Bayer colaborará com Hologic em imagiologia do cancro da mama

Comunicado de Imprensa

Bayer colaborará com Hologic em imagiologia do cancro da mama

• Expansão estratégica do portfólio da Bayer em imagiologia mamária.
  • Empresas fornecerão soluções inovadoras em mamografia com contraste (CEM, do inglês contrast-enhanced mammography) para centros de imagiologia.
  • A colaboração incluirá educação e formação prática para apoiar a utilização segura e eficaz da modalidade de mamografia com contraste (CEM).

Carnaxide, 11 de outubro de 2023 – A Bayer e a Hologic, Inc. anunciaram hoje uma parceria internacional para fornecer soluções de mamografia com contraste (CEM) para melhorar a deteção do cancro da mama em vários países, nomeadamente no Canadá e regiões da Europa e Ásia-Pacífico.

A CEM é uma modalidade inovadora de imagiologia mamária de elevada sensibilidade e de baixo custo que combina a mamografia digital com a administração de um agente de contraste para apoiar o diagnóstico de cancro da mama e orientar as decisões de tratamento.

A parceria reúne as principais tecnologias das empresas (equipamento de mamografia da Hologic e injetores da Bayer), que permitem a administração exata de meios de contraste durante um exame de mamografia. A Bayer e a Hologic têm como objetivo apoiar de forma otimizada os radiologistas e as respetivas equipas a implementar a CEM de forma eficaz no fluxo de trabalho de um radiologista.

"O cancro da mama é o cancro mais comum do mundo, afetando milhões de mulheres a nível global", disse Gerd Krueger, Presidente de Radiologia da Bayer. "A deteção exata e atempada é crucial para melhorar os resultados dos doentes e salvar as suas vidas. Juntamente com a Hologic, forneceremos uma solução abrangente aos nossos clientes e aumentaremos o acesso a uma modalidade emergente de imagiologia mamária que pode ajudar a melhorar a exatidão do diagnóstico, bem como fornecer uma opção de imagiologia alternativa para muitas mulheres."

"Nos últimos anos, vimos um interesse crescente na mamografia com contraste como uma modalidade diagnóstica adicional. A nossa parceria com a Bayer permitirá que médicos de todo o mundo ofereçam a CEM como parte da avaliação para diagnóstico do cancro da mama", disse Tanja Brycker, Vice-Presidente de Desenvolvimento Estratégico, Saúde da Mama e do Esqueleto e soluções GYN. "Como um dos líderes mundiais em mamografia e saúde da mulher, estamos empenhados em proporcionar vidas mais saudáveis, em todos os lugares, todos os dias. Ao aumentar o acesso a tecnologia adicional de imagiologia mamária para mulheres em todo o mundo, a nossa parceria internacional com a Bayer é um exemplo convincente desse compromisso em ação."

Sobre o cancro da mama e a mamografia com contraste
Em 2020, foram diagnosticadas 2,3 milhões de mulheres com cancro da mama e ocorreram 685 000 mortes em todo o mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) e a International Agency for Research on Cancer (IARC). O tratamento do cancro da mama pode ser muito eficaz, especialmente quando a doença é identificada precocemente. O valor da CEM como adjuvante da mamografia é comprovado por um número crescente de publicações científicas independentes. É fácil de realizar na prática clínica diária e pode ser usada em vários contextos clínicos, como achados inconclusivos em procedimentos de imagiologia anteriores ou avaliação pré-operatória da extensão da doença. Também pode ser uma ferramenta útil quando a ressonância magnética não está disponível ou é contraindicada.

A educação em saúde pública sobre a deteção precoce e as opções de imagiologia é um fator-chave no combate ao cancro da mama. A Bayer está empenhada em fornecer informações sobre este importante tema. A empresa lançou recentemente um centro global de informação digital para ajudar a incentivar as mulheres a assumirem um papel ativo e a tomarem decisões informadas sobre a sua saúde: https://letstalkaboutit.bayer.com/.

Sobre a Radiologia na Bayer
Como uma verdadeira empresa de ciências da vida com um património de mais de 100 anos em radiologia, a Bayer está empenhada em proporcionar excelência, desde produtos inovadores a serviços de alta qualidade, para apoiar cuidados eficientes e otimizados ao doente. A Bayer oferece um portfólio líder de meios de contraste para tomografia computadorizada (TC), raios X e ressonância magnética (RM), juntamente com dispositivos para a sua administração precisa, soluções informáticas e uma plataforma de imagiologia médica que dá acesso a aplicações, incluindo as impulsionadas por Inteligência Artificial (IA). Os produtos de radiologia da Bayer geraram cerca de 2 mil milhões de euros de vendas em 2022. Com base na ambição da empresa de superar a taxa média de crescimento anual do mercado da radiologia de 5 por cento até 2030, a Bayer está altamente empenhada na investigação e desenvolvimento, o que inclui alavancar a IA e impulsionar a inovação na imagiologia médica. Cada uma destas ofertas fornece ferramentas eficazes para apoiar os radiologistas na sua missão de fornecerem respostas críticas ao tratamento e uma direção clara — desde o diagnóstico aos cuidados.

Sobre a Hologic, Inc.
A Hologic, Inc. é uma empresa global inovadora em tecnologia médica focada principalmente em melhorar a saúde e o bem-estar das mulheres através da deteção e tratamento precoces. Os seus avanços incluem a criação do primeiro sistema comercial de mamografia em 3D do mundo para combater o cancro da mama; a liderança em testes do cancro do colo do útero, de infeções sexualmente transmissíveis, de doenças respiratórias e do vírus que causa a COVID-19; e tecnologias cirúrgicas minimamente invasivas para miomas uterinos e sangramento uterino anormal. A empresa também defende as mulheres através do Hologic Global Women's Health Index, que fornece um roteiro de dados apoiado pela ciência para melhorar o bem-estar das mulheres, e do Project Health Equality, que eleva a consciencialização, insights de investigação e o acesso a cuidados de qualidade para mulheres carenciadas.

A Bayer é uma empresa multinacional com competências chave nos campos da ciência da vida, em saúde e nutrição. Os seus produtos e serviços são concebidos para ajudar as pessoas e o planeta a prosperar, contribuindo para a descoberta de soluções para superar os principais desafios apresentados por uma população mundial em envelhecimento e crescimento constantes. A Bayer está empenhada em impulsionar o desenvolvimento sustentável e gerar um impacto positivo com os seus negócios. Simultaneamente, o Grupo pretende aumentar a sua rentabilidade e criar valor através da inovação e crescimento. A marca Bayer representa a confiança, fiabilidade e qualidade em todo o mundo. No ano fiscal de 2022, o Grupo empregava cerca de 101 mil pessoas e faturou 50,7 mil milhões de euros. O investimento em Investigação e Desenvolvimento chegou aos 6,2 mil milhões de euros. Para mais informações, visite www.bayer.pt.

Bayer: Science For A Better Life

Declarações prospetivas
Este comunicado de imprensa poderá conter declarações prospetivas baseadas em previsões e suposições atuais efetuadas pela Bayer. Vários riscos conhecidos e desconhecidos, incertezas e outros fatores poderiam originar diferenças materiais entre os resultados, a situação financeira, o desenvolvimento ou o desempenho da empresa reais no futuro e as estimativas aqui apresentadas. Estes fatores incluem os discutidos nos relatórios públicos da Bayer que estão disponíveis no sítio Web da Bayer em www.bayer.pt. A empresa não assume qualquer responsabilidade de atualizar estas declarações prospetivas nem de adaptá-las a futuros acontecimentos ou desenvolvimentos.