Bayer inicia estudo de fase III com finerenona em adultos com doença renal crónica e diabetes tipo 1

• O estudo de fase III FINE-ONE avaliará a eficácia e a segurança da finerenona comparativamente a placebo no atraso da progressão da doença renal crónica (DRC) em adultos com DRC e diabetes tipo 1 (T1D).
  • A DRC afeta até 40% das pessoas com DT1.
  • Um quarto das pessoas com DRC associada à DT1 evolui para falência renal.
  • Apenas opções de tratamento limitadas estão disponíveis para pessoas com DRC e DT1, sem novos tratamentos aprovados em quase 30 anos.

A Bayer anunciou hoje o início do FINE-ONE, um estudo de fase III internacional, multicêntrico, aleatorizado, controlado por placebo, em dupla ocultação e de grupos paralelos para avaliar a eficácia e a segurança da finerenona comparativamente a placebo em adultos com doença renal crónica (DRC) e diabetes tipo 1 (DT1). O objetivo principal do estudo é demonstrar a superioridade da finerenona em relação ao placebo na redução da relação albumina/creatinina urinária (RACU) ao longo de 6 meses.

A finerenona é comercializada como KerendiaTM, e encontra-se atualmente aprovada para o tratamento da doença renal crónica associada à diabetes tipo 2 (DT2) em mais de 70 países em todo o mundo. Ao contrário da DT2, que é principalmente uma doença metabólica crónica, a diabetes tipo 1 é uma doença autoimune em que as células secretoras de insulina do pâncreas são destruídas, o que é considerado atribuível a fatores genéticos e ativadores ambientais. Embora a DT1 seja diagnosticada geralmente durante a infância ou adolescência, esta também pode desenvolver-se em adultos. A DRC afeta até 40% das pessoas com DT1. A prevalência de DRC devido à DT1 aumentou 58,2% de 1990 a 2007 e 21,7% de 2007 a 2017.

"Além do controlo da diabetes e da hipertensão, existem atualmente opções de tratamento muito limitadas para abrandar a progressão da doença renal em pessoas com doença renal crónica e diabetes tipo 1", disse Janet McGill, Professora de Medicina no Departamento de Endocrinologia, Metabolismo e Investigação Lipídica da Universidade de Washington e Copresidente do Comité Executivo do estudo. "Apesar do progresso na redução do risco na diabetes tipo 2, a doença renal crónica na diabetes tipo 1 continua a ser pouco estudada, deixando uma enorme necessidade por satisfazer na redução dos riscos da doença renal em estádio terminal e eventos cardiovasculares. Novas estratégias são necessárias para diminuir a taxa de declínio da função renal, e é por isso que este importante estudo surge como uma notícia bem-vinda para pessoas com doença renal crónica e diabetes tipo 1 e para a comunidade clínica."

A evolução clínica da DRC em pessoas com DT1 é caracterizada por um aumento da taxa de excreção urinária de albumina, que é um primeiro sinal de lesão renal e que poderá progredir para macroalbuminúria e diminuição da TFGe em fases posteriores. Apesar das terapêuticas recomendadas por diretrizes para controlar a hiperglicemia, hipertensão e albuminúria em pessoas com diabetes tipo 1, o risco residual permanece alto, com até um quarto a progredir para doença renal em estádio terminal e a DRC a ser uma das principais causas de mortalidade na DT1.

"Apesar do impacto que as complicações renais a longo prazo têm nas pessoas com DT1, a investigação conduzida para abordar o risco residual alto de progressão da doença renal naqueles que vivem com DT1 e doença renal crónica é extremamente escassa", disse Sanjoy Dutta, PhD, Diretor Científico da JDRF, a principal organização global de investigação e sensibilização da diabetes tipo 1. "A JDRF está entusiasmada com o facto de a Bayer estar a realizar um ensaio clínico principal que avalia a capacidade da finerenona para melhorar os resultados renais em pessoas com DRC associada à DT1, com o objetivo de submeter às agências reguladoras para consideração. A JDRF está empenhada em colaborar com a Bayer para ajudar este ensaio crítico a ser bem-sucedido."

