Hansaplast e Cruz Vermelha Portuguesa promovem projeto "ABC da Ferida" nas Escolas

Hansaplast junta-se à Cruz Vermelha Portuguesa para desenvolver a iniciativa “ABC da Ferida”. O projeto visa educar alunos do Ensino Básico sobre cuidados com feridas e primeiros socorros, promovendo a literacia em saúde desde cedo.

O projeto “ABC da Ferida” fornece aos alunos conhecimentos acerca da importância da literacia em saúde, como tratar feridas de menor dimensão e os cruciais momentos de procura de ajuda médica.

A partir da exposição de uma informação preventiva, pretende-se não só que exista uma redução significativa de acidentes e complicações, como também capacitar os alunos a ajudarem-se a si próprios e entre si em situações de emergência.

O conhecimento partilhado entre os alunos pode ter efeitos positivos na saúde pública. Quando as crianças entendem e aplicam práticas adequadas de tratamento de feridas, existe uma provável redução na procura por serviços de saúde em situações nas quais os mesmos não são essenciais. Além disso, os alunos podem atuar como agentes multiplicadores, levando o conhecimento que adquirem para conversas familiares e, por sua vez, até outras comunidades. Este diálogo aberto cria comunidades mais informadas e saudáveis.
Além das atividades nas escolas, Hansaplast está a disponibilizar um guia de cuidado da ferida, que inclui informações detalhadas sobre como tratar diferentes tipos de feridas e as melhores práticas de primeiros socorros. Este guia será um recurso valioso tanto para as escolas quanto para as famílias.
O projeto contou com dois parceiros essenciais para o desenvolvimento e implementação junto das Escolas: Cruz Vermelha Portuguesa e a Empresários Pela Inclusão Social. A iniciativa abrangeu 11 Escolas Básicas na região da Grande Lisboa e Setúbal, impactando cerca de 300 alunos. A perspetiva, a longo prazo, é dar continuidade ao “ABC da Ferida” a nível nacional, focando não só no cuidado da ferida, mas também em primeiros socorros.

Cruz Vermelha Portuguesa e Empresários Pela Inclusão Social são parceiros do projeto “ABC da Ferida”
Sofia Castanheira, Socorrista e membro da Cruz Vermelha Portuguesa, afirma que “A educação em saúde nas escolas tem o potencial de gerar impactos significativos tanto na vida dos estudantes quanto na comunidade como um todo. Uma iniciativa de esclarecimentos e formação sobre o tratamento de feridas em escolas de ensino básico não melhora apenas o conhecimento dos alunos sobre cuidados básicos de saúde, mas também pode levar a uma série de benefícios sociais e comunitários. Para além do principal objetivo desta iniciativa, a promoção da literacia na área da saúde, também a exposição das crianças a diversas profissões durante o período escolar é uma prática enriquecedora que pode ter um impacto profundo no desenvolvimento pessoal e académico dos alunos. Esta prática não apenas amplia o conhecimento das crianças sobre o mundo do trabalho, mas também contribui significativamente para o desenvolvimento de habilidades sociais, cognitivas e emocionais.”

Diogo Simões Pereira, Diretor-Geral da Empresários Pela Inclusão Social (EPIS), destaca: “A EPIS apoia entusiasticamente o projeto ABC da Ferida da Hansaplast junto das escolas devido ao seu significativo impacto social. Este projeto promove a literacia na saúde de forma lúdica e visual, alcançando alunos, docentes e não docentes. Capacitar jovens e adultos para o tratamento de feridas é extremamente relevante, porque ensina como agir em situações que possam ocorrer nas escolas, ou em outros contextos, abordando diferentes tipos de feridas e as várias formas de intervenção possíveis. Parcerias que disseminam conhecimento nas escolas são muito importantes para a EPIS, ajudando todos a prevenir situações de risco evitáveis. A EPIS felicita a Hansaplast e a Cruz Vermelha Portuguesa pela promoção da literacia na saúde nas escolas em Portugal”.

Escola Básica de São Vicente em Telheiras, Lisboa
A Beiersdorf, uma empresa líder com mais de 130 anos de experiência no cuidado da pele, é reconhecida pelos seus produtos inovadores e de elevada qualidade. Sediada em Hamburgo, emprega mais de 20.000 colaboradores em todo o mundo e está cotada no DAX, o índice de ações de benchmark alemão. NIVEA, marca nº1 no mundo e em Portugal no cuidado da pele, é a marca principal do portfólio da empresa, que também inclui marcas como Eucerin, La Prairie, Labello e Hansaplast. A subsidiária Tesa SE, detida pela Beiersdorf, é uma das líderes mundiais de produção de produtos autoadesivos e de soluções para a indústria, papel e consumidores