Tem dermatite atópica? Saiba que cuidados diários deve ter para controlar os sintomas

Comunicado de Imprensa

Lisboa, 11 de abril de 2024 – Com a chegada da Primavera nascem as flores e o sol larga a timidez, mas esta altura do ano é também quando algumas doenças típicas da época começam a dar sinais, como é o caso da dermatite atópica. A dermatite atópica, também conhecida como eczema atópico, é uma doença inflamatória crónica da pele que se caracteriza por inflamação, comichão, secura extrema ou vermelhidão.

A dermatite atópica consiste em períodos de fase aguda (crises) com erupções avermelhadas, formando pápulas ou vesículas, com exsudação e formação de crosta que evoluem para lesões descamativas na fase crónica.[1] A sua incidência tem vindo a aumentar ao longo dos últimos 40 anos e, atualmente, estima-se que afete entre 10% e 20% da população pediátrica. O seu início acontece geralmente durante o primeiro ano de vida, mas, na maioria das situações, aproximadamente 60% das crianças apresentam uma diminuição ou desaparecimento completo das lesões antes da puberdade.[2]

O eczema nas crianças manifesta-se maioritariamente como pele seca, com vermelhidão, principalmente nas dobras da pele dos braços, cotovelos, atrás dos joelho, orelhas, pescoço, punhos, mãos e tornozelos. Nos adultos a aparência é parecida, porém pode afetar diferentes áreas do corpo, como a face, o couro cabeludo, os ombros, o tronco e o pescoço.

A pele é o maior órgão do corpo humano e é um “escudo” protetor contra agentes do meio ambiente (bactérias ou vírus). Como tal, os cuidados não devem ser poucos para a manutenção de uma pele saudável. As crises de dermatite atópica podem ser espaçadas e controladas, garantindo uma melhor qualidade de vida a quem sofre desta condição, por isso, investir no cuidado diário da pele é uma ação simples, mas essencial.

• A hidratação da pele com cremes apropriados é fundamental para manter a barreira da pele intacta. Aliar ao cuidado de hidratação um gel de banho próprio para a pele com tendência atópica também pode ser uma boa ajuda.
  • Utilizar produtos de limpeza suaves, sem fragância, deve ser a escolha de quem tem pele com tendência atópica.
  • A roupa, como está em contacto com este órgão, deve ser lavada com detergentes adequados. No momento de secar, deve evitar-se colocá-la ao ar livre, principalmente nas alturas em que os níveis de polinização das plantas estão mais elevados.
  • Beber água com frequência e evitar a exposição solar são outras dicas de prevenção importantes para evitar o aparecimento das crises de eczema atópico.

Quando estamos perante a existência de uma crise de eczema atópico, ou lesões na pele difíceis de controlar, é importante consultar um médico dermatologista.

Para mais informações, consulte: https://www.bepanthene.pt/saiba-mais-sobre-a-sua-pele/eczema/saiba-mais-sobre-o-eczema.

A Bayer é uma empresa multinacional com competências chave nos campos da ciência da vida, da saúde e da nutrição. De acordo com a sua missão 'Saúde para todos, Fome para ninguém', os seus produtos e serviços são concebidos para ajudar as pessoas e o planeta a prosperar, contribuindo para a descoberta de soluções para superar os principais desafios apresentados por uma população mundial em envelhecimento e crescimento constantes. A Bayer está empenhada em impulsionar o desenvolvimento sustentável e gerar um impacto positivo com os seus negócios. Simultaneamente, o Grupo pretende aumentar a sua rentabilidade e criar valor através da inovação e crescimento. A marca Bayer representa a confiança, fiabilidade e qualidade em todo o mundo. No ano fiscal de 2023, o Gru. O mil milhões de euros. Para mais informações, visite www.bayer.pt.

1,2 CUF. Dernatite Atópica. Disponível em: https://www.cuf.pt/saude-a-z/dermatite-atopica. [Consultado em março de 2024].