• BICMINHO/

BICMINHO PROMOVE CICLO DE WORKSHOPS “O QUE É O STARTUP VOUCHER? E OS VALES INCUBAÇÃO?”

Iniciativa percorre a Região Norte até final de novembro e desafia jovens a criarem novos negócios

O BICMINHO promove um ciclo de workshops para apoiar a criação de novos negócios com o apoio das medidas StartUP Voucher e Vale Incubação da StartUP Portugal – Estratégia Nacional para o Empreendedorismo. O ciclo de workshops começa já na próxima quinta-feira, dia 17 de novembro, em Chaves e prolonga-se até final do mês por várias cidades da Região Norte, com o principal objetivo de dar a conhecer os incentivos disponíveis para financiar a criação de novos negócios. As candidaturas estão abertas até 31 de dezembro.

Dar a conhecer e explicar de forma muito prática o “StartUP Voucher” e o “Vale Incubação”, é a proposta do BICMINHO com a realização deste ciclo de workshops. Ambas as medidas integram a “StartUP Portugal - Estratégia nacional para o Empreendedorismo”. Mas, concretamente, o que são e para que servem? O BICMINHO vai partilhar a resposta com os empreendedores e as novas empresas da Região Norte, e mostrar-lhes como podem a aproveitar estes apoios e incentivos para transformarem as suas ideias de negócio em empresas de sucesso.

O Startup Voucher é uma bolsa mensal de 691,70 euros válida por um ano para ajudar jovens empreendedores com menos de 35 anos a desenvolver projetos empresariais que se encontrem em fase de ideia. O montante global destinado a esta medida são 10 milhões de euros e tem como objetivo apoiar a criação de 250 startups.

Por sua vez, o Vale Incubação consiste num apoio de 5 mil euros para as empresas com menos de 1 ano gastarem na aquisição de serviços de incubação imprescindíveis ao arranque das empresas. As startups que tenham acesso a este vale podem usá-lo em incubadoras certificadas pelo IAPMEI, como é o caso das incubadoras do BICMINHO e das suas entidades parceiras. Estes serviços de incubação incluem, entre outros, serviços de gestão, marketing, internacionalização, assessoria jurídica, desenvolvimento de produtos e serviços e apoio ao financiamento.

“Tratam-se de duas excelentes oportunidades reais para quem tem uma ideia de negócio e precisa de financiamento para a concretizar.” afirma Nuno Gomes, CEO do BICMINHO.

Num total de 5 workshops, depois de Chaves o ciclo prossegue a 23 de novembro em Penafiel, seguindo-se Braga a 24 de novembro, Guimarães a 28 de novembro, e finalmente a 30 de novembro em Viana do Castelo. As sessões têm início às 17:30 (com exceção de Chaves que arranca às 10h00), com um momento de networking e café de boas-vindas, e incluem um visita aos centros de incubação e às novas empresas aí instaladas. Durante o evento, as empresas/projetos presentes, terão ainda a oportunidade de se dar a conhecer aos restantes participantes e haverá no final um espaço para networking.

Os workshops “O que é o StartUP Voucher? E os Vales Incubação?” realizam-se ao abrigo da Global Entrepreneurship Network (GEN) Portugal (http://pt.gew.co/ ), uma iniciativa anual que integra programas e iniciativas com o objetivo de criar um ecossistema empreendedor mundial. A Semana Global do Empreendedorismo é a parte mais visível do esforço da GEN com mais de 40.000 eventos e 10 milhões de participantes em 160 países. Durante novembro e dezembro, milhões de pessoas serão inspiradas a participar numa atividade empreendedora, com a oportunidade de se ligarem e partilharem experiencias potenciais parceiros, mentores e investigadores.

Programa (exceto Chaves que tem início às 10h00)

17:30 | Café de boas-vindas e networking
17:50 | Visita à incubadora e às empresas incubadas
18:00 | Breve apresentação das empresas/projetos participantes (máximo dois minutos)
18:30 | StartUP Voucher: Como ganhar 691,70 euros por mês para desenvolver a minha ideia de negócio – Eduardo Gonçalves
18:45 | Como apresentar o meu projeto ao Vale Incubação? – Patrícia Gomes
19:00 | Debate
19:15 | Networking
19:30 | Encerramento

O BICMINHO – CENTRO EUROPEU DE EMPRESAS E INOVAÇÃO é uma instituição sem fins lucrativos, certificada pela União Europeia com o EU-BIC para a promoção do Empreendedorismo e da Inovação, através do apoio à criação de novas empresas e à modernização e internacionalização das PME.

Com 15 anos de atividade, o BICMINHO atua ao serviço do interesse público da região e do país, tendo já apoiado a criação de mais de 229 novas empresas, com uma taxa de sucesso de 92%, responsáveis pela criação de mais de 3.000 novos empregos e de um volume de negócios global estimado em 2015 superior a 35 milhões de euros. Na área da Inovação Empresarial e Internacionalização o BICMINHO apoiou mais de 600 PME, que empregam mais de 8.650 trabalhadores em termos globais representam mais de 650 milhões de euros de volume de negócios, das quais 170 foram apoiadas ao nível da internacionalização.

O conceito EU-BIC (European Union Business and Innovation Centre) é um caso de sucesso com mais de 30 anos da intervenção da União Europeia. Criados em meados da década de 80 pela DG REGIO (então DG XVI), os EU-BIC são um exemplo clássico de como as atividades financiadas pela União Europeia podem e devem ter um impacto concreto no crescimento económico e no aumento da competitividade europeia. Em termos globais, os mais de 150 EU-BIC criaram milhares de novos negócios e dezenas de milhares de novos empregos qualificados e sustentáveis.

Mais informação em www.bicminho.eu.