Programas indiretos do Fundo de Capitalização e Resiliência fomentam a economia, esperando-se resultados expressivos neste 1º semestre de 2024

BPF assegura impacto significativo na economia portuguesa

Programa Consolidar: já chegou a 15 empresas, com 83 milhões de euros em investimento. Até ao final de junho de 2024 sociedades de capital de risco estimam chegar perto dos 300 milhões de euros de investimento contratado.

• Programa de Venture Capital: conta com 15 sociedades gestoras de capital de risco contratadas mobilizando cerca de 370 milhões de euros do Fundo de Capitalização e Resiliência. Fundo gerido pela Oxy já fez a primeira chamada de capital no âmbito do Programa.

“O Banco Português de Fomento (BPF) sublinha resultados e evolução positiva nos programas de investimento indireto do Fundo de Capitalização e Resiliência (FdCR), no contexto do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Dentro destes programas, o destaque vai para o Programa Consolidar, que já realizou investimento indireto em 15 empresas, totalizando 83 milhões de euros. A expectativa dos fundos de capital de risco subscritos, reportada pelas próprias Sociedades Gestoras de Capital de Risco ao BPF (no contexto do reporte regular estabelecido), é que o investimento nas empresas chegue aos 298 milhões de euros, até ao final de junho de 2024.

Já no âmbito do Programa de Venture Capital estão assinados contratos com 15 sociedades gestoras de capital de risco num total de 368,9 milhões de euros do FdCR, o que representa mais de 92% da dotação prevista para o programa (400 milhões). Com os fundos já contratualizados antecipa-se um impacto global de cerca de 567 milhões de euros na economia portuguesa..“ (…)

Press Release na íntegra em https://www.bpfomento.pt/pt/pt/comunicacao/press-release/.