• Bayer Portugal/

Bayer visa melhorar o desempenho e recuperar a flexibilidade estratégica até 2026 - projeções ajustadas de 2023 foram alcançadas

Bill Anderson: A Bayer vai reforçar o pipeline da área Pharmaceuticals, gerir litigâncias, reduzir a dívida e reformular radicalmente o modelo operacional / Dinamic Shared Ownership para proporcionar crescimento através da, centralização no cliente, da velocidade de inovação, bem como poupanças anuais de dois mil milhões de euros a partir de 2026 / As mudanças estruturais continuam a ser uma opção, mas "não agora" / Exercício de 2023: Vendas do grupo em 47,637 mil milhões de euros (Fx & portfolio adj. menos 1,2 por cento), ventos contrários cambiais de cerca de 2 mil milhões de euros / EBITDA antes de itens especiais cai para 11,706 mil milhões de euros (menos 13,4 por cento) / Lucro básico por ação de 6,39 euros (menos 19,5 por cento) / Fluxo de caixa livre de 1,311 mil milhões de euros, dívida financeira líquida sobe para 34,498 mil milhões de euros / Perspetivas para 2024: vendas aproximadamente estáveis ano após ano (Fx & portfolio adj.), EBITDA ajustado à moeda antes de itens especiais e Lucro básico por ação a diminuir.

O Grupo Bayer alcançou as projeções que tinha planeado para 2023. No seu discurso na Financial News Conference em Londres, na terça-feira, o CEO Bill Anderson fez um balanço da situação da empresa e olhou para o futuro: "Somos uma empresa de alto impacto, orientada para a missão e para as ciências da vida, com três atividades fortes, mas temos quatro desafios que têm de ser resolvidos urgentemente", afirmou Anderson, referindo-se à perda de exclusividades e da pipeline de Pharmaceuticals, à litigância nos EUA, aos elevados níveis de endividamento da empresa e a uma burocracia hierárquica que bloqueia o progresso.

Durante os próximos 24 a 36 meses, a empresa concentrará a sua energia e a sua atenção na construção de uma sólida pipeline da área Pharmaceuticals, na gestão das litigâncias, na redução da dívida e na continuação da aplicação do seu novo modelo operacional radical, o modelo chamado Dynamic Shared Ownership (DSO), para melhorar o desempenho, afirmou Anderson. O DSO reduzirá os níveis hierárquicos, diminuirá a burocracia, simplificará as estruturas e acelerará significativamente a tomada de decisões. A empresa estará totalmente centrada nos clientes e nos produtos, com cada uma das suas áreas simplificadas e mais eficazes do que as dos seus concorrentes, explicou Anderson. Estas medidas eliminarão 2 mil milhões de euros em custos organizacionais anuais a partir de 2026, observou, sendo a redução de custos apenas um dos resultados. Em última análise, a DSO irá fomentar o crescimento através de uma maior proximidade com o cliente e de uma inovação acelerada, permitindo, por exemplo, o reforço da linha de produtos farmacêuticos. Além disso, o DSO permitirá que a Crop Science reforce a sua posição de liderança na agricultura através da inovação geracional, com 10 blockbusters a chegarem ao mercado durante a próxima década. A Consumer Health estará igualmente em condições de superar a concorrência com as suas marcas líderes.

A fim de reduzir os riscos legais e a incerteza que lhes está associada, a empresa está a atualizar a sua estratégia e a procurar novas abordagens, tanto dentro como fora dos tribunais. A Bayer também vai tratar da sua dívida. A empresa pretende avançar para uma notação A através de um crescimento rentável, bem como de uma alteração planeada da sua política de dividendos. A Bayer propôs-se pagar o mínimo legalmente exigido durante três anos, tal como anunciado anteriormente.

