União Europeia concede uma garantia InvestEU de até 210 milhões de euros ao BPF para partilhar os riscos de financiamento. Isto permitirá ao BPF, através do Fundo de Contragarantia Mútuo (FCGM) e das Sociedades de Garantia Mútua, prestar garantias aos bancos comerciais que concedam empréstimos às empresas para realizar os seus investimentos. A garantia InvestEU apoia igualmente os empréstimos diretos concedidos pelo BPF aos beneficiários finais no domínio dos investimentos em infraestruturas sociais.(…)

Press Release conjunto na íntegra, na versão em Inglês, disponível no site da Comissão Europeia em https://ec.europa.eu/commission/presscorner/detail/en/ip_24_3348.

Press Release conjunto na íntegra, na versão em Português, disponível no site do Banco Português de Fomento em https://www.bpfomento.pt/pt/pt/comunicacao/press-release/.
As fotos da sessão de assinatura do acordo serão disponibilizadas, de forma gratuita, no site da Comissão Europeia em https://audiovisual.ec.europa.eu/en/photo