BICMINHO ajuda empresários e empreendedores a “estagiar” no Brasil

O BICMINHO - Centro Europeu de Empresas e Inovação, está a selecionar empreendedores e start up inovadoras da região do Minho para a segunda ronda do programa Connect, um programa de intercâmbio com o Brasil co-financiado pela União Europeia. As candidaturas estão a decorrer até ao dia 7 de dezembro e são uma oportunidade de os empresários portugueses ampliarem os horizontes no mundo dos negócios.

O Connect é um programa de empreendedorismo cofinanciado pela Comissão Europeia e coordenado pela EBN, Rede Europeia dos BIC, que promove o intercâmbio de empreendedores entre o Brasil e a Europa e visa apoiar empreendedores e start ups inovadoras a crescer, promover a sua internacionalização e competitividade, e fomentar uma troca de experiências entre o Brasil e Portugal e a Europa.

A primeira fase de seleção encerrou a 15 de julho passado e foram selecionados 25 empresários de toda a Europa, cujas ideias de negócio se revelaram bastante inovadoras. O BICMINHO apoia agora novos empreendedores e proporciona, uma vez mais, a oportunidade de estes “estagiarem” no Brasil. Serão selecionados empreendedores e start ups altamente motivados, com projetos inovadores e competitivos, e ser-lhes-á dada a oportunidade de se reunirem e colaborarem com um empreendedor experiente (empreendedor de acolhimento), por um período de um a seis meses. Trata-se de uma colaboração de benefício mútuo, através da qual os empreendedores trocam conhecimentos e ideias, e descobrem novos mercados e parceiros de negócio do Brasil.

“Esta é uma oportunidade única para os empreendedores e as start ups da região beneficiarem deste apoio da União Europeia para expandir o seu negócio além-fronteiras. Hoje em dia qualquer novo negócio tem de ter uma base e uma perspetiva para a internacionalização desde a sua conceção, como forma de garantir o seu sucesso. Neste sentido, o BICMINHO assume, como sempre, um papel de facilitador e mobilizador de ideias e vontades, com o de Portugal, e de modo particular a nossa região, ganhar posições na cadeia de valor global em que nos inserimos", afirma Nuno Gomes, Administrador Executivo do BICMINHO.

Para se candidatarem, os novos empreendedores devem apresentar a sua ideia de negócio devidamente fundamentada, através de um Plano de Negócios, ou já serem detentores do seu próprio negócio, preferencialmente há menos de três anos.

Aos candidatos aptos a frequentarem o programa, o BICMINHO garante o acompanhamento de todo o processo, nomeadamente a mediação da comunicação entre o candidato e a empresa anfitriã. No Brasil os empresários serão acompanhados por um ‘empresário – anfitrião’ com o qual irão colaborar no desenvolvimento do seu negócio, numa lógica de partilha de conhecimentos e experiências em contexto real de trabalho.

As candidaturas encerram a 7 de dezembro!!! Não perca a oportunidade de "estagiar" no Brasil e de ampliar os horizontes do seu negócio.
Para mais informações e submissão da candidatura, deverão contactar o BICMINHO através do 253 204 040 ou do email sm@bicminho.eu.