Relativamente à questão da estrutura da empresa e de um possível desmembramento do Grupo, "a nossa resposta é 'agora não' - e isto não deve ser interpretado como 'nunca'", revela Anderson. "É claro que manteremos uma mente aberta", acrescentou. Dado o espaço de manobra muito limitado da empresa, "a nossa prioridade é enfrentar os nossos desafios, aumentar o desempenho e criar flexibilidade estratégica. Estamos convencidos de que esta abordagem é a melhor para a Bayer".

2023: As vendas e os lucros diminuem, as projeções ajustadas são cumpridas
Analisando o desempenho da empresa em 2023, o diretor financeiro Wolfgang Nickl afirmou: "Alcançámos a perspetiva revista em todas as principais métricas financeiras." As vendas do grupo chegaram a 47.637 mil milhões de euros, queda de 1.2 por cento numa base ajustada por moeda e portfólio (Fx e portfólio adj.). O EBITDA antes de itens especiais caiu 13,4 por cento para 11,706 mil milhões de euros. Este valor incluiu um efeito cambial negativo de 375 milhões de euros (2022: efeito cambial positivo de 429 milhões de euros). Devido ao menor alcance das metas, a despesa com o programa de incentivo de curto prazo em todo o Grupo diminuiu em todas as divisões, caindo cerca de mil milhões de euros no total. Além disso, as despesas com o programa de incentivos a longo prazo foram cerca de 0,4 mil milhões de euros inferiores às do ano anterior. A margem EBITDA antes de itens especiais foi de 24,6%, uma queda de 2,0 pontos percentuais em relação ao ano anterior. O EBIT ascendeu a 612 milhões de euros (2022: 7,012 mil milhões de euros) após encargos especiais líquidos de 6,977 mil milhões de euros (2022: 2,245 mil milhões de euros). Os encargos especiais resultaram principalmente de perdas por imparidade, que foram atribuídas principalmente à Divisão Crop Science. O lucro líquido foi de menos 2,941 mil milhões de euros (2022: mais 4,150 mil milhões de euros). O lucro básico por ação diminuiu 19,5 por cento para 6,39 euros.

O free cash flow diminuiu 57,9 por cento para 1,311 mil milhões de euros. A dívida financeira líquida em 31 de dezembro aumentou 8,5 por cento em relação ao final de 2022, para 34,498 mil milhões de euros. As entradas de caixa das atividades operacionais e os efeitos cambiais positivos não foram capazes de compensar totalmente a saída para o pagamento de dividendos e os pagamentos de liquidação para os litígios nos Estados Unidos.

A Crop Science regista um declínio significativo nas vendas e nos lucros em comparação com o ano anterior muito forte, principalmente devido à redução dos preços do glifosato
Apesar dos ganhos na Europa/Médio Oriente/África e Ásia/Pacífico, o negócio agrícola da Bayer (Crop Science) registou uma queda global de 3,7% (Fx & portfolio adj.) para 23,270 mil milhões de euros. Este declínio deveu-se principalmente aos preços significativamente mais baixos dos produtos à base de glifosato, devido à redução dos preços dos genéricos, resultando numa queda de 26% (Fx & portfolio adj.) nas vendas de herbicidas. Num ambiente de mercado impulsionado pela inflação, o resto da carteira registou uma evolução positiva dos preços em geral, impulsionada por produtos inovadores e preços mais elevados das matérias-primas. O negócio de Corn Seed & Traits foi o que registou o maior crescimento, com um aumento das vendas de 13,8% (Fx & portfolio adj.), principalmente devido ao aumento dos preços. Os negócios também aumentaram em Fungicidas, que registou um crescimento de 8,8% (Fx & portfolio adj.), impulsionado principalmente por preços mais altos na Europa/Oriente Médio/África e maiores volumes na América Latina e na América do Norte. As vendas da Soybean Seed & Traits aumentaram 5,5 por cento (Fx & portfolio adj.), principalmente graças ao aumento das receitas de licenças na América Latina.

