Quatro conselhos essenciais para a saúde sexual das mulheres

4 de setembro | Dia Nacional da Saúde Sexual

Lisboa, 31 de agosto de 2022 – No dia 4 de setembro assinala-se pela segunda vez o Dia Nacional da Saúde Sexual, uma data que serve para assinalar que a saúde sexual pressupõe a garantia de direitos sexuais protegidos como direitos humanos na legislação internacional e europeia. A este propósito, a Bayer lembra que as questões de saúde sexual e reprodutiva são responsáveis por um terço dos problemas de saúde das mulheres entre os 15 e os 44 anos1 e neste contexto, a oferta de serviços de saúde de qualidade em várias áreas, como a da contraceção, é fundamental para que as mulheres vivam a sua vida sexual de forma satisfatória, sem contraírem doenças ou estarem sujeitas a gravidezes indesejadas, por exemplo.

O Dia Nacional da Saúde Sexual serve também para recordar que há 4 conselhos essenciais para proteger a saúde sexual de todos, em particular das mulheres, que continuam a ser o género mais vulnerável no que diz respeito aos direitos sexuais:

1. Saúde sexual pressupõe consentimento – A saúde sexual exige que as relações sexuais seja consensuais. Este é o princípio de saúde sexual mais universal, pelo que a não existência de consentimento é considerada violação ou abuso e é punível por lei.2
  2. A contraceção deve ser aconselhada por um profissional de saúde – Os métodos contracetivos trouxeram maior liberdade sexual e empoderamento às mulheres, permitindo-lhes planear a gravidez em função do seu projeto de vida. É essencial consultar um profissional de saúde e discutir os riscos e benefícios das diferentes opções contracetivas, de modo a que a decisão seja para o contracetivo mais adequado aos objetivos e estado de saúde de cada mulher. No site https://www.descomplica.pt/ é possível encontrar informação sobre todos os métodos contracetivos existentes no mercado e exemplos de perguntas devem ser feitas na consulta médica para escolher o método mais adequado.
  3. As infeções devem ser tratadas adequadamente – As infeções vaginais podem ser frequentes na vida das mulheres e causam um grande desconforto. Porém, se forem diagnosticadas atempada e adequadamente, é possível tratá-las. No site https://saude-intima.sapo.pt/pipi-sem-filtros está disponível informação sobre os vários tipos de infeção vaginal, de forma a que as mulheres saibam identificá-las mais facilmente.
  4. Os rastreios devem ser feitos com regularidade – Quer as doenças sexualmente transmissíveis (como o VIH/sida ou a Hepatite B, entre outras) como doenças oncológicas com impacto na vida sexual devem ser rastreadas, mesmo quando a mulher já ultrapassou o seu período fértil. Exames como o papanicolau, mamografias e ecografias pélvicas devem ser realizadas regularmente e de acordo com as recomendações do médico assistente, para que em caso de suspeita de neoplasia, esta possa ser tratada o mais precocemente possível.3
A Bayer acredita que capacitar raparigas e mulheres e proporcionar-lhes acesso ao planeamento familiar é fundamental para o desenvolvimento sustentável e para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. Isso também está de acordo com a nossa missão ‘’Saúde para todos, fome para ninguém’’. O planeamento familiar desempenha um papel crucial na redução da pobreza e da fome, melhorando a saúde e o bem-estar das comunidades, garantindo educação de qualidade e crescimento económico e provocando mudanças institucionais e ecológicas que levam à justiça e igualdade para todos.4

A Bayer é uma empresa multinacional com competências chave nos campos da ciência da vida, em saúde e nutrição. Os seus produtos e serviços são projetados para ajudar as pessoas e o planeta a prosperar, contribuindo para a descoberta de soluções para superar os principais desafios apresentados por uma população mundial em envelhecimento e crescimento constantes. A Bayer está comprometida com os princípios do desenvolvimento sustentável e focada em gerar um impacto positivo com os seus negócios. Simultaneamente, o Grupo pretende aumentar a sua rentabilidade e criar valor através da inovação e crescimento. As marcas da Bayer são sinónimo de confiança, fiabilidade e qualidade em todo o mundo. No ano fiscal de 2021, o Grupo empregava cerca de 100 mil pessoas e faturou 44,1 mil milhões de euros. O investimento em Investigação e Desenvolvimento chegou aos 5,3 mil milhões de euros. Para mais informações, visite www.bayer.pt

Bayer: Science For A Better Life

Forward-Looking Statements
This release may contain forward-looking statements based on current assumptions and forecasts made by Bayer management. Various known and unknown risks, uncertainties and other factors could lead to material differences between the actual future results, financial situation, development or performance of the company and the estimates given here. These factors include those discussed in Bayer’s public reports which are available on the Bayer website at www.bayer.com. The company assumes no liability whatsoever to update these forward-looking statements or to conform them to future events or developments.

Referências
  1. Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF). Disponível em: https://apmgf.pt/wp-content/uploads/2020/07/Artigo-JMF-n%C2%BA14.pdf [Consultado em Agosto de 2022].
  2. The Harvey Institute. The Six Principles of Sexual Health. Disponível em: https://www.theharveyinstitute.com/six-principles-of-sexual-health [Consultado em Agosto de 2022].
  3. SNS 24. Saúde da Mulher. Disponível em: https://www.sns24.gov.pt/tema/saude-da-mulher/ [Consultado em Agosto de 2022].
  4. Bayer. Empowering Women, Globally. Disponível em: https://www.bayer.com/en/pharma/empowering-women-globally [Consultado em Agosto de 2022].