"Durante quase trinta anos, não houve qualquer tratamento inovador aprovado para abordar o risco elevado de progressão da doença renal em adultos com doença renal crónica e diabetes tipo 1. Estamos entusiasmados com a perspetiva de poder ajudar esses indivíduos", disse o Dr. Christian Rommel, membro do Comité Executivo da Divisão Farmacêutica da Bayer AG e Chefe Global de Investigação e Desenvolvimento. "Dada a causa subjacente partilhada da doença renal crónica em ambos os tipos de diabetes, a forte associação da albuminúria com a progressão da doença renal e o robusto corpo de evidências de eficácia da finerenona em indivíduos com DRC e diabetes tipo 2, esperamos que a finerenona também reduza a progressão da DRC em adultos com DT1."

O estudo agora iniciado e apresentado  investigará a finerenona em comparação com placebo, para além do tratamento padrão em aproximadamente 220 adultos com DRC e DT1. Os participantes serão aleatorizados numa proporção de 1:1 para receber finerenona ou placebo, para além do tratamento padrão, consistindo numa terapêutica de bloqueio do sistema renina-angiotensina (SRA), como um inibidor da enzima de conversão da angiotensina (iECA) ou um antagonista dos recetores da angiotensina II (ARA). A eficácia da finerenona no atraso da progressão da doença renal no estudo FINE-ONE será demonstrada com base numa redução da albuminúria, sendo o parâmetro de avaliação primário uma alteração na relação albumina/creatinina urinária (RACU) desde o início do estudo (relação desde o início do estudo) ao longo de 6 meses em comparação com placebo. Está planeado que a RACU seja utilizada como um marcador para demonstrar o atraso da progressão da doença renal. Na análise agrupada pré-especificada FIDELITY dos estudos pivotais de fase III FIDELIO-DKD e FIGARO-DKD em pessoas com doença renal crónica associada a diabetes tipo 2, a finerenona reduziu o risco de progressão da doença renal crónica, bem como eventos CV fatais e não fatais, e também demonstrou uma redução consistente e sustentada na RACU superior a 30% comparativamente a placebo. Os parâmetros de avaliação secundários avaliam a segurança da finerenona e incluem o número de participantes com acontecimentos adversos emergentes do tratamento (TEAE), acontecimentos adversos graves emergentes do tratamento (TESAE) e hipercaliémia (acontecimento adverso de interesse especial).

A sobreativação dos recetores mineralocorticoides (RM) contribui para a progressão da DRC e para danos CV, que podem ser causados por fatores metabólicos, hemodinâmicos ou inflamatórios e fibróticos. A finerenona oferece proteção, uma vez que se liga seletivamente ao recetor RM, bloqueando os efeitos nocivos da sobreativação dos RM.

Sobre Kerendia™ (finerenona)
Kerendia™ e Firialta™ são marcas comerciais globalmente protegidas para a finerenona. A finerenona é um antagonista dos recetores mineralocorticoides (RM) não esteroide e seletivo que demonstrou bloquear os efeitos nocivos da hiperativação dos RM. A sobreativação dos RM contribui para a progressão da DRC e para eventos cardiovasculares, que podem ser causados por fatores metabólicos, hemodinâmicos ou inflamatórios e fibróticos.
Na doença renal crónica associada à diabetes tipo 2, com base nos resultados positivos do estudo de fase III FIDELIO-DKD, Kerendia™ recebeu autorização de introdução no mercado da Food and Drug Administration (FDA) dos EUA, da Comissão Europeia e da Administração Nacional de Produtos Médicos (NMPA) chinesa. No verão de 2022, a Bayer recebeu aprovação da FDA dos EUA para uma atualização das indicações referentes a Kerendia™ para incluir as conclusões do estudo de resultados relativamente a objetivos cardiovasculares de fase III FIGARO-DKD. Com base nas conclusões do estudo de fase III FIGARO-DKD, Kerendia™ recebeu aprovação da Comissão Europeia e da NMPA chinesa para uma extensão das indicações, para incluir os estádios iniciais da DRC associada à DT2. Kerendia™ também está aprovado no Japão e em vários outros países do mundo.
O programa de estudos de fase III com finerenona, FINEOVATE, compreende atualmente seis estudos de fase III, FIDELIO-DKD, FIGARO-DKD, FINEARTS-HF, FIND-CKD, FIONA e FINE-ONE, bem como o estudo de fase II CONFIDENCE.
FIDELIO-DKD e FIGARO-DKD, os dois estudos de fase III concluídos e publicados com finerenona na DRC e DT2, aleatorizaram mais de 13 000 pessoas com DRC e DT2 em todo o mundo e avaliaram o efeito da finerenona comparativamente a placebo para além do tratamento padrão nos resultados renais e cardiovasculares.