O EBITDA antes de itens especiais da Crop Science caiu 26,6% para 5,038 mil milhões de euros, principalmente devido a quedas significativas nos preços dos produtos à base de glifosato. Os ganhos também foram diminuídos por um aumento principalmente relacionado à inflação no custo dos produtos vendidos. Registou-se um efeito cambial positivo de 103 milhões de euros (2022: 284 milhões de euros). A margem EBITDA antes de itens especiais diminuiu 5,6 pontos percentuais para 21,7 por cento.

Pharmaceuticals regista vendas estáveis (Fx & portfolio adj.) com lucros mais baixos
As vendas de medicamentos sujeitos a receita médica (Pharmaceuticals) mantiveram-se ao nível do ano anterior, em 18,081 mil milhões de euros (Fx & portfolio adj. menos 0,4 por cento). Os mais recentes lançamentos de produtos da divisão alcançaram ganhos significativos, com taxas de crescimento de 93,6 por cento (Fx & portfolio adj.) para o medicamento contra o cancro Nubeqa™ e 160,6 por cento (Fx & portfolio adj.) para o Kerendia™, para o tratamento da doença renal crónica associada à diabetes tipo 2. A divisão também registou um crescimento contínuo das vendas do medicamento para oftalmologia Eylea™, com um aumento de 5,6 por cento (Fx & portfolio adj.), bem como no negócio de Radiologia, que inclui as famílias de produtos Ultravist™, CT Fluid Delivery e Gadovist™. Em contrapartida, as vendas diminuíram significativamente na China, em parte devido aos desenvolvimentos relacionados com a pandemia no início do ano, e aos procedimentos de concurso para o Adalat™; a nível global, as vendas do medicamento cardiovascular diminuíram 27,2 por cento (Fx & portfolio adj.). Além disso, a campanha anti-corrupção da China no sector dos cuidados de saúde teve indiretamente um impacto negativo na procura no segundo semestre do ano. Como esperado, as vendas do anticoagulante oral Xarelto™ também diminuíram, caindo 6,1 por cento (Fx & portfolio adj.) como resultado da pressão competitiva e de preços dos genéricos.

O EBITDA antes de itens especiais na área Pharmaceuticals diminuiu 11,6% para 5,189 mil milhões de euros. Isto deveu-se principalmente a um conjunto de produtos desfavorável, a aumentos de custos impulsionados pela inflação e a maiores investimentos em investigação e desenvolvimento em tecnologias de terapia celular e genética e a utilização da quimoproteómica, bem como em projetos em desenvolvimento clínico avançado. Em contrapartida, os lucros beneficiaram da redução dos custos das atividades de marketing e, em menor grau, de um aumento dos rendimentos provenientes da venda de atividades não essenciais. Registou-se um efeito cambial negativo de 221 milhões de euros (2022: efeito cambial positivo de 9 milhões de euros). A margem EBITDA antes de itens especiais diminuiu 1,8 pontos percentuais para 28,7 por cento.

Consumer Health continua com desempenho comercial positivo
As vendas de produtos de saúde e bem-estar (Consumer Health) aumentaram 6,3 por cento (Fx & portfolio adj.) para 6,027 mil milhões de euros contra um ano anterior forte. O negócio aumentou em todas as regiões, exceto na América do Norte, onde as vendas se mantiveram ao nível do ano anterior. A divisão registou ganhos percentuais de dois dígitos nas categorias de Dermatologia e Dor e Cardiologia. O aumento de 12,1 por cento (Fx e portfólio) nas vendas em Dermatologia foi parcialmente impulsionado pela forte procura contínua por Bepanthen ™ e Canesten ™, enquanto o negócio Pain & Cardio registou um crescimento de 11,5 por cento (Fx e portfólio adj.). Apesar de uma época de alergias mais fraca, as vendas na categoria Alergias & Frio aumentaram 6,8% (Fx & portfolio adj.) devido a uma forte época de frio, especialmente na Europa. O negócio da Nutritionals manteve-se ao nível do ano anterior (Fx & portfolio adj. menos 0,4 por cento).

