• BICMINHO/

BICMINHO E XUNTA DA GALIZA AVANÇAM PARA A CRIAÇÃO DE UM CLUSTER TRANSFRONTEIRIÇO NO SETOR DA BIOTECNOLOGIA

Nuno Gomes, Administrador Executivo do BICMINHO reuniu com Francisco Conde, Conselleiro de Economia e Industria, Rócio Alvarez, Conselheira de Sanidade, Rosa Carballo, Conselheira do Medio Rural e do Mar, e Manuel Varela Rey, Diretor da Axencia Galega Innovación, para firmar a parceria, definir estratégias conjuntas de atuação e concertar ações a realizar nos próximos meses para consolidar o desenvolvimento sustentado do lançamento deste cluster transfronteiriço no setor da biotecnologia, que se espera vir a concretizar-se em 2016.

Neste sentido, o BICMINHO, em conjunto com a XUNTA DA GALIZA, vai arrancar já no próximo mês de outubro com o BIO INVESTOR PROGRAM TRANSFRONTEIRIÇO, uma iniciativa que formar e assegurar assessoria técnica especializada no desenvolvimento do plano de negócios a 10 projetos biotecnológicos da Euro-região Norte de Portugal – Galiza. O objetivo é facilitar aos empreendedores e start-ups o acesso à captação de financiamento, fundamentalmente do sector privado, mediante a apresentação do seu projeto a um conjunto de investidores, portugueses e galegos, sob a forma de networking.

O BICMINHO pretende assim afirmar a Euro-região, e o Minho em particular, como a região com excelentes condições para atrair investimento nos setores da nano e biotecnologia, em parceira com a XUNTA DA GALIZA. Segundo Nuno Gomes, Administrador Executivo do BICMINHO, “Estamos a trabalhar para tornar a Euro-região num território com condições privilegiadas para a localização de empresas biotecnológicas, e para atrair investidores especializados nestas áreas de negócio. Temos centros de investigação de topo, empresas de referência no sector agroalimentar, ambiente e saúde. Temos de aproveitar estas condições e este momento histórico para criar com a Galiza um cluster transfronteiriço neste setor emergente chave, fundamental para construirmos, para a região do Minho e para a Galiza, um futuro suportado na inovação, na competitividade e no sucesso empresarial”.

O BICMINHO - Centro Europeu de Empresas e Inovação marcou presença com uma comitiva de empresas portuguesas na BIOSPAIN 2014, um dos eventos líder na área da biotecnologia, que decorreu em Santiago de Compostela.

A BIOSPAIN 2014 – 7º Meeting Internacional de Biotecnologia é o maior evento organizado por uma associação de bioindústrias na Europa, e um dos maiores a nível mundial, e decorreu entre os dias 24 e 26 de setembro. Além do vasto espaço de exposição, incluiu um programa completo de sessões de transição, científicas e de investimento, bem como apresentações de empresas do setor. Nesta edição marcaram presença mais de 800 empresas de todo o mundo, das quais fizeram parte 6 empresas portuguesas que o BICMINHO levou ao evento.

No âmbito desta participação na BIOSPAIN 2014, as empresas portuguesas realizaram também Encontro de Negócios bilaterais, promovidos pelo BICMINHO e a BIOGA – Cluster Tecnológico Empresarial das Ciências da Vida.