BICMINHO na START POINT @ UM com workshop sobre criação de empresas

O BICMINHO realiza o workshop “Tudo o que precisas de saber antes de criar a tua empresa”, integrado na 3ª edição da START POINT @ UM. O evento decorre no dia 15 de outubro, pelas 15 horas, no Campus Azurém da Universidade do Minho (Guimarães).

Debruçando-se sobre a temática do empreendedorismo, o BICMINHO pretende debater com o público o que é ser empreendedor e empresário e o que é a inovação. Esta sessão tem como objetivo esclarecer sobre quais os passos a adotar antes de avançar com a criação da empresa e que são fundamentais para o desenvolvimento e maturação da ideia de negócio.

A START POINT @ UM, cuja coordenação está a cargo do LIFTOFF – Gabinete do Empreendedor da AAUM, tem como objetivo proporcionar o contacto direto entre os jovens/adultos e o mercado de trabalho, propiciando a divulgação de oportunidades, o desenvolvimento de competências e o networking dos participantes, tendo como público-alvo a comunidade académica (alunos, ex-alunos, investigadores, docentes e funcionários), jovens desempregados e empreendedores. É neste sentido que o BICMINHO se associa ao projeto, para dar continuidade ao seu trabalho de apoio aos jovens empreendedores da região Minho, que se concretizou já na criação de várias empresas.

Pelos diferentes cursos lecionados nos dois Campus de UM, e para facilitar o alcance a um público alargado com competências e perfis distintos, a 3ª edição da START POINT @ UM tem início no Campus de Gualtar, no dia 14, e, no dia 15, continua no Campus de Azurém. Será um espaço de múltiplas atividades, sendo de salientar as iniciativas complementares como talks, formações e workshops a decorrer ao longo de todo o evento, versando temáticas como o Empreendedorismo, Empregabilidade, Conhecimento, Formação, Mobilidade e do Networking. Marcarão, também, presença no certame empresas e entidades de diversas áreas de atividade com o objetivo de recrutar, informar, conhecer e divulgar.

Os participantes poderão assim contar, neste evento de entrada livre, com orientação e desenvolvimento pessoal e profissional, com entidades com processos de recrutamento em curso e com apoio técnico/identificação de sistemas de apoio e incentivo ao desenvolvimento de ideias de negócio, espaços de aceleração de start ups e muito mais.

O BICMINHO - Centro Europeu de Empresas e Inovação é uma instituição sem fins lucrativos, certificada pela União Europeia para a promoção do Empreendedorismo e da Inovação, através do apoio à criação de novas empresas (start ups) e à modernização e internacionalização de pequenas e médias empresas (PME).
O BICMINHO foi constituído em novembro de 2000 por instituições públicas e privadas, empresas e pessoas de referência da região do Minho para trabalhar ao serviço do interesse público, disponibilizando um conjunto alargado de serviços de orientação, apoio e acompanhamento técnico especializado com o objetivo claro de transformar ideias inovadoras em projetos empresariais viáveis, bem-sucedidos e sustentáveis.
Centro de competências por excelência, com forte know-how nas diversas áreas da gestão empresarial, o BICMINHO aponta soluções e apoia os empreendedores e as empresas inovadoras no tratamento dos aspetos críticos da gestão estratégica e operacional, da economia e finanças, do marketing, da transferência de tecnologia, da formação e recursos humanos, da cooperação empresarial e da internacionalização.
O objetivo é claro: criar, inovar e apoiar o desenvolvimento de empresas e da região do Minho, otimizando o seu desempenho empresarial na criação de novas oportunidades de negócio e aumentando a sua competitividade.
Desde 2001, o BICMINHO apoiou já a criação de 171 empresas com uma taxa de sucesso de 93%, e a prestou serviços de aconselhamento à modernização de 532 PME, representativas de mais de 600 milhões de euros de volume de negócios e de 7.500 trabalhadores, das quais 120 foram apoiadas ao nível da internacionalização.