O EBITDA antes de itens especiais na Consumer Health aumentou 3,2 por cento para 1,411 mil milhões de euros, enquanto a margem EBITDA antes de itens especiais avançou 0,9 pontos percentuais para 23,4 por cento. Estes aumentos foram impulsionados pelo programa de eficiência plurianual da divisão, pela gestão bem-sucedida dos preços e pelo crescimento sustentado das vendas, que mais do que compensaram um forte aumento dos custos devido à inflação, maiores investimentos na comercialização de produtos inovadores e impactos negativos da evolução cambial de 133 milhões de euros (2022: efeito cambial positivo de 85 milhões de euros).

Perspetivas: diminuição dos lucros, previsão de maior fluxo de caixa livre
Numa base ajustada pela moeda (ou seja, com base nas taxas de câmbio médias mensais em 2023), a Bayer espera gerar vendas de 47 mil milhões a 49 mil milhões de euros em 2024. A empresa prevê um EBITDA antes de itens especiais de 10,7 mil milhões a 11,3 mil milhões de euros numa base ajustada pela moeda (Fx adj.). Prevê-se um resultado básico por ação de 5,10 a 5,50 euros (ajustado do câmbio) e um free cash flow de 2 mil milhões a 3 mil milhões de euros (ajustado do câmbio). A dívida financeira líquida no final de 2024 deverá ascender a 32,5 mil milhões a 33,5 mil milhões de euros (ajustado do câmbio).

Em relação às divisões, a Bayer prevê um crescimento de vendas (Fx & portfolio adj.) de menos 1 a mais 3% na Crop Science, de menos 4 a 0% na Pharmaceuticals e de mais 3 a 6% na Consumer Health. Além disso, a Bayer espera que a margem EBITDA antes de itens especiais (ajustada ao câmbio) seja de 20 a 22% em Crop Science, 26 a 29% em Pharmaceuticals e 23 a 24% em Consumer Health.

A Bayer também preparou o seu plano com base nas taxas de câmbio em 31 de dezembro de 2023, e as diferenças em relação à previsão ajustada pela moeda acima são as seguintes: O Grupo, espera registar um volume de vendas de 46 mil milhões a 48 mil milhões de euros e um resultado básico por ação de 4,95 a 5,35 euros.

Bons progressos na conquista dos objetivos de sustentabilidade
Em 2023, a Bayer continuou a cumprir a sua estratégia de sustentabilidade. A empresa, mais uma vez, fez bons progressos para atingir as metas para 2030, não apenas em termos de redução da pegada ecológica, mas também em relação ao compromisso de promover o bem-estar, garantir o acesso à contraceção e apoiar os pequenos agricultores em países de baixa e média renda. Em março, a Bayer apresentou uma nova estratégia para a água na Conferência das Nações Unidas sobre a Água, em Nova Iorque, que ajudará a enfrentar a crise mundial da água.

Notas:
 As tabelas a seguir contêm os principais dados do Grupo Bayer e suas divisões para o ano inteiro e o quarto trimestre de 2023.

O Relatório Anual 2023 completo está disponível na internet em: www.bayer.com/annualreport .

O Relatório de Sustentabilidade 2023 também está publicado na internet em: www.bayer.com/sustainability-report .

O discurso proferido pelo Conselho de Administração da Bayer para os media estará disponível online a partir das 7h30 CET em: www.bayer.com/speeches.

Transmissão em direto da Conferência de Notícias Financeiras a partir das 9h30 CET e gravação disponível a partir das 15h00 CET em: www.bayer.com/live-mc.

Informações adicionais para os investidores sobre o exercício de 2023 aqui e sobre o Dia dos Mercados de Capitais (apresentações a partir das 13h00 CET, acesso à transmissão em direto a partir das 14h00 CET, bem como à gravação e transcrição assim que estiverem disponíveis) em: www.bayer.com/live-cmd.

Bayer-Key-Data-Q4