Sobre a doença renal crónica na diabetes tipo 1
A DT1 é uma doença autoimune caracterizada pela destruição das células beta pancreáticas, levando à deficiência na produção de insulina e requerendo tratamento com insulina exógena durante toda a vida. Entre a população dos EUA no geral, estimativas brutas para 2018 indicaram que 1,4 milhões de adultos com 20 anos ou mais (ou 5,2% de todos os adultos dos EUA com diabetes diagnosticada), relataram ter DT1 e usar insulina.
A DRC é uma doença comum e potencialmente mortal que é amplamente subestimada. A DRC progride de forma silenciosa e imprevisível, sendo que muitos dos sintomas só surgem quando a doença já está numa fase bastante avançada. A DRC é uma das complicações mais frequentes decorrentes da diabetes e também é um fator de risco independente de doença cardiovascular.
A DRC afeta até 40% das pessoas com DT1 e 25% dessas evoluem para doença renal em estádio terminal (DRET). Numa análise sistemática para o estudo Global Burden of Disease, foi relatado que a prevalência de DRC devido à DT1 aumentou 58,2% de 1990 a 2007 e 21,7% de 2007 a 2017. A prevalência global de DRC devido à DT1 em 2017 foi estimada em 32,5 por 100 000 indivíduos.

A evolução clínica da DRC em pessoas com DT1 é caracterizada por um aumento da taxa de excreção urinária de albumina, que é um primeiro sinal de lesão renal e que poderá progredir para macroalbuminúria e diminuição da TFGe em fases posteriores. O tratamento da DT1 consiste no tratamento com insulina para controlar a hiperglicemia. Em pessoas com DT1, a intervenção com objetivos de níveis de HbA1c ≤7% pode abrandar o início e a progressão da doença renal. Apesar do tratamento recomendado por diretrizes com iECA e ARA, o risco residual permanece alto em pessoas com DRC e DT1, com até um quarto a progredir para doença renal em estádio terminal e a DRC a ser uma das principais causas de mortalidade na DT1.

Sobre a JDRF
A JDRF é a principal organização global de investigação e sensibilização da DT1 e está empenhada no avanço da investigação que pode melhorar a vida das pessoas que vivem com DT1 e as suas complicações. A JDRF apoia os esforços da Bayer para promover a finerenona para a doença renal na DT1.

Sobre o compromisso da Bayer com as doenças cardiovasculares e renais
A Bayer é líder em inovação na área das doenças cardiovasculares, com um compromisso de longa data em oferecer uma vida melhor através da ciência, investindo num portfólio de tratamentos inovadores. O coração e os rins estão estreitamente relacionados tanto na saúde como na doença, e a Bayer está a trabalhar em várias áreas terapêuticas para encontrar novas abordagens de tratamento para as doenças cardiovasculares e renais com importantes necessidades médicas não atendidas. A linha de cardiologia da Bayer já inclui vários produtos e muitos outros compostos em vários estados de desenvolvimento pré-clínico e clínico. Em conjunto, estes produtos refletem a abordagem à investigação da farmacêutica, que prioriza metas e percursos com potencial para influenciar a forma como as doenças cardiovasculares são tratadas.

A Bayer é uma empresa multinacional com competências chave nos campos da ciência da vida, em saúde e nutrição. Os seus produtos e serviços são projetados para ajudar as pessoas e o planeta a prosperar, contribuindo para a descoberta de soluções para superar os principais desafios apresentados por uma população mundial em envelhecimento e crescimento constantes. A Bayer está comprometida com os princípios do desenvolvimento sustentável e focada em gerar um impacto positivo com os seus negócios. Simultaneamente, o Grupo pretende aumentar a sua rentabilidade e criar valor através da inovação e crescimento. As marcas da Bayer são sinónimo de confiança, fiabilidade e qualidade em todo o mundo. No ano fiscal de 2022, o Grupo empregava cerca de 101 mil pessoas e faturou 50,7 mil milhões de euros. O investimento em Investigação e Desenvolvimento chegou aos 6,2 mil milhões de euros. Para mais informações, visite www.bayer.pt.